Pequenas maravilhas – Especial Le Mans – Porsche 911 GT1-98 (1998)
RIO DE JANEIRO – Da coleção do Wilson Carpini, eis um grande carro das 24 Horas de Le Mans. Eis a miniatura em escala 1:18 do Porsche 911 GT1-98, que venceu a corrida francesa há 15 anos – foi a última vitória da marca de Stuttgart na classificação geral, aliás.
Esse carro, com o chassi #003, disputou as 24 Horas e também algumas provas do FIA GT, onde a marca também tinha a Zakspeed como cliente. Se no FIA GT o time oficial não conseguiu superar a Mercedes-Benz, por conta da inferioridade dos pneus Michelin em relação aos Bridgestone da rival germânica, em Sarthe a Porsche foi absoluta: a marca venceu em dobradinha, com Allan McNish/Laurent Aiello/Stéphane Ortelli em primeiro e Jörg Müller/Bob Wollek/Üwe Alzen em segundo.
O 911 GT1-98, um projeto de Anthony Hatter, tinha motor 3,2 litros turbocomprimido com seis cilindros opostos. Com potência aproximada de 600 HP, o carro alcançava 330 km/h com o uso de um câmbio sequencial de seis marchas. Pena que o modelo teve vida curta: em 1999, a FIA extinguiu a classe GT1 e a Porsche preferiu então concentrar suas atenções nos modelos LMGT2 e depois no RS Spyder LMP2 – até agora, já que em 2014 ela estreia na classe de protótipos LMP1
Até hoje não consigo entender o porquê da FIA ter feito isso…
Imagina os sucessores da CLK GTR, McLaren GTR etc…
Foi polêmica esta vitória em Le Mans pois muitos juravam que se tratava de um protótipo fechado e não um GT! O pessoal da Porsche AG (malandros que só) achou uma brecha no regulamento: construiu um modelo todo em branco e o “pos a venda”! Um cidadão “comprou este modelo” e no final de semana das 24 Horas de Le Mans o parou no estacionamento aberto em Le Mans, provando que “era um modelo de passeio, comprado por uma pessoa que possuia o documento de propriedade do veículo e, com isso, cumprindo a regra que para considerar um carro Grand Turismo era necessário 1 e somente 1 veículo de rua construído”.
Depois deste episódio (juntando com o epidódio anos antes do Mazda 787 rotativo), nunca mais a ACO foi conivente com brechas e tornou o regulamento muito mais difícil de se cumprir, como o que aconteceu com o Maserati MC 12 que teve sua homologação prontamente reprovada, rompendo de vez com a FIA! Hoje a paz entre ACO e FIA foi reestabelecida há poucos anos! (será que esquecí de algo?)
Eis a “foto do estacionamento” kkkkkkkkkkkkk
http://files.conceptcarz.com/img/porsche/pic28_porsche_something_03.jpg
Ahhhh claro, o detalhe da placa na frente não nos deixa mentir que “é um carro de passeio”… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Na minha opinião um dos mais belos carros de corrida já produzidos.
sem dúvida!
o motor era 6 cilindros boxer e não em linha
Desculpe a falha.