Surpresa na Grand-Am: vitória de Hartley e Mayer em Road America

08-08-2013_RdAmR_BC0008

RIO DE JANEIRO – Por essa poucos esperavam: a dupla do #8 da Starworks Motorsport conquistou no sábado uma improvável vitória na 9ª etapa da temporada da Rolex Sports Car Series. Brendon Hartley e Scott Mayer conseguiram o que lhes escapou no COTA em Austin, no início do ano, e faturaram a corrida na frente de todos os grandes favoritos da classe Daytona Prototypes.

A corrida foi dominada desde o início por outra improvável combinação: o BMW Riley #42 do Team Sahlen, guiado por Dane Cameron, que partiu da pole position e se manteve na liderança em seus dois primeiros turnos de guiada. Porém, um problema de transmissão afastou a possibilidade desta verdadeira zebra acontecer em Road America.

Aí, aconteceu que o outro carro da Starworks, o #2 guiado por Ryan Dalziel/Alex Popow, enfrentou um problema mecânico e provocou uma bandeira amarela. Peter Baron resolveu manter o #8 fora da janela de pit stop, arriscando ficar sem combustível no fim da disputa. A tática deu certo e rendeu a Hartley e Mayer a primeira vitória na série.

João Barbosa e o brasileiro Christian Fittipaldi conseguiram um ótimo resultado, que apagou a má sorte de Indianápolis. A dupla do #5 da Action Express chegou em segundo lugar, resultado que ainda deixa os dois pilotos entre os cinco melhores do campeonato. Fittipaldi é o 3º no certame com 239 pontos, dois à frente do companheiro português.

Oswaldo Negri e John Pew também fizeram uma boa corrida neste fim de semana. A dupla da Mike Shank Racing terminou em 5º lugar – dando uma sequência de quatro resultados consecutivos da dupla no top 10 neste ano. Negri ainda está longe, muito longe, na classificação: é o 18º colocado, com 121 pontos.

2013 Grand Am Mid Ohio

Na GT, a sorte sorriu para a equipe de Will Turner: a BMW M3 de Bill Auberlen/Paul Dalla Lana/Billy Johnson conquistou um ótimo 10º posto na geral e o resultado deixa Dalla Lana empatado com Emil Assentato/Anthony Lazzaro na quarta posição do campeonato, somando 239 pontos. Michael Marsal/Maxime Martin, no segundo carro do time, salvaram um pódio.

A dupla formada por Patrick Long/Patrick Lindsey, da Park Place, chegou em 2º com um Porsche, resultado que os deixou em quinto na tabela com 227 pontos. Andy Lally/John Potter completaram a corrida em 5º lugar e seguem na liderança a três corridas para o fim do campeonato, com 255 pontos, sete à frente de Robin Liddell/John Edwards.

Por fim, Joel Miller/Tristan Nunez venceram na GX com o Mazda #00 da equipe Speedsource, completando em 18º lugar, com quatro segundos à frente de Jim Norman/Spencer Pumpelly. A disputa pelo título tem Norman na ponta com 297 pontos, dez à frente de Tristan Nunez.

A antepenúltima etapa do campeonato será no próximo sábado, no Kansas Speedway. Será usada na prova uma variante de circuito misto, com 2,37 milhas de extensão – aproximadamente 3,813 km. A corrida começa às 21h pelo horário de Brasília.

Comentários

  • esse brendon hartley gente anda muito é piloto reserva da mercedes ,ja testou o mercedes de f-1 em magny cours em 2012 que ele consiga ate 2015 uma vaga na f-1 esse neozolandes anda muito ta provado na grand am o quan to ele senta a bota sou fã desse rapaz

  • Uma pena que não foi possível assistir a esta corrida…porque, enquanto a ALMS vai dando sono na categoria LMP1 (as demais tem boas disputas…) com a dupla da Muscle Milk faturando tudo com o pé nas costas, a Grand Am segue eletrizante…particularmente eu gosto dos DP’s, apesar de mais espartanos em relação aos LMP2, são fortíssimos de reta, e financeiramente mais viáveis, já que temos tantas escuderias “abrindo o bico” por ai, deveriam olhar melhor esta subcategoria. Acredito que será a mais divertida do novo campeonato no ano que vem.

  • Assisti a corrida na íntegra, sem nenhum intervalo comercial na 5a feira 15/08 pelo site da categoria : grandam.com Creio que esta será a forma que conseguiremos ver o restante do campeonato.