MENU

25 de julho de 2013 - 11:30Miniaturas

Pequenas maravilhas – Porsche 936 Turbo (1976)

index (11)RIO DE JANEIRO - O camarada Carlos Alvim, daqui do Rio de Janeiro, assíduo leitor do blog e órfão – como todos nós – de Jacarepaguá, mandou esta belezinha da foto acima. É um Porsche 936 Turbo Esporte-Protótipo que disputou as 24 Horas de Le Mans de 1976, com Jacky Ickx e Gijs Van Lennep – embora aí no rodapé da miniatura esteja escrito Van Leppen.

Na corrida disputada em 13 de junho daquele ano, Ickx/Van Lennep tinham à disposição o carro com o chassi #002, equipado com o motor Porsche 911/78 de seis cilindros flat, com 2,1 litros de capacidade cúbica e dotado de turbocompressor KKK. A dupla largou em 2º lugar com o tempo de 3’39″8, mais de seis segundos pior que o Alpine A442 de Patrick Tambay/José Dolhem/Jean-Pierre Jabouille.

Porém, a insuspeita resistência do Porsche falou mais alto. E enquanto o motor do protótipo francês ia para o espaço, Ickx/Van Lennep foram absolutos. Venceram com onze voltas de vantagem para o Mirage GR8 Cosworth de François Migault/Jean-Louis Lafosse.

Naquele ano, Le Mans não contou pontos para nenhum campeonato. Disputava-se o Mundial de Grupo 6, só para protótipos abertos e o de Grupo 5, para GTs e Silhouettes. E a Porsche venceu os dois campeonatos, onde Ickx foi fundamental nas conquistas. No Grupo 6, a marca de Stuttgart venceu TODAS as sete etapas, fazendo a pontuação máxima (100 em 140), contra 47 de Alpine-Renault e Osella.

No Grupo 5, conhecido naquele ano como Campeonato Mundial de Marcas, a Porsche não saiu invicta como no Grupo 6. A BMW, que contava com gente como Gunnar Nilsson, John Fitzpatrick, Dieter Quester e Tom Walkinshaw, venceu três corridas com o modelo 3.0 CSL e deu trabalho. E só ela. A Ford, 3ª colocada, marcou míseros oito pontos. Ickx, em dupla com Jochen Mass, venceu três corridas, em Mugello, Vallelunga e Dijon-Prenois.

 

5 comentários

  1. Carlos Alvim disse:

    Oi, Rodrigo, Achei que você, fã do Endurance, em especial de Le Mans , como eu, iria curtir essa beleza ! E, comosempre, você está certíssimo! é Gijs van Lennep, mesmo (façha minha kkkk!) Abração!

  2. Ricardo Bifulco disse:

    Lindo carro. Da marca Spirit, de autorama e na escala 1/32. eu tive a versão preta deste carro. :)

  3. Juanh disse:

    Hermoso 936; tengo de Minichmps en 1/43 el coche del debut del modelo, en color negro con la publicidad de Martini.
    Acá hay fotos de la miniatura y del coche real con Stommelen en carrera:
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2013/03/192-porsche-936-turbo.html
    Abrazos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>