Polêmica no DTM

4069820130714161058

RIO DE JANEIRO – Enquanto isso, no DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, Mattias Ëkström, que não vencia desde a etapa de Valência em 2001, deu à Audi o primeiro triunfo no circuito de rua de Norisring em onze anos. Uma bela maneira de comemorar o próprio 35º aniversário.

Mas nada disso adiantou. Um mecânico, provavelmente desatento às minúcias do regulamento, ofereceu ao piloto sueco uma garrafa d’água, colocada dentro do macacão de Ëkström, já em regime de parque fechado. O artigo 44 do Regulamento Desportivo do DTM preconiza que nenhum piloto pode receber qualquer tipo de objeto de terceiros antes de passar pela pesagem obrigatória.

Os 126.000 torcedores que lotaram as ruas ao longo dos 2,3 km de extensão do circuito e que viram a vitória do sueco na pista, souberam várias horas depois da exclusão do representante da Audi. Os 25 pontos e a vitória foram para o canadense Robert Wickens, com sua Mercedes “grande abóbora”, em trifeta que deixou Christian Vietoris em segundo e Dani Juncadella, estreante no DTM, em 3º lugar.

Líder do campeonato, Mike Rockenfeller veio do fim do pelotão para chegar em quinto na pista – quarto com a desclassificação do vencedor. O atual campeão Bruno Spengler foi quinto e Roberto Mehri, penúltimo no grid, fez ótima corrida e chegou em sexto.

A Audi promete recorrer da desclassificação de Ëkström e a classificação do campeonato está sub judice. Quem também ‘pisaram fora da linha’ foram os pilotos Gary Paffett e Edoardo Mortara, que se envolveram em dois incidentes e acabaram abandonando na 81ª volta. Os comissários estão de olho neles: se fizerem algo errado nas próximas duas provas, perderão, cada um, cinco posições na corrida seguinte.

O brasileiro Augusto Farfus não teve um bom fim de semana. Acabou em 15º lugar e, como efeito, caiu para sétimo no campeonato, com 33 pontos.

Situação do DTM após a 5ª etapa (classificação sub judice)

1º Mike Rockenfeller – 71 pontos
2º Bruno Spengler – 69
3º Christian Vietoris – 58
4º Robert Wickens – 52
5º Gary Paffett – 47
6º Marco Wittmann – 34
7º Augusto Farfus – 33
8º Dirk Werner e Dani Juncadella – 23
10º Joey Hand – 22
11º Mattias Ëkström – 20
12º Timo Glock – 15
13º Jamie Green, Timo Scheider e Roberto Mehri – 10
16º Andy Priaulx – 4
17º Edoardo Mortara e Pascal Wehrlein – 2 pontos

Comentários