Imbatível, Audi #2 é pole em Le Mans; carro de Di Grassi é terceiro e o de Senna é pole na LMGTE-PRO

J5-JulieSueur_LM2013_essais2_74

ANGRA DOS REIS – Foram três sessões de classificação bastante atribuladas, repletas de acidentes e com interrupções por bandeira vermelha. Isso não foi capaz de superar o domínio da Audi com o R18 e-tron quattro. O protótipo germânico conquistou as três primeiras posições do grid, confirmando o domínio evidenciado na sessão disputada nesta quarta-feira no circuito de Sarthe. Com o tempo de 3’22″349, Loïc Duval não foi superado por ninguém e levou para o #2 que partilha com Tom Kristensen e Allan McNish a pole position para a 81ª edição das 24 Horas de Le Mans.

No entanto, ocorreu uma inversão entre o 2º e 3º colocados, com o #1 de Marcel Fässler/Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer marcando 3’23″696 e ultrapassando no grid o #3 de Marc Gené/Lucas Di Grassi/Oliver Jarvis. O brasileiro faz sua estreia em Sarthe largando portanto da segunda fila do grid.

A Toyota minimizou um pouco o prejuízo da primeira qualificação. Tanto que o #8 de Sébastien Buemi/Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin ficou com o quarto tempo em 3’26″654, suplantando o #7 de Alex Wurz/Kazuki Nakajima/Nicolas Lapierre por apenas 0″122 de segundo.

O #12 da Rebellion Racing acabou mesmo como o melhor LMP1 não-oficial. O Lola de Nicolas Prost/Neel Jani/Nick Heidfeld ficou em sexto lugar, com a marca de 3’28″935.

Na LMP2, a OAK Racing cravou todo mundo e fez o melhor tempo da divisão, com o 9º lugar no grid. Olivier Pla, a bordo do Morgan Nissan #24 que divide com Alex Brundle e David Heinemeier-Hänsson, fez 3’38″621, baixando o 3’39″535 do #26 da G-Drive Racing Delta-ADR de Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway. O terceiro melhor tempo foi do #38 do Team Jota, guiado por Simon Dolan/Lucas Luhr/Oliver Turvey.

O Aston Martin #99 de Fred Makowiecki/Bruno Senna/Rob Bell também foi insuperável na LMGTE-PRO. O modelo britânico lidera os 12 carros da classe, com a marca de 3’54″635, andou mais rápido que na véspera e confirmou a pole no grupo. Segundo tempo também para outro Vantage, o #97 de Stefan Mücke/Darren Turner/Peter Dumbreck, poucos milésimos à frente do Porsche 911 (991) GT3 RSR do Team Manthey, guiado por Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas.

Na LMGTE-AM, a Aston Martin também dominou: Allan Simonsen, no #95, cravou o melhor tempo do grupo em 3’57″776, melhorando também a marca da quarta-feira de primeiro treino classificatório. Com o Porsche #88, Paolo Ruberti/Christian Ried/Gianluca Roda largarão da 2ª posição na divisão, com 3’58″889. Dois outros carros baixaram da marca de 4 minutos: o #96 de Jamie Campbell-Walter/Roald Goethe/Stuart Hall e o #61 de Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci.

A Krohn Racing, milagrosamente, conseguiu um novo chassi para a Ferrari #57 a tempo de permitir que o carro se qualificasse – evidentemente – entre os últimos. Mas o #46 da Thiriet by TDS Racing, também danificado noutro acidente ocorrido no primeiro treino oficial não teve a mesma sorte e sequer apareceu para a qualificação hoje. Se vai largar no sábado, só o time de Xavier Combet sabe…

Comentários