Na AutoGP, Van Buuren ganha… mas não leva

Auto GP - Sergio Campana_003

RIO DE JANEIRO – A AutoGP World Series teve neste sábado a abertura de sua 5ª rodada dupla da temporada no circuito italiano de Mugello, próximo a Firenze. Foi uma corrida complicada desde o início, onde o então líder do campeonato Kimiya Sato, da Euronova, envolveu-se num incidente na curva San Donato, a primeira do circuito, com Christian Klien (sim, o mesmo que esteve na Fórmula 1!) e Michele La Rosa, o que provocou a entrada do Safety Car por quatro voltas. Além dos dois, Daniel De Jöng, com problemas, sequer completou a primeira volta.

O reduzido grid de 15 carros ficou ainda menor quando o romeno Robert Visoiu e o italiano Francesco Dracone se tocaram e foram obrigados a desistir, diminuindo o total de sobreviventes para apenas dez competidores. Após os pit stops obrigatórios, o holandês Meindert Van Buuren, da Manor MP, emergiu para a liderança e chegou ao fim das 16 voltas à frente de Sergio Campana, por pouco mais de meio segundo, enquanto Kevin Giovesi cruzava na 3ª posição com o pole man Narain Kartikheyan em quarto.

Mas os comissários, ao analisar o tape da corrida, notaram que Van Buuren cruzou a faixa branca da saída dos boxes e com isso o piloto acabou “premiado” com um pênalti de 25 segundos, acrescidos ao seu tempo total de corrida. Isto deixou-o na 10ª posição e Sergio Campana, com os pontos do primeiro lugar, assumiu a liderança do campeonato com 138 pontos, doze a mais que Kimiya Sato.

Para a corrida #2 do fim de semana de Mugello, outro ex-Fórmula 1 sai na pole: Christian Klien liderará o pelotão com Yoshitaka Kuroda em segundo e Vittorio Ghirelli largando da 3ª posição. Campana sai em oitavo e Sato, após abandonar hoje, em 13º.

Classificação do campeonato:

1. Sergio Campana – 138 pontos; 2. Kimiya Sato – 126; 3. Vittorio Ghirelli – 110; 4. Narain Kartikheyan – 75; 5. Riccardo Agostini – 53; 6. Luciano Bacheta – 49; 7. Daniel De Jöng – 48; 8. Tàmas Pal Kiss – 47; 9. Robert Visoiu – 34; 10. Kevin Giovesi – 31; 11. Meindert Van Buuren – 30; 12. Andrea Roda – 24; 13. Antonio Spavone – 22; 14. Max Snegirev – 21; 15. Yoshitaka Kuroda – 13; 16. Fabrizio Crestani – 11; 17. Michele La Rosa e Christian Klien – 4; 19. Giuseppe Cipriani – 3 pontos.

Comentários