Os 50 melhores pilotos não F-1 – parte 1

RIO DE JANEIRO – A revista britânica Autosport fez uma lista interessante. Elencou pilotos de todas as épocas e modalidades do esporte a motor, que jamais chegaram à Fórmula 1 e fez uma lista dos 50 principais, na opinião dos britânicos. Eu gostei, embora tenha algumas ressalvas (é claro) e por isso vou compartilhar com vocês, dividindo essa lista em cinco partes para não ficar cansativo para os leitores.

Vamos lá então… por ordem decrescente:

Valentino Rossi

capacete-agv-valentino-rossiUm gênio em duas rodas, o maior de sua geração. O italiano Valentino Rossi conquistou todos os títulos possíveis e imagináveis na Motovelocidade e seu nome foi várias vezes mencionado como piloto da Ferrari, para quem efetivamente fez alguns testes. Vira e mexe, o “Doutor” disputa provas de Grã-Turismo. Os ingleses o puseram em 50º na lista, mas não concordo. Acho que Rossi poderia estar bem mais à frente.

Bird Clemente

20081213_paulista_01577Motivo de orgulho para nós, brasileiros, ter alguém como Bird Clemente na lista. Um piloto idolatrado nas nossas pistas pela guiada agressiva, sempre tirando tudo do carro e que foi um duro adversário para os rivais de sua época. Mito a bordo dos carros da Willys-Overland, na equipe conduzida por Luiz Antônio Greco, também foi um craque na condução dos DKW Vemag. Abandonou as pistas em 1973 e deixou saudades.

Carlos Sainz

carlos-sainzEsse moço foi genial na sua especialidade. No Mundial de Rali e nas provas off-road que abraçou depois de deixar as provas de velocidade, mostrou talento e categoria, tornando-se um dos maiores pilotos de todos os tempos. Em seu país, é muito respeitado. “El Matador” chegou a competir em asfalto, nos autódromos, mas não passou da Fórmula Ford. Seu filho, Carlos Sainz Jr., está hoje na GP3 Series.

Nicolas Minassian

AUTO - 6 HOURS OF SPA 2011Francês de origem armênia, Nicolas Minassian esteve à beira da Fórmula 1, mas nunca foi para a frente por seu temperamento irascível. Andou bem na F-3000 e na Fórmula 3 inglesa, sendo vice em ambas as categorias. Competiu também na CART, pela equipe de Chip Ganassi, antes de abraçar a carreira nos Esporte-Protótipos, ganhando corridas pela Peugeot. Hoje é piloto da Pecom Racing no Mundial de Endurance.

James Courtney

22 James Courtney_Australiano que chegou ao automobilismo internacional com pinta de promessa, ganhando tudo nas categorias menores. Teve uma chance de testar na Fórmula 1, mas sofreu um sério acidente e nunca mais foi lembrado. Hoje, compete na V8 Supercars, uma das melhores categorias de turismo do mundo.

Andy Wallace

andy-wallaceCampeão da Fórmula 3 inglesa em 1986, frustrou-se por não conseguir uma vaga na Fórmula 1 em nenhuma equipe, nem mesmo nos times pequenos. Logo mudou de ares: passou para as competições de Endurance, onde tornou-se um dos competidores mais respeitados e conhecidos. Ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1988, com um protótipo Jaguar XJR-9. Vira e mexe, até hoje aparece nas pistas em corridas longas.

Alain Ferté

AlainFertéMSIntegrante de uma boa geração francesa de pilotos, mas que perdeu o bonde por ficar cinco anos direto na Fórmula 3000, tentando conquistar uma vaga na Fórmula 1. Foi outro que se manteve em atividade graças às competições de Protótipos e Grã-Turismo. Até hoje é visto nas pistas.

Gary Hocking

garyhocking_isleofmantt1961

Nascido na Rodésia, atual Zimbábue, Gary Hocking foi um dos maiores pilotos de motociclismo de seu tempo. Venceu 19 de 38 corridas de que participou no Mundial de Motovelocidade, entre 1958 e 1962. Foi campeão mundial de 350cc e 500cc em 1961. Morreu prematuramente, aos 25 anos, num acidente em Durban, na África do Sul, quando se preparava para trocar as competições de duas pelas de quatro rodas.

