Lotterer vence corrida interrompida antes do fim em Autopolis

4015420130606000105

RIO DE JANEIRO – No último fim de semana, aconteceu a 2ª etapa da temporada da Super Formula, antiga Formula Nippon, no circuito de Autopolis. Foi um fim de semana atribulado em todos os sentidos. Choveu a cântaros nos treinos classificatórios e só o Q1 valeu. Como efeito, o alemão Andre Lotterer, do Team Tom’s, não teve problemas para vencer após sair da pole position e superar Loïc Duval, companheiro de equipe dele na Audi, na disputa do WEC.

A corrida começou com pista molhada e depois seca. A partir da 10ª volta, quando um trilho já se formava, os pilotos trocaram os compostos biscoito pelos slicks. Após um pit stop desastroso, o atual campeão Kazuki Nakajima buscava a recuperação, quando provocou um acidente entre Kohei Hirate e Takuya Izawa. O filho do lendário trapalhão Satoru Nakajima se embananou todo numa manobra de ultrapassagem de alto risco. E Hirate, coitado, que tinha ido para o lado externo do traçado, acabou acertando Izawa, levando ao abandono dos dois.

Loïc Duval chegou a liderar por algumas voltas, mas acabou sendo ultrapassado por Lotterer na altura da 44ª volta. Àquela altura, as condições climáticas já não eram boas e uma espessa névoa caiu sobre o circuito, tornando a visibilidade impossível. Não restou outra alternativa à direção de prova que não a de mostrar bandeira vermelha, interrompendo a disputa e proclamando o piloto do carro #2 o vencedor do dia.

O brasileiro João Paulo de Oliveira largou da primeira fila, ao lado de Lotterer, mas sua corrida não foi tão competitiva quanto o próprio piloto esperava. O representante do Team Impul acabou em quarto, mais de um minuto atrás do vencedor. Tsugio Matsuda, companheiro de equipe de “Oribeira”, chegou em 5º e lidera o campeonato com 12 pontos.

A próxima prova da Super Formula japonesa é no fim de semana de 13 e 14 de julho no Fuji Speedway.

Os 10 primeiros em Autopolis:

1 – Andre Lotterer (Swift-Toyota) – Tom’s – 1.20’50″410
2 – Loic Duval (Swift-Toyota) – LeMans – 9″036
3 – Naoki Yamamoto (Swift-Honda) – Mugen – 51″524
4 – Joao Paulo De Oliveira (Swift-Toyota) – Impul – 1’03″499
5 – Tsugio Matsuda (Swift-Toyota) – Impul – 1’05″067
6 – Koudai Tsukakoshi (Swift-Honda) – Real Racing – 1’07″239
7 – Ryo Hirakawa (Swift-Toyota) – LeMans – 1’10″609
8 – Yuhki Nakayama (Swift-Honda) – Real Racing – 1 volta
9 – Hironobu Yasuda (Swift-Toyota) – Kondo – 1 volta
10 – Yuji Kunimoto (Swift-Toyota) – Cerumo/Inging – 2 voltas

Comentários