Pequenas maravilhas – Porsche 936 Turbo (1976)

index (11)RIO DE JANEIRO – O camarada Carlos Alvim, daqui do Rio de Janeiro, assíduo leitor do blog e órfão – como todos nós – de Jacarepaguá, mandou esta belezinha da foto acima. É um Porsche 936 Turbo Esporte-Protótipo que disputou as 24 Horas de Le Mans de 1976, com Jacky Ickx e Gijs Van Lennep – embora aí no rodapé da miniatura esteja escrito Van Leppen.

Na corrida disputada em 13 de junho daquele ano, Ickx/Van Lennep tinham à disposição o carro com o chassi #002, equipado com o motor Porsche 911/78 de seis cilindros flat, com 2,1 litros de capacidade cúbica e dotado de turbocompressor KKK. A dupla largou em 2º lugar com o tempo de 3’39″8, mais de seis segundos pior que o Alpine A442 de Patrick Tambay/José Dolhem/Jean-Pierre Jabouille.

Porém, a insuspeita resistência do Porsche falou mais alto. E enquanto o motor do protótipo francês ia para o espaço, Ickx/Van Lennep foram absolutos. Venceram com onze voltas de vantagem para o Mirage GR8 Cosworth de François Migault/Jean-Louis Lafosse.

Naquele ano, Le Mans não contou pontos para nenhum campeonato. Disputava-se o Mundial de Grupo 6, só para protótipos abertos e o de Grupo 5, para GTs e Silhouettes. E a Porsche venceu os dois campeonatos, onde Ickx foi fundamental nas conquistas. No Grupo 6, a marca de Stuttgart venceu TODAS as sete etapas, fazendo a pontuação máxima (100 em 140), contra 47 de Alpine-Renault e Osella.

No Grupo 5, conhecido naquele ano como Campeonato Mundial de Marcas, a Porsche não saiu invicta como no Grupo 6. A BMW, que contava com gente como Gunnar Nilsson, John Fitzpatrick, Dieter Quester e Tom Walkinshaw, venceu três corridas com o modelo 3.0 CSL e deu trabalho. E só ela. A Ford, 3ª colocada, marcou míseros oito pontos. Ickx, em dupla com Jochen Mass, venceu três corridas, em Mugello, Vallelunga e Dijon-Prenois.

 

Comentários