Christophe Bouchut

christophe-bouchut-640x300Mais um bom piloto francês que nunca teve chances na Fórmula 1. Andou bem nas categorias de base e tinha um contrato assinado com a Larrousse para disputar o campeonato de 1995 – só que a equipe faliu por falta de fundos. Antes disso, Bouchut já tinha estreado, e com vitória, nas 24 Horas de Le Mans de 1993. Hoje ele é o piloto com mais participações em Sarthe, dentre os que estão em atividade, tendo corrido em todo tipo de carro, de Protótipos a modelos Grã-Turismo.

Jean-Pierre Jaussaud

1980 Le Mans 24 HoursCampeão francês de Fórmula 3 em 1970, aos 33 anos, Jaussaud mostrou qualidades na Fórmula 2, mas já era considerado “velho” demais para subir para a Fórmula 1. Ele deu de ombros: venceu duas vezes as 24 Horas de Le Mans – em 1978, com Didier Pironi, a bordo de um Alpine Renault A442B Turbo e dois anos depois, com Jean Rondeau (de macacão vermelho), com um Rondeau M379C Ford.

Comentários

  • Sem sentido colocar pilotos de rali e motociclismo nesta lista. Se fosse assim que colocassem pilotos de F1 também. A lista deveria ter os maiores pilotos de automobilismo no asfalto que nunca guiaram na F1 que é a categoria máxima deste tipo de competição. Motociclismo e rali são outro esporte que tem sua categoria máxima na Motogp e WRC respectivamente, onde os dois citados foram geniais.

    Rodrigo

    • Discordo, posto que pilotos de Rali correram em provas de asfalto e motociclistas passaram também para o automobilismo. Abraços e volte sempre.

      • Realmente os pilotos de rali correm no asfalto, mas quando isto ocorre é muito diferente de um autódromo ou mesmo uma pista de rua. E tem que ser considerado que a maioria dos ralis WRC não são no asfalto.

        Sobre os motociclistas, realmente muitos passam para o automobilismo. Mas deveriam entrar em uma lista destas apenas os que fizeram esta mudança e serem julgados pelos resultado obtidos nas competições de automobilismo. No casso de Rossi, ele nunca disputou nenhum campeonato no automobilismo, fazendo apenas corridas esporádicas. Portanto sem resultados para entrar em uma lista de melhores do automobilismo. Os testes com a Ferrari, não contam, porque não eram competições e também nunca vi os tempos obtidos pelo italiano. Será que eram competitivos em comparação com Schumacher, Barrichello e Badoer?

        Ainda sobre Rossi, se fosse para julga-lo pelo que fez no motociclismo era para ele estar em primeiro ou em segundo, atrás do Agostini.

        No mais é interessante verificar como tem pilotos bom (de automobilismo rsrs) que nunca teve oportunidade de guiar na F1.

        Mas é isso agradeço muito o espaço e a oportunidade de expressar a minha opinião.

        Gosto muito do blog e o visito diariamente.

        Abraço

  • Legal citarem o Bird Clemente, mas o Rossi com certeza deveria estar mais à frente, visto que são poucos nas motos que foram melhores que ele, mas tem pilotos nas duas rodas mais importante que um Minassian, Bouchut e Ferter.

  • se eu fizesse uma lista com os maiores feitos individuais alcancados por um piloto no automobilismo em geral, meu top 2 seria exatamente igual ao desta lista (nao aguentei a curiosidade e fui ver o resto do ranking ).

  • Legal a ideia de fazer uma lista de brasileiros, talvez 20 nomes.
    Citaria alguns : Christian Heins (o Bino), Sérgio Cardoso, Egon Herzfeldt,Marco Campos, Luiz Renato Schaffer, Antonio Castro Padro e Hélio Castro Neves.

  • Só fera !!!! essa lista é muito bem elaborada……
    Rodrigão?????
    Você está na minha lista dos 5 melhores blogueiros não F1……
    Forte abraço…

  • Putz…O maior orgulho de ver o Bird nessa lista !!!!!

    Mas, como todas as listas, não concordo com metade dela.
    Adorei a ideia de fazer uma lista dos brasileiros…vamos honrar Ciro Cayres, Luisinho, Bird, Bino, Lolli, Cacaio, Marinho, e cia ltda.

  • Minassian?! ta louco; então incluíssem o Maurizio Sala, considerado pelo Andy Wallace seu rival mais difícil em toda sua carreira, dito em entrevista recente na Motorsport.(disputaram o título da F-3 britânica , 1986 creio.)