Neel Jani: o novo recruta da Porsche

2014_WEC_Jani

RIO DE JANEIRO – Após a confirmação de Romain Dumas e Timo Bernhard para o programa de LMP1 em 2014, com os dois pilotos concentrados 100% no desenvolvimento de um novo protótipo para o segundo semestre, a Porsche surpreende e anuncia a contratação de Neel Jani para disputar o próximo Campeonato Mundial de Endurance (WEC) pela marca de Stuttgart.

O piloto suíço de 29 anos, atualmente vinculado à Rebellion Racing, melhor time independente da competição, assinou o contrato, que entra em vigor já em 1º de julho, portanto dentro de uma semana. Isto não implica que Jani deixará o comando do carro do time dirigido por Barth Hayden e Alexandre Pesci: sua participação pela escuderia está mantida até o fim do ano.

Jani disputou cinco edições das 24 Horas de Le Mans, a primeira com a Speedy-Sebah Racing Team em 2009 e as demais com a Rebellion, alcançando ano passado o 4º lugar na geral como seu melhor resultado, ao lado de Nicolas Prost e Nick Heidfeld. Também em 2012, ajudou a Rebellion a vencer a disputa contra a Strakka como a melhor equipe independente do WEC e acabou em 4º lugar no Mundial de Pilotos com 86,5 pontos. Neste ano, disputou três provas da ALMS, levando os pontos da vitória em Sebring (a Audi não pontuou), ao lado de Prost e Heidfeld e, com o alemão, foi 2º em Long Beach e Laguna Seca.

A Porsche terá dois protótipos LMP1 em 2014, o que significa que ainda há três vagas em aberto. E bastante tempo para se especular sobre o boato que correu os paddocks durante um bom tempo, acerca do interesse alemão sobre o piloto de Fórmula 1 Mark Webber.

Comentários

  • Anda rápido, esse Neel Jani. Boa aquisição da Porsche.

    Acho que para aproveitar o máximo de um LMP1, o cara tem que ter guiado em alguma categoria de fórmula bem rápida. Nick Heidfeld, atualmente na Rebellion, seria um outro nome para o time, além de ter experiência em Le Mans pela Mercedes.

    Se o acerto com Webber for verdade, também seria muito bom. Piloto técnico, de cabeça, e sabe o que é formar uma equipe vencedora.

    Eu ficaria de olho na LMP2 do WEC e do ELMS pra ver se surge alguém em destaque. Vejo atualmente alguns nomes, que já guiaram na LMP1 recentemente, como: Nicolas Minassian e Lucas Luhr. Há também o francês Olivier Pla, que anda rápido um bocado e até mesmo o Antonio Pizzonia, que vem sendo um dos melhores da LMP2 nessa temporada.

    Veremos…

    • Minassian é um sujeito de temperamento muito, muito difícil. Luhr já foi piloto da casa, poderia voltar numa boa, mas acho que ele tem vínculos hoje com a Nissan. Pla é velocíssimo, concordo. Seria uma ótima aquisição para a Porsche hoje.

  • Quantos carros a Porsche vai alinhar? Dois ou três?

    Tem alguns bons nomes dando sopa no Endurance: O Pla citado acima, o Pedro Lamy, que conduziu muito bem a Peugeot nos anos de LMP1, o Jean Karl Vernay, jovem e muito rápido e, o Lucas Di Grassi, que a Audi tá marcando bobeira em não amarrar bem o contrato dele.

  • Watts, Pla, Baguete, Brundle, Martin, Plowman, Turvey, Hartley, Ragues, Mücke… O que não falta no WEC é piloto rápido em plenas condições de defender uma equipe como a Porsche.

    Mas apostaria minhas fichas em Webber, Heidfeld, Verney e Marco Holzer.