1-2 da Russian Time na GP2

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RIO DE JANEIRO – A equipe Russian Time dominou hoje o treino de classificação para a GP2 Series em Hungaroring. Com uma volta voadora logo no início da sessão, o francês Tom Dillmann conquistou a pole position para a corrida principal da rodada, amanhã. Ele marcou 1’28″219 e chegou a ter uma vantagem de três décimos de segundo para o 2º colocado.

Porém, o companheiro de equipe Sam Bird, mais rápido no primeiro treino livre, tentou de todas as maneiras superar o francês, mas não conseguiu. Numa última tentativa, ainda veio para marcar a pole, só que acabou superado por 0″077. Ainda assim, é um 1-2 meritório da Russian Time, que abriu uma confortável vantagem para o 3º colocado, o suíço Fabio Leimer, da Racing Engineering, batido por quase três décimos.

Após os problemas enfrentados no treino livre, quando completou apenas duas voltas e foi o último, o brasileiro Felipe Nasr teve bom desempenho com o carro #9 da Carlin. Melhorou bastante após ‘navegar’ entre nono e décimo, conseguindo o 4º tempo em 1’28″679, 0″490 mais lento que a pole. Considerando que Sam Bird larga à frente dele, que tem 108 pontos no campeonato (o britânico tem 90), pode ser que Felipe se preocupe. Mas não com Stefano Coletti – por enquanto – porque o líder do campeonato foi apenas o 18º colocado do treino com o carro da Rapax. E numa pista de difíceis ultrapassagens, o monegasco vai ter que usar uma estratégia diferenciada para salvar alguns pontos.

A terceira fila do grid terá a dupla da Dams, com Marcus Ericsson em quinto e Stéphane Richelmi em sexto. Jolyon Palmer, companheiro de Nasr na Carlin, marcou o 7º tempo, seguido pelo indonésio Rio Haryanto, da Barwa Addax. Alex Rossi (Caterham) e  Daniel De Jöng (MP Motorsport) completaram os dez primeiros.

O troca-troca frenético de pilotos pouco – ou nada – resultou para as equipes que mudaram os cockpits para a etapa magiar. Adrian Quaife-Hobbs substituiu Robin Frijns na Hilmer e não foi além da 22ª colocação. O espanhol Dani Clos, que regressou na MP no lugar do britânico, ficou a seguir na folha de  tempos. Vittorio Ghirelli estreou na Lazarus com a penúltima posição. E Ricardo Teixeira (que não é aquele…) fez o de sempre: último no grid, a 1″003 de Ghirelli e quase três segundos pior que o francês Nathanaël Berthon, seu novo companheiro de equipe e que larga em décimo-terceiro.

Parabéns a todos. Só que não.

O grid completo:

1ª fila

#12 Tom Dillmann (Russian Time) – 1’28″219
#11 Sam Bird (Russian Time) – 1’28″296

2ª fila

#8 Fabio Leimer (Racing Engineering) – 1’28″507
#9 Felipe Nasr (Carlin) – 1’28″679

3ª fila

#1 Marcus Ericsson (Dams) – 1’28″709
#2 Stéphane Richelmi (Dams) – 1’28″753

4ª fila

#10 Jolyon Palmer (Carlin) – 1’28″802
#17 Rio Haryanto (Barwa Addax) – 1’28″826

5ª fila

#15 Alexander Rossi (Caterham) – 1’28″851
#5 Johnny Cecotto (Arden International) – 1’28″927

6ª fila

#6 Mitch Evans (Arden International) – 1’29″012
#20 Nathanaël Berthon (Trident) – 1’29″020

7ª fila

#3 James Calado (ART) – 1’29″128
#23 Jon Lancaster (Hilmer) – 1’29″136

8ª fila

#27 Daniel De Jöng (MP Motorsport) – 1’28″855 (**)
#16 Jake Rosenzweig (Barwa Addax) – 1’29″206

9ª fila

#19 Simon Trummer (Rapax) – 1’29″403
#18 Stefano Coletti (Rapax) – 1’29″519

10ª fila

#7 Julian Leal (Racing Engineering) – 1’29″524
#4 Daniel Abt (ART) – 1’29″735

11ª fila

#24 Rene Binder (Lazarus) – 1’29″742
#22 Adrian Quaife-Hobbs (Hilmer) – 1’29″793

12ª fila

#26 Dani Clos (MP Motorsport) – 1’29″877
#14 Sergio Canamasas (Caterham) – 1’30″078

13ª fila

#25 Vittorio Ghirelli (Lazarus) – 1’30″251
#21 Ricardo Teixeira (Trident) – 1’31″254

(**) penalizado com a perda de cinco posições no grid.

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