Presidente russo ‘cancela’ final four e Rockenfeller é pole em Moscou

12443_1

RIO DE JANEIRO – A impossibilidade do helicóptero médico se deslocar para um hospital nas proximidades do circuito de Moscou, por conta do espaço aéreo fechado em virtude da passagem de um jato que tinha como passageiro ninguém menos que o presidente Vladimir Putin fez com que a parte decisiva do treino do DTM para a 6ª etapa do campeonato, que acontece neste domingo na capital russa, fosse cancelada. Assim, a pole position caiu no colo do alemão Mike Rockenfeller, líder do campeonato com 69 pontos. Ele foi o mais rápido do Q3 e ficou com a posição de honra do grid de 22 carros, com o tempo de 58″423 para os pouco mais de 2,5 km do circuito.

O sueco Mattias Ëkström, que recentemente viu o apelo da vitória de Norisring revogado, obteve o segundo melhor tempo, com 58″604. Augusto Farfus, que ocupa o 6º lugar na tabela, com uma vitória e 33 pontos somados, larga em terceiro, seguido do atual campeão e vice-líder da temporada 2013, Bruno Spengler.

O melhor piloto Mercedes-Benz ficou na 7ª posição: Gary Paffett, o mais experiente representante da marca de Stuttgart, acabou atrás ainda de Jamie Green (Audi) e Dirk Werner (BMW). Pascal Wehrlein voltou a impressionar e foi o melhor dos novatos, com o oitavo tempo. Dani Juncadella e Christian Vietoris, também da Mercedes, completam os dez mais rápidos.

O grid:

1. fila
Mike Rockenfeller (Audi RS5) – Phoenix – 58″423 – Q3
Mattias Ekstrom (Audi RS5) – Abt – 58″604 – Q3

2. fila
Augusto Farfus (BMW M3) – RBM – 58″677 – Q3
Bruno Spengler (BMW M3) – Schnitzer – 58″694 – Q3

3. fila
Jamie Green (Audi RS5) – Abt – 58″749 – Q3
Dirk Werner (BMW M3) – Schnitzer – 58″779 – Q3

4. fila
Gary Paffett (Mercedes C-Coupé) – HWA – 58″831 – Q3
Pascal Wehrlein (Mercedes C-Coupé) – Mucke – 58″843 – Q3

5. fila
Daniel Juncadella (Mercedes C-Coupé) – Mucke – 58″985 – Q3
Christian Vietoris (Mercedes C-Coupé) – HWA – 59″038 – Q3

6. fila
Miguel Molina (Audi RS5) – Phoenix – 58″907 – Q2
Adrien Tambay (Audi RS5) – Abt – 58″910 – Q2

7. fila
Filipe Albuquerque (Audi RS5) – Rosberg – 58″914 – Q2
Timo Scheider (Audi RS5) – Abt – 58″954 – Q2

8. fila
Joey Hand (BMW M3) – RBM – 59″013 – Q2
Edoardo Mortara (Audi RS5) – Rosberg – 59″133 – Q2

9. fila
Timo Glock (BMW M3) – MTEK – 59″177 – Q1
Robert Wickens (Mercedes C-Coupé) – HWA – 59″285 – Q1

10. fila
Martin Tomczyk (BMW M3) – RMG – 59″286 – Q1
Marco Wittmann (BMW M3) – MTEK – 59″400 – Q1

11. fila
Andy Priaulx (BMW M3) – RMG – 59″442 – Q1
Roberto Merhi (Mercedes C-Coupé) – HWA – 59″467 – Q1

Comentários

  • Depois do caos em Norisring, pensei que o DTM ia se redimir, mas começou mal a coisa. A culpa agora parece ser de um terceiro mundismo que domina a Russia, mas talvez tenha havido falta de comunicação, mas é assim mesmo. Uma nova aventura leva um certo tempo a se afinar. Acho que é uma boa aposta uma corrida na Rússia. A categoria vai se firmando.