Grand-Am: disputa pelo título pega fogo

081713_KS_BC_54131

RIO DE JANEIRO – O sábado de Rolex Sports Car Series no Kansas fez o campeonato da Grand-Am pegar fogo nas principais divisões, a Daytona Prototypes e a Grand Touring. A corrida do Kansas, primeira disputada no circuito que os estadunidenses chamam de “roval”, pois contou com parte do traçado oval – curvas inclinadas inclusive – e com um trecho de misto, fez o campeonato ganhar um colorido imprevisível, a apenas duas corridas para o fechamento do certame, marcadas para Laguna Seca e Lime Rock Park, ambas em setembro.

Na DP, apenas cinco pontos separam os principais concorrentes ao título. Com mais um revés, Ryan Dalziel/Alex Popow, da Starworks, perderam a liderança do campeonato para Jordan Taylor/Max Angelelli, que levaram a melhor na corrida, com Scott Pruett/Memo Rojas, que partiram da pole, em segundo. O resultado levou a dupla do Corvette DP #10 ao total de 269 pontos, na ponta da tabela.

Apenas dois pontos atrás está o brasileiro Christian Fittipaldi, que obteve o 4º lugar em dupla com o português João Barbosa. Não fosse, repito, a falha de suspensão no carro em Indianápolis, e talvez o piloto do Corvette DP #5 da Action Express é que estivesse na liderança do campeonato. Resta, por enquanto, a vice-liderança ao sobrinho do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi.

O outro brasileiro inscrito, Oswaldo Negri, conquistou seu primeiro pódio – para valer – do ano, pois a categoria cassou os pontos conquistados em Daytona. Ele e seu parceiro John Pew superaram os problemas decorrentes de uma batida e, numa grande corrida, conquistaram um excelente resultado. Negri também prova que está de volta à velha forma, após convalescer de uma cirurgia para a correção de uma fratura, que o tirou de algumas corridas.

Além de Taylor/Angelelli, Popow/Dalziel e Fittipaldi/Barbosa, que mesmo correndo em dupla têm uma pontuação diferente, outras duplas que ainda estão no páreo são as de Jon Fogarty/Alex Gurney e Memo Rojas/Scott Pruett. Difícil dizer quem, ao fim das 12 provas, vai faturar o caneco.

Na GT, a luta está igualmente equilibrada e acirrada: com o triunfo no Kansas, Leh Keen ajudou seu parceiro Alessandro Balzan a recuperar a liderança do campeonato. O italiano da Ferrari #63 da Scuderia Corsa soma agora 279 pontos, apenas um à frente de John Potter/Andy Lally, que chegaram em oitavo somente com o Porsche #44 da Magnus Racing. John Edwards/Robin Liddell completaram em 4º lugar e estão em terceiro, com 276.

O pódio na 10ª etapa entre os GTs foi composto ainda por Patrick Lindsey/Patrick Long, com o Porsche #73 da Park Place Motorsports e por Emil Assentato/Anthony Lazzaro, com outra Ferrari.

A GX teve o de sempre: os carros mais lentos do lote e a vitória de Joel Miller/Tristan Nunez. Foi o quinto triunfo do #00 em 2013 e Miller está a apenas sete pontos do líder Jim Norman, que soma 329. Tom Long tem 310 e Tristan Nunez 287.

Comentários

      • Lí em jornal que haverá FOX Sports 2 em Janeiro, os canais Bem Simples e Life seram fundidos, ficando só o Life. Com isso abre a vaga para 2 canais FOX Sports. Vamos ver se teremos o devido tratamento

  • Já está disponível na íntegra, sem intervalos comerciais a corrida que o FOX Sports não transmitiu e nem deu satisfação aos seus assinantes no site da GRAND-AM. Acho que voce Rodrigo , preocupado que é em mandar link da corrida principal do FIA GT na Eslováquia, que o SPORTV transmitiu ao vivo e com várias reprises, deveria anunciar também esta para seus leitores.

      • Rodrigo, no site da Grand-Am, na página inicial tem na barra de opções Grand-Am TV, clique, demora para carregar, mas vai aparecer no canto esquerdo superior uma tela preta, demora, mas se clicar aparece finalmente a corrida, eu assisti.

  • rodrigo mattar o fox sports podia nem que fosse passar um vt de 1 hora dessa prova, não entendo o fox eles reprisam tantos jogos de futebol e não podem mostrar 1 vt dessa prova da grandam, rodrigo voce como um experiente comentarista e uma pessoa que entende muito de automobilismo se não consegue fazer o pessoal da fox dar mais apoio ao automobilismo?e a truck da nascar correra quarta e o fox nem um vt exibira na quarta ou quinta da corrida,.triste isso,

    • Eu não faço a grade. Gostaria que você e todos os outros leitores do blog que são telespectadores de automobilismo entendessem isso. O automobilismo não é carro-chefe de emissora nenhuma de esportes. Isso fica a cargo do futebol. Futebol dá audiência e faturamento. Entendam isso, por favor. Eu não tenho nada a ver com essas decisões. Tudo o que vivi no outro canal está se passando outra vez com esse blog. Eu não aguento mais isso.

      • Rodrigo, acho que seus leitores, dado o elevado número de visitas em seu blog e a quantidade de material que voce se dedica a por no ar, consideram seu blog uma amostragem significativa do público para conseguirem sensibilizar o Fox Sports. Basta ver o blog de seus colegas de automobilismo no site oficial da emissora, chegam a ficar 3 semanas sem escrever nada e raramente respondem perguntas, críticas plausivéis são sumariamente deletadas. Mas eu acho que voce não é Jó e nem deve ter a a paciência dele. Falando em programação, tem espaço para F4 e Pietro Fittipaldi, que venceu uma corrida mas não disputa título, Resumo da Nascar com Eric Pelitz, Pastrana Baja, Poker, enfim bastaria 1 hora das reprises do próprio automobilismo para incluir a Grand Am que tem 2
        brasileiros competindo, um disputando o título. Se quisermos ver a V8 Australiana, só de madrugada. Tentei te mandar um e-mail, mas deu como inválido. Lembrando um antigo ditado: Voce se torna responsável por quem cativas, e voce sabe muito bem cativar todo o imenso eleitorado de seu blog! Abraço

  • Mais uma vez, Memo Rojas protagoniza o velho hábito que tem desde que entrou na categoria, o de colocar o capacete e deixar o cérebro na prateleira do box. Scott Pruett é quem sempre herda a pedreira de escalar o pelotão, no final, Rojas rezando arrependido no box enquanto Pruett ia no cangote de Jordan Taylor, mas não deu certo. Sem Carlos Slim,
    o mexicano não correria nem de roleimã em ladeira.