Chuva embaralha grid do ELMS: Hartley é pole

MOTORSPORT : EUROPEAN LE MANS SERIES - ROUND 4 - HUNGARORING - 09/12-14/2013

RIO DE JANEIRO –  A chuva deu as caras durante o treino classificatório da 4ª etapa do European Le Mans Series, no circuito do Hungaroring. E com isso, o grid de largada foi absolutamente embaralhado em virtude das condições climáticas. A drenagem da pista, que também não é das mais admiráveis, colaborou para as grandes dificuldades enfrentadas pelos pilotos.

Brendon Hartley, a bordo do #18 da Murphy Prototypes, pouco se importou com as condições. Enquanto seus rivais eram dois segundos mais lentos que ele, o neozelandês desceu a lenha e virou em 2’09″301, jamais sendo ameaçado por ninguém na segunda metade do treino. O suíço Patric Niederhauser, da Race Performance, ficou em 2º lugar – mais de dois segundos atrás do rival.

A segunda fila do grid terá o Alpine-Nissan de Pierre Ragues/Nelson Panciatici, com o surpreendente Oreca-Nissan de Sergey Zlobin/Maurizio Mediani em quarto. Mais velozes no treino livre desta sexta-feira, os britânicos Simon Dolan/Oliver Turvey, do Team Jota, largam na quinta posição com seu Zytek, enquanto a Thiriet by TDS Racing abre apenas a quarta fila.

Entre os três LMPC inscritos, um deles não obteve tempo, o #46 de C.O. Jones/Nicky Catsburg. O #49 de Paul Loup-Chatin/Gary Hirsch conseguiu um excepcional 6º tempo na geral, mais de três segundos melhor que o #48 de Anthony Pons/Soheil Ayari.

Mas, surpreendente mesmo, foi um LMGTC ter sido o melhor entre todos os catorze carros grã-turismo inscritos. Com uma pilotagem inspirada de Lorenzo Casé, o #62 da AF Corse fez o melhor tempo de seu grupo em 2’17″878. A Ferrari #66 de Andrea Bertolini/Joël Camathias, da JMW Motorsport, foi a mais rápida da LMGTE, em 2’19″363.

Confira o grid de largada:

1. fila
Hartley-Hirschi (Oreca-Nissan) – Murphy – 2’09″301
Frey-Niederhauser (Oreca-Judd) – Race Performance – 2’11″394
2. fila
Ragues-Panciatici (Alpine-Nissan) – Signatech – 2’12″251
Mediani-Zlobin (Oreca-Nissan) – SMP – 2’12″763
3. fila
Dolan-Turvey (Zytek Z11SN-Nissan) – Jota – 2’13″350
Chatin-Hirsch (Formula Le Mans Oreca) – Endurance Challenge – 2’13″959
4. fila
Thiriet-Beche (Oreca-Nissan) – Thiriet by TDS – 2’16″784
Gachnang-Klien (Morgan-Judd) – Morand – 2’16″904
5. fila
Pons-Ayari (Formula Le Mans Oreca) – Endurance Challenge – 2’16″927
Rizzoli-Gai-Casè (Ferrari 458) – AF Corse – 2’17″878
6. fila
Bertolini-Camathias (Ferrari 458) – JMW – 2’19″363
Babini-Shaitar-Ladygin (Ferrari 458) – SMP – 2’19″524
7. fila
Mancini-Rocca-Romanini (Ferrari 458) – Easy Race – 2’20″996
Kox-Pronk-Retera (Lamborghini Gallardo) – Kox – 2’22″799
8. fila
Kapadia-Hartshorne (Oreca-Nissan) – Boutsen Ginion – 2’23″507
Ried-Bachler-Tandy (Porsche 997) – Proton – 2’24″568
9. fila
Milesi-Vernay (Porsche 997) – IMSA – 2’30″589
Perrodo-Collard (Porsche 997) – Prospeed – 2’31″706
10. fila
Mowlem-Griffin (Ferrari 458) – RAM – 2’34″872
Millroy-Twyman-McCaig (BMW Z4) – Ecosse – 2’43″465
11. fila
Jeannette-Montecalvo (Ferrari 458) – RAM – 2’47″476
Perazzini-Cioci-Leo (Ferrari 458) – AF Corse – 2’51″096
12. fila
Jones-Catsburg (Formula Le Mans Oreca) – Algarve – sem tempo
Mallegol-Bachelier-Blank (Ferrari 458) – AF Corse – sem tempo
13. fila
Markozov-Persiani-Frolov (Ferrari 458) – SMP – sem tempo

Comentários

  • quero ver esse brendon hartley na f-1 ate 2016 esse neozelandes guia muito ja testou a mercedes de f-1 e ta guiando muito esse ano na grandam e agora na elms, que a f´1 ta esperando para contratar esse garoto para correr la?