O carro mais caro do mundo
RIO DE JANEIRO – Imaginem vocês que um Fórmula 1 tornou-se o carro mais caro do mundo.
Bem… não é um Fórmula 1 qualquer. É a Mercedes-Benz W196 Flecha de Prata com que Juan Manuel Fangio consagrou-se campeão mundial na temporada de 1954, a primeira em que a montadora da estrela de três pontas disputou no automobilismo após o período de recesso provocado pelo estouro da II Guerra Mundial.
O carro ficou “esquecido” num armazém durante 30 anos. Nesse período, nunca foi restaurado ou reconstruído. E foi levado a leilão do jeito como estava, original. Calculava-se que seu valor de venda seria ao redor de US$ 7,5 milhões. Não contavam com o que viria…
Um comprador que quer manter (com toda razão) o anonimato deu pelo bólido um lance absurdamente alto num leilão realizado na última semana, arrematando-o por US$ 29,6 milhões de dólares, pouco mais de 67 milhões de reais. O leilão foi realizado no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, pela casa Bonhams.
“Fomos testemunhas de como se faz história”, disse o executivo James Knight.
O carro mais caro anteriormente arrematado fora uma Ferrari 250 Testa Rossa, ano 1957, vendida por US$ 16,39 milhões, há dois anos.
Construída com um motor 2,5 litros de oito cilindros em linha, capaz de debitar 290 HP de potência na versão de Fórmula 1 e 310 HP na versão de Carro Esporte (não, você não leu errado…), a W196 tinha o requinte da injeção direta de combustível e comando desmodrômico de válvulas, além de suspensão independente nas quatro rodas. Este carro disputou somente 12 Grandes Prêmios de Fórmula 1, vencendo nove deles – um aproveitamento de 75%, dos maiores da história da categoria.
Caro Rodrigo, Gostaria que conhecesse o meu blog: http://pavanioldracingcars.blogspot.com.br/ são miniaturas artísticas de carros de corrida do passado. Há uma miniatura desta Mercedes do Fangio. Abraço, Leonarde
Carro MARAVILHOSO!!! Boa compra! Pena só que não fez parte das primeiras flechas de prata, dos anos 30, com potência superior a 600hp…
Certo, e por que não estava com a Mercedes? O que faz um carro destes ser “esquecido num galpão” durante 30 anos? A Mercedes não cuidou disto na época certa? Não é lógico este carro não estar no museu da Mercedes desde aquela época.