Citroën e Loeb no WTCC

4040120130625141710

RIO DE JANEIRO – Eis um rumor que tomava conta dos paddocks e que agora se confirma como verdadeiro: a Citroën vai mesmo participar do Mundial de Carros de Turismo (WTCC) a partir de 2014. O anúncio foi feito hoje na sede da montadora em Versalhes. A estratégia é desenvolver o mercado de vendas da marca francesa em mercados como a Rússia, a América do Sul e a China.

Além da cobertura de mídia e de ser um campeonato verdadeiramente mundial, passando por diversos continentes, o WTCC é uma alternativa barata para qualquer montadora que tenha um produto capaz de poder competir nas pistas. A Citroën não confirmou, mas é bem possível que o modelo DS3, com motor 1,6 litro turbo, se encaixe perfeitamente na proposta da marca.

E a reboque do anúncio, foi confirmada a participação de ninguém menos que Sébastien Loeb, o multicampeão de Rally de Velocidade, para conduzir o carro da Citroën no WTCC em 2014. Logicamente, o piloto não tem muitas pretensões no primeiro ano. “Não espero ganhar de imediato, mas pretendo chegar lá algum dia”, disse.

Loeb, que continua participando do WRC em atuações esporádicas, dedica-se hoje à sua equipe de corridas, a Sébastien Loeb Racing, que disputa a Porsche Supercup, a Porsche Cup francesa, o FIA GT Series e o GT Tour, o Campeonato Francês de Grã-Turismo. O piloto de 39 anos vai para mais um desafio na carreira com o mesmo entusiasmo de sempre.

Vale observar o seguinte: a Citroën não pretende, de forma alguma, abandonar o WRC, o Mundial de Rally. “Ainda estamos comprometidos com a modalidade e vamos trabalhar duro para tentar obter o melhor resultado possível em 2013”, confirmou a montadora.

Comentários

  • Não sei se essa categoria tem salvação. Me parece algo amadora, o que espero que mude com participação real das fabricas e pilotos renomados. Um deles é Loeb que, na minha opinião, é o melhor piloto “nas quatro rodas” de todos os tempos. Claro que ressalvo aqueles malucos como Nuvolari e Cia das décadas de 20 a 50. As informações sobre eles são poucas.