Alpine no topo do pódio, 35 anos depois

MOTORSPORT : EUROPEAN LE MANS SERIES HUNGARORING 4 ROUND 09/13-14/2013

RIO DE JANEIRO – Sim, o carro é um Oreca, construído pela empresa de Hughes de Chaunac. Mas na carenagem repousa um nome mítico: Alpine. E a marca fundada por Jean Rédelé, hoje de propriedade da Caterham, venceu pela primeira vez após 35 anos uma corrida de longa duração. A última vez fora em 1978, nas 24 Horas de Le Mans, quando Jean-Pierre Jaussaud/Didier Pironi se consagraram a bordo do Alpine Renault A442B Turbo.

Neste sábado, em circunstâncias complicadas e por vezes adversas para os pilotos, Pierre Ragues/Nelson Panciatici venceram as 3 Horas do Hungaroring, 4ª e penúltima etapa do European Le Mans Series. Com a pista molhada desde o início pela chuva que alagou o traçado nos treinos e a drenagem do circuito magiar deixando a desejar, quem enfrentou menos percalços ao longo da disputa chegou na frente. No fim da disputa, Panciatici entrou nos boxes só para completar o combustível e partir para o abraço.

Pole position, o Oreca #18 de Brendon Hartley/Jonathan Hirschi chegou em segundo, com uma performance inspirada do neozelandês num traçado verdadeiramente traiçoeiro. Hartley, mesmo tendo rodado após entrar na pista em substituição ao companheiro suíço, enfileirou uma sequência de voltas rápidas e foi o mais rápido da pista. Em sua perseguição ao Alpine, chegou a estar uma volta inteira atrás. Acabou a 38″268 dos vencedores.

Numa performance sólida, Oliver Turvey/Simon Dolan conseguiram um bom 3° lugar a bordo do Zytek Z11SN do Team Jota Sport. Em quarto, numa atuação regular e convincente de Sergey Zlobin/Maurizio Mediani, chegou o protótipo Oreca 03 Nissan #37 da SMP Racing, naquela que é apenas a segunda participação deste carro no ELMS.

Christian Klien, estreando na Morand Racing, não comprometeu – mas a primeira metade de prova, com Natacha Gachnang a bordo, matou todas as possibilidades do #43 conseguir um bom resultado. Acabaram em quinto, enquanto Pierre Thiriet/Mathias Beche, nocauteados por uma batida que danificou a seção dianteira do carro no início da disputa, tiveram que empreender corrida de recuperação para terminar em 6° lugar, cinco voltas atrás dos vencedores.

Sem adversários, Paul-Loup Chatin/Gary Hirsch fizeram uma prova sem muitos problemas e venceram na LMPC, conquistando a oitava posição na classificação geral. Os outros dois Oreca FLM09 chegaram muito atrás: o #48 de Anthony Pons/Soheil Ayari ficou treze voltas atrás e o #46 de C.O. Jones/Nicky Catsburg perdeu muito tempo parado nos boxes. Voltaram só para fazer quilometragem e, mesmo tendo recebido a quadriculada, a dupla não deverá fazer jus aos pontos por não ter percorrido a distância mínima exigida em relação ao carro vencedor na divisão.

Na LMGTE, com o piso molhado, os Porsches mais uma vez mostraram suas qualidades em relação às Ferrari F458. Jean-Karl Vernay liderou com absurda facilidade em seu turno de pilotagem, mas o francês da IMSA Performance Matmut teve que pagar uma punição por ultrapassagem em zona de bandeiras amarelas e depois Patrice Milesi, que o substituiu, deu uma rodada e ficou para trás.

Sem tantos erros quanto a dupla do #67, a Proton Competition viu mais uma vez a vitória a lhe sorrir, com Christian Ried/Nick Tandy/Klaus Bachler concluindo num excelente sétimo na geral. Matt Griffin/Johnny Mowlem, líderes do campeonato na classe, chegaram em segundo, enquanto o pódio foi completado por Federico Leo/Marco Cioci/Piergiuseppe Perazzini.

Na LMGTC, domínio absoluto da SMP Racing, que fez 1-2 na corrida da Hungria. E prejuízo para a Écurie Ecosse, cuja BMW Z4 GT3 foi envolvida numa colisão com a Ferrari F458 Italia de Yannick Mallegol, o que afastou Joe Twyman e seus companheiros de time Alastair McCaig e Ollie Milroy do pódio.

A vitória foi do #69 de Fabio Babini/Kyrill Ladygin/Viktor Shaitar, que cumpriram a corrida em 14° na geral, seguidos por Devi Markozov/Aleksandr Frolov/Luca Persiani. Outra Ferrari, a de Stefano Gai/Lorenzo Casé/Andrea Rizzoli, completou o pódio.

A última etapa do campeonato acontece daqui a duas semanas, no dia 28 deste mês, em Paul Ricard, na França.

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