Vitória e liderança para Angelelli/Taylor na Grand-Am

4010220130601212156

RIO DE JANEIRO – Numa corrida das mais agitadas e atribuladas de 2013, com vários acidentes – um deles logo na primeira volta – a equipe Wayne Taylor Racing levou a melhor na 5ª etapa da Rolex Sports Car Series em Detroit. Jordan Taylor/Max Angelelli tiraram partido da pole position e de uma parada de box bastante eficiente e venceram no circuito encravado no Belle Isle Park. Com o triunfo, a dupla do Corvette DP #10 assume a liderança do campeonato com 148 pontos, dois à frente de Jon Fogarty/Alex Gurney.

Christian Fittipaldi e o português João Barbosa conseguiram o melhor resultado da temporada: terminaram em 2º noutro Corvette DP, este inscrito pela Action Express Racing. Ryan Dalziel/Alex Popow fizeram ótima corrida, especialmente no primeiro trecho, quando o venezuelano guiou e chegou a liderar, com direito à volta mais rápida da corrida. Mas no pit stop, a dupla da Starworks foi relegada ao terceiro lugar do pódio.

A corrida começou com um incidente que mudou não só a questão das estratégias como também a situação do campeonato: o colombiano Gustavo Yacamán, parceiro de  Antonio Pizzonia no #6 da Mike Shank Racing, forçou a barra para cima do mexicano Memo Rojas, que foi empurrado para a parte suja da pista. Sem tração, o BMW Riley #01 da Ganassi, que estreava hoje um novo patrocínio e uma nova pintura, foi de encontro à barreira de pneus e acabou acertado em cheio pelo #60 de John Pew, companheiro de time do desastrado Yacamán. Com os carros muito destruídos, Pruett/Rojas e Pew/Valiante tiveram que desistir.

E não ficaria por aí para o colombiano: mesmo punido com um stop & hold de um minuto pelo contato evitável com o carro dos líderes da Grand-Am, ele ainda se envolveria numa colisão com o #90 de Ricky Taylor/Richard Westbrook, que já fora acertado por um Porsche da classe GT.

Outros incidentes pontuaram a corrida, como a quebra de suspensão do Corvette DP #9 dos irmãos Brian e Burt Frisselle após uma colisão com a BMW de Michael Marsal e a pancada do Corvette DP #3 de Pedro Lamy, que cometeu um erro e acabou destruindo o carro no muro.

Na classe GT, disputada do início ao fim, o Camaro da Stevenson Motorsports conquistou sua terceira vitória consecutiva, com uma ótima atuação de Robin Liddell e John Edwards, que terminaram em 10º na classificação geral. Alessandro Balzan/Jeff Westphal chegaram em segundo no grupo, resultado que deixa o italiano do carro #63 na liderança do campeonato com cinco pontos de vantagem para Liddell/Edwards e Andy Lally/John Potter. Max Papis, que saiu na pole e liderou a primeira parte da disputa, foi o 3º em dupla com Jeff Segal.

Na GX, com os carros mais lentos do grid, o Porsche Cayman da BGB teve a liderança em maior parte da disputa, mas no fim teve problemas e perdeu para o #00 de Joel Miller/Tristan Nunez. Apesar disto, Jim Norman ainda lidera o campeonato com 169 pontos, doze à frente dos vencedores de hoje.

Classificação final em Detroit:

1 – Angelelli-Taylor (Corvette DP/Dallara) – Wayne Taylor – 61 voltas
2 – Barbosa-Fittipaldi (Corvette DP/Coyote) – Action Express -0″486
3 – Dalziel-Popow (Riley-Ford) – Starworks -0″825
4 – Cameron-Nonnamaker (Riley-BMW) – Sahlen – 1″469
5 – Taylor-Westbrook (Corvette DP/Coyote) – Spirit Of Daytona – 8″811
6 – Fogarty-Gurney (Corvette DP/Riley) – Bob Stallings – 8″997
7 – Pizzonia-Yacaman (Riley-Ford) – Mike Shank – 17″707
8 – Hartley-Mayer (Riley-Ford) – Starworks – 1 volta
9 – Nonnamaker-Nonnamaker-Sahlen (Riley-BMW) – Sahlen – 1 volta
10 – Edwards-Liddell (Chevy Camaro) – Stevenson – 1 volta
11 – Balzan-Westphal (Ferrari 458) – Scuderia Corsa – 1 volta
12 – Papis-Segal (Ferrari 458) – AIM Motorsport – 1 volta
13 – Lally-Potter (Porsche 997) – Magnus – 1 volta
14 – Curran-Said (Corvette Z06) – Marsh – 1 volta
15 – Lindsey-Long (Porsche 997) – Park Place – 1 volta
16 – Assentato-Lazzaro (Ferrari 458) – AIM Autosport – 1 volta
17 – Johnson-Marsal-Schaldach (BMW M3) – Turner Motorsport – 2 voltas
18 – Drissi-Von Moltke (Porsche 997) – Mühlner Motorsports – 3 voltas
19 – Miller-Nunez (Mazda 6) – Speedsource – 5 voltas
20 – Norman-Pumpelly (Porsche Cayman) – BGB – 5 voltas

Comentários