Incoerência

RIO DE JANEIRO – Saiu hoje o veredito do recurso da equipe Red Bull Abt Audi contra a desclassificação do sueco Mattias Ëkström na recente etapa do DTM disputada em Nörisring, na Alemanha. O piloto foi excluído do resultado final porque recebeu uma garrafa d’água no parque fechado, por inteferência de um membro da equipe, o que é proibido pelo regulamento.

2013-DTM-Norisring-Mattias-Ekstrom_resize-600x400

Muito bem… o que se questiona aqui não é o regulamento. Se isto está no código de conduta da categoria e houve a infração por parte de Ëkström e da equipe, a desclassificação é justa. O recurso, logicamente, foi julgado e indeferido pelo DMSB, a corte de apelação do DTM.

O problema é o que vem a seguir: não bastou o pessoal do campeonato desclassificar Ëkström e sim não proclamar NINGUÉM como vencedor da corrida. O canadense Robert Wickens, da Mercedes-Benz, foi o 2º colocado na pista e não herdou a primeira posição.

Parece um automobilismo que eu conheço…

Sejamos francos: quando um piloto é desclassificado, o normal é que os que vêm a seguir herdem as posições, correto? Só que essa atitude do DTM, aliás, NÃO é inédita. Em 1983, a própria FIA fez isso após o GP do Brasil de Fórmula 1: desclassificou o 2º colocado Keke Rosberg porque o finlandês recebeu ajuda externa na ocasião e não promoveu os demais às posições seguintes.

Imaginem se essa moda pega… É incoerência demais pro meu gosto.

Comentários

  • É aí que o automobilismo europeu me preocupa as vezes, porque não vive sem as atitudes tomadas na F1. O status de ser supostamente a “maior e melhor” categoria do mundo acaba intoxicando outras categorias de forma negativa. Não necessariamente a F1 seja um exemplo a se segui, ainda mais hoje em dia. É o típico de decisão tomada na F1 e que os europeus acabam errando.

  • Olá, Rodrigo!

    Eu sou leitor do seu blog há um certo tempo e acompanho muito do que você escreve. Também considero incoerente a decisão esdrúxula desqualificar o segundo, terceiro e quarto colocados nesta corrida. Afinal de contas, eles correram dentro do regulamento.

    Outra coisa que venho notando – e este assunto não tem nada a ver com esta corrida da DTM – é que, com exceção das lembranças do passado, você não tem publicado mais nada a respeito da Fórmula 1. Aconteceu algo? A categoria se tornou desinteressante pra você? Não sei se você declarou algo a respeito e eu não li, apenas tenho notado isso e resolvi perguntar.

    Um abraço!

  • Inacreditável… Mas o pessoal da CBA deve ter gostado. Na próximas corrida da Stock aqui, depois da vistoria, a classificação vai ser: 3º, 6º, 7º, 12º, etc…

  • Um amigo meu, ( engenheiro da Volkswagen ) diz que o alemão é um “belga” que estudou matemática,ou que tirou a lápis da orelha !!!!!!!!!