Pequenas maravilhas – Especial Le Mans – McLaren BMW F1 GTR (1995)

index (1)

RIO DE JANEIRO – Motivado pela primeira postagem do Nick Nagano, o Bento Bach, lá de terras sulistas, mandou uma mini de sua coleção. E não é um carro qualquer, é um modelo campeão: a McLaren BMW F1 GTR #59 da equipe japonesa Kokusai Kahiatso, talvez uma das maiores zebras da história das 24 Horas de Le Mans como vencedora, desde o triunfo do Mazda 787B em 1991.

O modelo Grã-Turismo construído pela marca que hoje pertence a Ron Dennis foi guiado por Yannick Dalmas, JJ Lehto e Masanori Sekiya. Entre os oito carros McLaren presentes naquela oportunidade em Sarthe, nem de longe o #59 estava entre os mais cotados. Os melhores carros eram do time Gulf Racing, onde corria o brasileiro Maurizio Sandro Sala. Mas o trio do carro preto manteve uma grande regularidade sob a inclemente chuva que caiu na oportunidade e venceu após largar em 9º com a média de 168,992 km/h – uma das menores da história contemporânea das 24 Horas de Le Mans – e com uma volta de vantagem para o protótipo Courage C34 com motor Porsche guiado por Bob Wollek/Mario Andretti/Eric Hélary.

index (2)

A miniatura do Bento é rara por estas plagas. É da marca U.T. e em escala 1:18.

Valeu, guri! Show de roda!

Adendo: o Nick Nagano notou – e muito bem – uma coisa: a equipe Kokusai Kahiatso, mesmo sendo do Japão e com o patrocínio da Ueno Clinic, que é daquele país, correu com bandeira britânica no carro. Alguém sabe o motivo?

Comentários

  • Daria para ter uma pauta do tipo Cabeçudônico :Que fim levou-Para sabermos o que faz agora o genial projetista desta machinna ,Gordon Murray,assim como John Barnard que era do time de engenheiros da Chapahall e aplicou os conhecimentos obtidos com o genial Jim Hall na F1 e tambem outros sumidos projetistas(no caso de Murray e Barnard, eles tem praticamente a mesma idade,não estariam tão vééééíoss a ponto de não fazerem mais nada)

  • Em breve terei uma dessa também, na mesma marca e escala daquela minha F1 GTR da Bigazzi/BMW Motorsports. Mas tenho uma dúvida sobre a F1 GTR campeã de Le Mans: por que a Kokusai Kaihatsu usaram bandeira britânica no carro ao invés de uma japonesa?

      • Foi o que eu entendi… de qualquer maneira obrigado por esclarecer.
        Tenho 3 miniaturas desta Mclaren, porém nao sou grande especialista e nem muito detalhista para saber se são boas miniaturas. Todas elas sao da Maisto.
        Tenho varias miniaturas da Nascar tbm. Assim que a series Le Mans acabar mando fotos delas pra vc.
        Acho seu trabalho muito bom e acompanho ele desde que voce veio numa corrida do catarinense de velocidade na terra na cidade de Lontras. Espero que continue assim por muito tempo!

        Até mais
        Ricardo

  • Caro Ricardo, boa tarde…navenga pela net encontrei esse post….na verdade a Maisto é amsi popular(digo uma das mais baratas)..também tenho algumas , porém a Burago é melhor, MotorMax…existem várias como Cararama ..A Norev que já está entre as melhores, como AutoArt, Minichamps e outras tantas…as da Maisto parece-me que com o tmepo a pintura vai virando bolha em alguns lugares(como algumas minhas)..acho que de marcas melhores e mais caras isso não deve acontecer …comprei uma da marca UT(Mclaren F1 GTR 1:18), mas ainda não sei se vai estragar..mas parece boa, pelo preço…e tenho apenas uma da AutoArt que na verdade é de slot..mas é muito cara )pela escala 1:24) pageui mais de R$ 200,00 ..bem tanbém não sou expert..mas faendo buscas no Mercado Livre e lojas especializadas dá pra ter uam noção..ok?