Vitória enfática de Oliveira/Matsuda no Super GT

RIO DE JANEIRO – Uma vitória para ninguém botar defeito: Tsugio Matsuda e o brasileiro João Paulo de Oliveira confirmaram o favoritismo alcançado no treino de classificação, quando marcaram a pole position e venceram neste domingo a 3ª etapa do Super GT, disputada no circuito malaio de Sepang, nas proximidades de Kuala Lumpur.

4029020130616164212

A tática da equipe Calsonic Team Impul foi perfeita. O Nissan GT-R número #12 foi conduzido primeiro por Matsuda e depois por João Paulo, que só teve o trabalho de levar o carro azul para a vitória consagradora. “No primeiro stint, Tsugio manteve um bom ritmo e no pit stop de rotina a equipe fez um trabalho excepcional, me devolvendo à pista na liderança. Então, sem medo de errar, acho que essa vitória é de toda equipe, pelo esforço geral em conquistá-la”, disse o piloto brasileiro.

O Lexus SC430 da equipe Denso Kobelco SARD, guiado por Juichi Wakisaka e Hiroaki Ishiura, emergiu da quarta para a segunda colocação na quadriculada, a pouco mais de quatro segundos dos vencedores. O pódio em Sepang teve as três marcas presentes na GT500, pois o HSV-010 de Takuya Izawa/Takashi Kogure conseguiu a terceira colocação, logo à frente do carro da Dome Weider, guiado por Naoki Yamamoto/Fred Makowiecki.

Os atuais campeões Masataka Yanagida/Ronnie Quintarelli, que tentam o 3º título consecutivo no Super GT japonês, não foram além da nona posição no Nissan GT-R da Nismo. Acabaram a pouco mais de 41 segundos dos vencedores, porém salvando dois pontinhos importantes no campeonato, que tem liderança de Izawa/Kogure com 35 pontos, quatro à frente de Matsuda/Oliveira.

Na GT300, também prevaleceu o carro que saiu na pole, no caso o Honda CR-Z #55 da equipe ARTA, de Aguri Suzuki, guiado por Shinichi Takagi e Takashi Kobayashi, que completou 51 voltas no total. A dupla venceu com pouco mais de dois segundos de vantagem para o carro #16 do Team Mugen, guiado por Hideki Mutoh/Yukhi Nakayama. Vencedores na corrida inaugural da temporada em Okayama, Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim faturaram o 3º lugar no pódio e com esse resultado, a dupla do Mercedes #11 da Jim Gainer Dixcel mantém a liderança do campeonato com 36 pontos, contra 34 de Mutoh/Nakayama.

Confira a classificação do campeonato após três etapas:

GT500:

1. Takuya Izawa/Takashi Kogure – 35 pontos
2. Tsugio Matsuda/João Paulo de Oliveira – 31
3. Juichi Wakisaka/Hiroaki Ishiura – 26
4. Yuji Tachikawa/Kohei Hirate – 23
5. Koudai Tsukakoshi/Toshihiro Kaneishi – 21
6. Kazuki Nakajima/James Rossiter – 20
7. Kazuya Oshima/Yuji Kunimoto – 19
8. Naoki Yamamoto/Fred Makowiecki – 15
9. Masataka Yanagida/Ronnie Quintarelli – 13
10. Satoshi Motoyama/Yuhi Sekiguchi – 9
11. Ralph Firman/Kosuke Matsuura – 8
12. Daisuke Ito/Andrea Caldarelli – 6

GT300:

1. Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim – 36 pontos
2. Hideki Mutoh/Yukhi Nakayama – 34
3. Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka – 22
4. Shinichi Takagi/Takashi Kobayashi e Morio Nitta/Koki Saga – 20
6. Hironori Takeuchi/Takeshi Tsuchiya – 16
7. Hideki Yamauchi/Hiroki Yoshimoto – 15
8. Tetsuya Yamano/Kota Sasaki – 14
9. Koji Yamanishi/Shiniya Hosokawa – 13
10. Haruki Kurosawa – 11
11. Masanobu Kato – 8
12. Manabu Orido/Takayuki Aoki e Igor Susshko/Yuji Ide – 6
14. Tetsuya Tanaka/Masayuki Ueda – 5
15. Masami Kageyama/Tomonobu Fujii e Tsubasa Kurosawa – 3
17. Hiroshi Takamori/Katsumasa Chiyo – 2
18. Kyosuke Mineo/Naoki Yokomizo e Kazuki Hoshini/Daiki Sasaki – 1 ponto

Comentários