HR22T: o possível motor Honda para o WEC em 2014
RIO DE JANEIRO – A Honda Performance Development (HPD) divulgou, de acordo com os chapas do blog Le Mans Portugal – um dos melhores em língua portuguesa do planeta quando o assunto é Endurance – a imagem do que será o novo motor do fabricante japonês para o Campeonato Mundial de Endurance (WEC).
Para nenhuma surpresa, é um propulsor baseado na unidade utilizada na Fórmula Indy, que receberá a sigla HR22T. O motor é um 2,2 litros V6 com turbocompressor e, de acordo com a HPD, com amplas possibilidades de receber as mais variadas opções de recuperação de energia, de acordo com o regulamento técnico proposto para a classe LMP1 em 2014.
“Este é um novo programa muito excitante para a HPD e para os nossos clientes no Campeonato Mundial de Endurance, pois leva tecnologia ao nível de fábrica para as equipas privadas,” afirma Steve Eriksen, Diretor de Operações e Vice-Presidente da HPD. “Um motor turbo, de baixa cilindrada e com injeção direta, com um alargado leque de opções de recuperação de energia, irá providenciar às equipes privadas a sofisticação tecnológica que necessitam para enfrentar os desafios do novo regulamento LMP1.”
Segundo o texto, o designer Nick Wirth, responsável por todos os projetos de Endurance para o construtor japonês, já está trabalhando na concepção de um protótipo Coupé (fechado), dentro das novas regras para 2014. A HPD garante apoio total às suas equipes clientes, mesmo as da LMP2 com o chassis ARX-03c.
Foto: imagem virtual do motor HR22T (divulgação/extraída do site Le Mans Portugal)
Então a HPD vai bancar a construção de um novo protótipo P1, é isso?
Vai sim.
Que ótima a vinda da Honda para os protótipos. Que bom mesmo, parece que estamos à beira de um novo World Sports Car, daquela época saudosa dos anos 80, onde tinhamos diversos protótipos. Pelo que vejo, a WEC tem tudo para se tornar a categoria do futuro.
Estou na torcida para que isso aconteça Mattar!
Todos estamos.