Direto do túnel do tempo (117)
RIO DE JANEIRO – Reta oposta de Monza antes da tomada da Curva Parabólica, para os 1000 km disputados em 1970 como quarta etapa do World Sportscar Championship, Trofeo Filippo Caracciolo. Grid com 38 carros, entre eles o Porsche #10, bem em primeiro plano, guiado por Vic Elford/Kurt Ahrens Jr. para o Team Salzburg; a Ferrari 512 S #3 de Ignazio Giunti/Nino Vaccarella/Chris Amon; o Gulf Porsche #7 da equipe de John Wyer para Pedro Rodriguez/Leo Kinnunen; outra Ferrari, a #2 de Peter Schetty/John Surtees; o Porsche #9 de Hans Herrmann/Dick Attwood, o #14 de Jürgen Neuhaus/Helmut Kelleners e aí vai.
A vitória foi de Rodriguez/Kinnunen, aliás e a propósito. Média espetacular de 232,649 km/h – num tempo em que Monza não tinha chicanes.
Há 43 anos, direto do túnel do tempo.
Parabéns pelo post com tamanho registro histórico, pois nessa época, eu e meu irmão, Enio, buscavamos informações sobre o Mundial de Protótipos e raramente a imprensa nacional propalava alguma coisa e, quando o fazia, era com certo atraso. Regularmente, a televisão por intermédio dos documentários franceses, com mais de meses de realização da prova, era nosso principal canal de atualização.
Demais ! 917K Gulf, para mim , o mais belo bólido de todos os tempos.
Olha a largura da pista. Hoje eles não fariam nem prova de kart nestas condições.
Bons tempos.Ferrari ,Porsche,Alfa,etc,etc.
Beleza de foto!
Não bastassem as maravilhas ali na frente, no grupo do “aí vai”, ainda tinha lindas Alfas, Matras e Chevrons…
Beleza de foto… E grid cheio pacas, diga-se.
Porsche 917, Ferrari 512 e Matra 670, os 3 mais lindos carros de competição já fabricados até hoje. Vá lá, abro exceção para Audi r-18 e Peugeot 908
A 917 Lang atingiu quase 400 por hora no final da reta,o recorde de volta ficou imbatível por muito,mas muito tempo….