Wickens brilha e vence primeira no DTM

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RIO DE JANEIRO – A “grande abóbora” saiu das sombras e brilhou intensamente na 7ª etapa do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo. Com direito a uma manobra magistral de ultrapassagem sobre Augusto Farfus e Adrien Tambay numa pista traiçoeira e molhada pela chuva naquele momento, o canadense Robert Wickens, de 24 anos, conquistou sua primeira vitória na categoria.

Com o mau tempo e o piso encharcado durante boa parte da disputa, a corrida que teria 49 voltas a princípio, acabou no tempo máximo de 1h15min. Só no último terço é que os pilotos puderam montar pneus slicks em seus carros e houve quem ainda fizesse apostas erradas, feito o alemão Mike Rockenfeller, que precisou de uma parada a mais que todos os concorrentes. Menos mal que o piloto da Audi chegou em 4º, resultado que o mantém na liderança do campeonato com 106 pontos, trinta e cinco à frente do novo vice-líder, o também alemão Christian Vietoris, da Mercedes, que chegou em terceiro.

Bruno Spengler, atual campeão e que vinha bem próximo a Rockenfeller na briga pela liderança, não teve um fim de semana de muita sorte. Acabou fora dos pontos, em 14º lugar, caindo para quarto na classificação com 67 pontos, um a mais que o brasileiro Augusto Farfus. Pole position, o curitibano chegou em 2º e obteve seu terceiro (e não segundo) pódio do ano.

Outros destaques da corrida foram Martin Tomczyk com o quinto lugar, Adrien Tambay em sexto e Miguel Molina em oitavo. Jamie Green teve uma atuação razoável e chegou em nono. Pascal Wehrlein, uma das revelações do ano, podia ter ido mais além no resultado final, mas sofreu uma rodada e acabou em décimo.

As decepções foram Mattias Ëkström em 13º, Andy Priaulx (em temporada horrorosa) na 16ª posição, Gary Paffett em décimo-sétimo e Timo Glock logo atrás.

A próxima etapa será noutra pista travada: Motopark Oschersleben, no dia 15 de setembro.

O resultado da corrida:

1 – Robert Wickens (Mercedes C-Coupé) – HWA – 47 voltas em 1:15 ’33 “710
2 – Augusto Farfus (BMW M3) – RBM – 2″158
3 – Christian Vietoris (Mercedes C-Coupé) – HWA – 9 “749
4 – Mike Rockenfeller (Audi RS5) – Phoenix – 20″524
5 – Martin Tomczyk (BMW M3) – RMG – 27″104
6 – Adrien Tambay (Audi RS5) – Abt – 27″523
7 – Marco Wittmann (BMW M3) – MTEK – 29″540
8 – Miguel Molina (Audi RS5) – Phoenix – 33″037
9 – Jamie Green (Audi RS5) – Abt – 39″972
10 – Pascal Wehrlein (Mercedes C-Coupé) – Mucke – 40″486

Classificação do campeonato após 7 etapas:

1. Mike Rockenfeller – 106 pontos; 2. Christian Vietoris – 71; 3. Robert Wickens – 70; 4. Bruno Spengler – 67; 5. Augusto Farfus – 66; 6. Gary Paffett – 57; 7. Marco Wittmann – 39; 8. Mattias Ëkström – 38; 9. Dirk Werner e Joey Hand – 26; 11. Adrien Tambay e Dani Juncadella e Jamie Green – 20; 14. Timo Glock – 15; 15. Timo Scheider – 12; 16. Martin Tomczyk – 10; 17. Roberto Mehri – 8; 18. Miguel Molina – 4; 19. Pascal Wehrlein – 3; 20. Edoardo Mortara e Andy Priaulx – 2 pontos.

Comentários

  • É difícil falar porque as condições não eram nada boas, mas os erros que Whitman e Molina cometeram sozinhos, na mesma curva, podem ter lhes custado o pódio. É difícil saber qual seria o ritmo deles no final já que a maioria dos que “vinham de trás” cresceram bastante nessa parte, como o Tomczyk por exemplo, mas o Alemão não desgrudou do Farfus no primeiro stint da corrida, mesmo com chuva. A última parte da corrida foi com os slicks, e ele tinha andando muito bem com eles no qualifying.

  • Puta ultrapassagem !!! E foi tudo pensado: é só dar uma olhada na linha dele, puxa logo pra ficar por fora e se mandou onde não tinha ninguém. Linda manobra. Sensacional.

  • Corridas na chuva proporcionam esse tipo de espetáculo. É legal de ver quando o nível do grid é alto. Não sendo assim, vira apenas desfile de carros.