1000 km repletos de emoção… e Buhk é o campeão do Blancpain Endurance Series

RIO DE JANEIRO – A temporada 2013 do Blancpain Endurance Series se encerrou neste domingo com chave de ouro: os 1000 km de Nürburgring, quinta e última corrida do calendário do campeonato organizado por Stéphane Ratel e a SRO foram sensacionais. Valeram cada quilômetro percorrido ao longo de 6h de disputa e 178 voltas percorridas pelo traçado de 5,137 km de extensão na região alemã do Eifelrennen.

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E, como sói, só podia dar um carro do país, conduzido por pilotos germânicos, na frente. Pole position, o Mercedes SLS AMG GT3 #84 de Maximilian Götz/Bernd Schneider/Maximilian Buhk, dominou grande parte da disputa e, com o revés sofrido pela Ferrari F458 Italia da Kessel Racing, que teve vários problemas, Buhk pôde fazer os 33 pontos suficientes para se juntar aos 48 que já possuía no bolso do macacão, faturando o título da Pro Cup.

De quebra, Götz e Schneider, que venceram também as 24h de Spa-Francorchamps, levaram o vice-campeonato, superando a trinca da Marc VDS Racing formada por Bas Leinders/Yelmer Buurman/Maxime Martin pelo número de triunfos ao longo do ano – dois, contra nenhum da tripulação da BMW Z4 GT3 número #3. E não foi fácil para o pessoal da HTP superar os rivais. O ritmo foi intenso e a diferença, mínima. A Marc VDS chegou a estar na ponta, resultado que daria a seus pilotos, o título. Ao final de seis horas, a diferença foi de apenas 18″298 – bem pequena para uma corrida do gênero.

A ART Grand Prix também fechou bem o ano e, coisa rara, seu McLaren não quebrou: o carro de Andy Soucek/Mike Parisy/Antoine Lèclerc completou o pódio com o 3º lugar na mesma volta dos vencedores, seguidos por Aleksandr Skyrabin/Alessandro Pier Guidi/Matteo Bobbi, que fizeram ótima corrida a bordo da Ferrari #90 da Esta Motorsports.

O brasileiro Cesar Ramos, que liderava o campeonato até antes da última etapa em parceria com os italianos Davide Rigon e Daniel Zampieri, teve um fim de semana atribulado. Houve um acidente nos treinos livres que danificou o carro e a performance do trio foi apenas mediana na sessão de classificação. O #44 da equipe Kessel Racing jamais teve condição de lutar pelas primeiras posições e uma série de problemas e rodadas atrasou a Ferrari e sepultou qualquer chance de uma possível recuperação. Acabaram em 20º lugar na geral e com isso fecharam o campeonato apenas em 4º lugar, com 50 pontos somados.

Igualmente dramático foi o fim do campeonato na divisão Pro-Am Cup. Três pilotos da equipe Nissan Academy Team RJN lideravam a temporada antes da corrida derradeira e problemas de freios prejudicaram a corrida dos dois Nissan GT-R GT3 Nismo. Apesar das dificuldades, os dois carros do time conseguiram receber a quadriculada e com os cinco pontos somados pelo 8º lugar na divisão, o espanhol Lucas Ordoñez fez história neste fim de semana. O piloto de 28 anos começou como piloto profissional através da parceria entre a Nissan e a Sony, que através do jogo Gran Turismo exclusivo dos seus consoles PlayStation, passou a revelar jovens promessas para o esporte a motor.

Ordoñez, cuja carreira começou há apenas quatro anos, no Europeu de GT4, já ganha assim seu primeiro título internacional, tendo participado também de três edições das 24h de Le Mans, com dois pódios na classe LMP2 – foi vice-campeão da categoria em 2011 e 3º colocado neste ano. Vale lembrar que ele não era o único do programa na pista em Nürburgring, pois Jann Mardenborough estava no #32 tentando ajudar Alex Buncombe, que acabou o campeonato em quarto, atrás dos russos Kyrill Ladygin e Viktor Shaitar, da SMP Racing e do colega de equipe Peter Pyzera. E se Cesar Ramos não foi campeão na pista, Ricardo Divila – que sempre me concede a honra de ser um dos leitores deste blog – ajudou a equipe RJN e também a Ordoñez a ser campeão do Blancpain Endurance Series em sua categoria.

Ladygin e Shaitar, aliás, venceram os 1000 km de Nürburgring na Pro-Am Cup, compondo a trinca de sua Ferrari com o irmão de Kyrill, Anton Ladygin. O pódio teve ainda a BMW #43 da ROAL, com Michela Cerrutti/Stefano Comandini e a trinca do #18 da Black Falcon Racing, formada por Steve Jans/Adam Christodoulou/Klaas Hummel.

Na Gentlemen Trophy, onde a fatura já estava liquidada para o Team SOFREV-ASP, venceu outro time da França: a Sport Garage levou a melhor graças a Bruce Lorgère Roux/Justino Azcarate/Eric Cayrolle, que fecharam a disputa em 18º lugar na geral. O vice-campeonato da subdivisão ficou mesmo com o italiano Leonardo Gorini, com o compatriota Beniamino Caccia em 3º na soma final dos pontos do campeonato.

Comentários

  • Um dos melhores campeonatos do mundo. Encontraram a fórmula do sucesso. Que continuem assim.

    Não deu para o César Ramos. Que pena. Ele, assim como o Razia, precisam andar em carros mais rápidos. Torço para que guiem no WEC, pela LMP2, na próxima temporada.