Há 35 anos…

piquet11RIO DE JANEIRO – O tempo passa, o tempo voa… foi ao volante deste carro #22, um Ensign N177, que Nelson Piquet estreou na Fórmula 1 em 30 de julho de 1978, portanto, há 35 anos. Foi no GP da Alemanha, disputado em Hockenheim.

Morris Nunn, dono, chefe de equipe e engenheiro do pequeno time britânico, fez o convite a Piquet após o ótimo teste que o brasileiro, então com 24 anos e na Fórmula 3 inglesa, que dominava, fez com a BS Fabrications, equipe dirigida por Dave Simms e Bob Sparshott, que alinhava modelos McLaren construídos em 1973/1974.

Nelson fez a corrida que lhe foi possível dentro das limitações do Ensign. Largou em 21º (1’56″15), melhor que Harald Ertl, mais experiente e que andou num segundo carro do time. Passou a primeira volta em décimo-nono e progressivamente ganhou posições, mesmo com um motor Ford Cosworth que não rendia nas longas retas do circuito alemão. Estava em 11º na volta 31, quando os problemas se agravaram e ele desistiu.

Piquet ainda faria, como todo mundo sabe, três corridas pela BS naquele fim de temporada: Áustria, Holanda e Itália – nesta última, chegou em nono. E já no Canadá, estreava pela Brabham, num terceiro carro do time.

O resto, meus amigos, é história.

 

Comentários

    • Também tenho a corrida. O Ertl até aparece mais que o Nelson, porque chega a andar em 6º. Mas o motor do carro dele também quebrou e ele abandonou.

  • Lendo essa post me deixa saudade dá época q tínhamos verdadeiros pilotos de F1 e não empregados do mês, como Rubinho e Massa da vida. Ah saudades

  • “empregados do mês” e jogadores de game,pois os carros de hoje são isso mesmo,pura telemetria,se a Ferrari atual tivesse um cara igual a Piquet,ela tava andando na frente.