MENU

28 de julho de 2013 - 21:13Blancpain GT Series Endurance

Mercedes vence as 24h de Spa

L9-IMG_4010

RIO DE JANEIRO - A Mercedes-Benz continua em grande fase nas corridas de Endurance com carros Grã-Turismo. Após vencer em Dubai e em Bathurst, a marca da estrela de três pontas conquistou neste fim de semana as 24 Horas de Spa-Francorchamps, disputadas neste ano em sua 65ª edição. É a primeira conquista dos alemães no circuito belga desde 1964 – há quase 50 anos atrás, portanto.

O carro #84 da equipe HTP Motorsport, guiado pelo trio de alemães formado por Maximilian Götz, seu xará Bukh e por Bernd Schneider, aquele mesmo que foi um dos maiores campeões do DTM e esteve na Fórmula 1 nos anos 80 e 90, completou no total 564 voltas pelos 7,004 km do circuito. Em segundo lugar, uma volta atrás, terminou o Porsche #150 do Team Manthey, com o trio oficial de fábrica formado por Marc Lieb/Richard Lietz/Patrick Pilet.

A Audi, vencedora anterior da corrida, terminou em 3º com seis voltas de atraso, graças ao trio formado por Andre Lotterer/Christopher Mies/Frank Stippler, enquanto Harold Primat/Christopher Haase/Oliver Jarvis chegaram na quarta posição.

O quarteto da AF Corse formado por Matt Griffin/Alex Mortimer/Toni Vilander/Duncan Cameron chegou em quinto e venceu na classe Pro-Am Cup, seguido pela equipe do #71 da SMP Racing, formada por Kyrill Ladygin/Maurizio Mediani/Viktor Shaitar/Mika Salo. O pódio da categoria foi completado por Lucas Ordoñez/Jann Mardenborough/Peter Pyzera/Wolfgang Reip, da equipe Nissan GT Academy Team RJN.

Na Gentlemen Trophy, triunfo do #20 do Team SOFREV ASP, da França, guiado por Jean-Luc Béaubélique/Jean-Luc Blanchemain/Fréderic Bouvy/Patrice Goueslard, que terminaram em décimo-sexto lugar, completando 539 voltas. As posições seguintes na divisão ficaram com Romain Brandela/Leonardo Gorrini/Stéphane Lemeret/Thierry Prignaud, com a Ferrari da Sport Garage e em terceiro chegaram os venezuelanos Pablo Paladino, Paolo Andreasi, Gaetano Perez Ardagna e o italiano Giuseppe Cirò, com uma Ferrari da Kessel Racing.

Entre os brasileiros inscritos, Bruno Senna foi o único a completar a corrida com o McLaren MP4-12C #88 da Von Ryan Racing, partilhado com Rob Barff e Chris Goodwin. Ele chegou em 15º na geral e em oitavo na Pro Cup. Aliás, apenas dois carros do construtor britânico completaram a corrida. A falta de confiabilidade do MP4-12C em provas longas é assustadora.

Cesar Ramos e seus parceiros Daniel Zampieri e Davide Rigon tiveram uma ótima oportunidade para ampliar a liderança do campeonato na Pro Cup. O trio do #44 da Kessel Racing vinha com chance de subir ao pódio, mas o motor da Ferrari F458 se entregou após 22h e 42min de prova. Acabaram em vigésimo na geral. Apesar do revés, marcaram mais três pontos e subiram para 48, um à frente de Bas Leinders/Maxime Martin/Yelmer Buurman, que abandonaram também a disputa com a BMW Z4 GT3 da Marc VDS Racing, sem dúvida o time que mais fracassou na corrida, posto que seus três carros tiveram problemas e abandonaram.

Carlos Kray também não viu a quadriculada. Ele e seus parceiros Justino Azcarate, Philipp Eng e Ilya Melnikov não passaram de 6 horas na pista. Dos 65 carros que largaram, 30 não foram classificados. Dos trinta e cinco restantes, cinco não receberam a quadriculada neste domingo.

2 comentários

  1. Eder disse:

    O Audi #2 nem mais acreditava no terceiro lugar, e ao mesmo tempo dois outros carros que brigavam pelo podio entram nos boxes com problemas mecanicos, entregando de bandeja a posição pro #2.
    A briga na geral ficou na casa dos segundos e ate nos decimos durante toda prova, so que no final a Mercedes conseguiu abrir boa vantagem, ja que o Porsche teve que pagar uma penalizacao e ainda sofria com problemas no motor que resultou num ritmo mais lento.

  2. Podcast F1 Brasil / Carlos Del Valle disse:

    Caraca véio, esse cara da Ferrari se salvou de uma rodada na Eau Rouge, a coisa mais bizarra e espetacular dos últimos tempos
    http://jalopnik.com/watch-this-years-most-badass-racing-spinout-recovery-952209226?utm_campaign=socialflow_jalopnik_facebook&utm_source=jalopnik_facebook&utm_medium=socialflow

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>