Vitória de Christian e João Barbosa em Mid-Ohio

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RIO DE JANEIRO – Sábado repleto de emoções e com vitória brasileira na Rolex Sports Car Series, que vocês puderam ver ao vivo no Fox Sports, comigo e com João Guilherme. Christian Fittipaldi e João Barbosa faturaram a 6ª etapa da temporada, a Diamond Cellar Classic, no circuito misto de Mid-Ohio, numa corrida imprevisível e decidida de fato nas últimas voltas.

A disputa, que teve 27 carros no grid, começou quente – literalmente. Mal foram completadas 10 voltas e, a exemplo do que aconteceu em Detroit, o colombiano Gustavo Yacaman exagerou na dose e, no afã de superar Memo Rojas (de novo!), tocou no BMW Riley do mexicano e saiu da pista, com um pneu furado. Ao tentar voltar, algo se rompeu na parte traseira do carro e houve um incêndio tremendo na traseira do protótipo que também seria guiado por Antonio Pizzonia. Imagens fortes e, felizmente, Yacaman nada sofreu.

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Tal como em Detroit, o pessoal da Chip Ganassi não ficou contente com o piloto sul-americano. “Estou chateado por Mike (Shank), mas não pelo piloto”, disse, veementemente, o veterano Scott Pruett. “Nem sei o que dizer. Estamos em meio a enorme dificuldade financeira e nos acontece isso”, reclamava um tristíssimo Mike Shank, após o incidente.

A corrida recomeçou e quem deu show foi Christian Fittipaldi. Ele ganhou posições e chegou ao 2º lugar, atrás de Ricky Taylor, que roubara na bandeira verde inicial a liderança que pertencia ao irmão Jordan, pole position. O Dia dos Pais do velho Wayne ficou por aí, porque seus guris nada mais conseguiriam em Mid-Ohio.

Uma segunda bandeira amarela, em razão de um problema no Porsche de Leh Keen/Dion Von Moltke provocou a entrada de todos os pilotos da classe DP ao mesmo tempo nos boxes para troca de pneus, pilotos e reabastecimento. Todos, menos Michael Valiante, que entrou antes de todo mundo para ocupar o lugar de Enzo Potolicchio e assumiu a liderança.

O canadense da 8Star Motorsports ficou na ponta até a segunda parada (terceira, no caso dele), onde João Barbosa voltou à frente de Valiante, mas Richard Westbrook, cuja equipe – Spirit Of Daytona – não trocou pneus, ficou em primeiro. O britânico aguentou o quanto pôde a pressão do português, que aproveitou-se muito bem do tráfego para assumir a liderança.

Westbrook rodou sozinho em decorrência de um problema físico, tanto que não resistiu e teve que ir aos boxes para trocar com Ricky Taylor, que conduziu até o final. Oswaldo Negri Jr., que naquela altura era o quarto, ganhou a posição com o pit do #90 e as chances de pódio no retorno do piloto da Mike Shank Racing eram bem grandes. Mas, por um problema de consumo de combustível, o #60 precisou parar nos boxes para um splash & go e o brasileiro acabou em quarto, junto ao companheiro de equipe John Pew.

A questão do consumo poderia decidir o pódio nas voltas finais, mas Barbosa, que liderava, tinha uma reserva de combustível suficiente para manter Valiante e Ryan Dalziel sob controle e conquistar a primeira vitória do #5 da Action Express Racing na temporada.

Na classe GT, também não faltou emoção. John Edwards e Robin Liddell perseguiam a quarta vitória consecutiva na temporada com o único Camaro GT.R inscrito e o #57 ficou na liderança durante todo o primeiro turno. No segundo pit stop, entretanto, no afã de voltar à frente de todo mundo, Liddell – que trocara com Edwards – colidiu com a Ferrari de Max Papis/Jeff Segal – e ambos tiveram os pneus furados, atrasando ambos os carros na disputa.

Entretanto, o #57 já tinha sido superado de forma sensacional pela BMW #94 da Turner Motorsport de Bill Auberlen/Paul Dalla Lana, que teve de lutar com o Corvette #31 de Eric Curran/Boris Said pela vitória. Na última volta, Curran forçou uma ultrapassagem de forma imprudente e provocou a rodada de Auberlen. O #31 cruzou em primeiro, mas não levou: ficou com a 4ª posição, mediante uma punição de tempo imposta pela direção de prova. Auberlen/Dalla Lana ficaram mesmo com a vitória. Andy Lally/John Potter cruzaram em segundo, com Emil Assentato/Anthony Lazzaro na terceira colocação.

Na GX, vitória de Tom Long/Sylvain Tremblay, no Mazda 6GX #70 da Speedsource, com o #38 de Jim Norman/Spencer Pumpelly em segundo e só os dois conseguiram terminar a corrida.

Comentários

  • Não conheço a carreira do Yacaman anterior a GrandAm, mas haja bobagem pra esse garoto! Espero, de verdade, que o aporte financeiro dele seja muito, mas MUITO bom para custear suas bobagens, pq o Mike Shank e sua equipe, que sempre trabalharam sério dentro de suas limitações não merecem isso!

  • Muito boa corrida,Rodrigo.Carros andando juntos o tempo todo e excelentes disputas.Fiquei zapeando entre a Rolex e a Indy.Parabens a vc e ao narrador do Fox sports, que mesmo não sendo um especialista fez ótimo trabalho.Valeu!