Com a mão no caneco
RIO DE JANEIRO – A última corrida da história da Rolex Sports Car Series será em menos de três semanas. No dia 28 deste mês, no circuito de Lime Rock Park, em Lakeville, no estado de Connecticut, alguns pilotos vão fazer história como os derradeiros campeões da história da categoria.
Com base no que aconteceu no domingo passado em Laguna Seca, parece que o caneco entre os pilotos da classe Daytona Prototypes tem tudo para parar nas mãos de Jordan Taylor e Max Angelelli. A dupla do Corvette DP #10 da Wayne Taylor Racing venceu no momento certo e na hora certa. Com oito pontos de vantagem para Memo Rojas/Scott Pruett, que são os atuais campeões, duvido que os líderes deem bobeira suficiente para perder a chance que lhes sorri neste momento.
É claro que pelo circuito extremamente curto, tudo pode acontecer, inclusive um acidente com um retardatário. Mas a tarefa de Taylor/Angelelli será a de conservar o carro o mais inteiro possível, longe de problemas, na etapa de Lime Rock.
Mesmo com possibilidades mais remotas, Alex Gurney/Jon Fogarty continuam no páreo. A dupla do #99 da Gainsco-Bob Stallings está em 3º lugar com 293 pontos e, claro, depende de uma combinação favorável de resultados para reverter a situação. No mesmo patamar estão Christian Fittipaldi, que soma 291 pontos e João Barbosa, que tem 289. Tanto o brasileiro quanto o português, que correm juntos, têm que vencer na última para sonhar com o título – que, como a matemática não mente, cairia no colo do sobrinho de Emerson Fittipaldi.
Na GT, a situação está francamente em aberto, com Andy Lally/John Potter à frente faltando uma corrida com 313 pontos. A dupla da Magnus Racing tem oito de vantagem para o italiano Alessandro Balzan, da Scuderia Corsa, e 13 de avanço sobre Robin Liddell/John Edwards, da Stevenson Motorsports. No último fim de semana, Lally e Potter conquistaram uma importante vitória e viram Balzan chegar apenas em quinto e a dupla do Camaro em sétimo, o que ampliou a vantagem.
Apesar do plantel magérrimo, a classe GX também chega à última etapa com a disputa pelo título entre vários pilotos: Jim Norman ainda comanda a situação com 361 pontos, enquanto Joel Miller tem 350 e a dupla formada por Tom Long/Sylvain Tremblay tem 345. Ninguém dos postulantes ao título pode pensar em abandono. Zerar na última corrida pode ser fatal para as pretensões de qualquer um deles.
Calendário da USCR está praticamente definido
O calendário do futuro certame United Sports Car Racing, com a fusão entre Grand-Am e American Le Mans Series, está praticamente definido. Haverá 12 datas, sendo que em dois circuitos de rua – Long Beach e Detroit – haverá corridas em separado. Os modelos GT vão correr na pista da Califórnia e os protótipos vão disputar a vitória na antiga capital mundial do automóvel. Os circuitos tradicionais – Daytona, Sebring, Watkins Glen, Elkhart Lake, Laguna Seca, Indianápolis e Road Atlanta – não ficarão de fora. Três pistas têm tudo para ser descartadas: Lime Rock Park, Barber Motorsports Park e Mid-Ohio Sports Car Course dificilmente serão utilizadas pela USCR em 2014.
Já está disponível na íntegra a corrida de domingo passado em Laguna Seca no site da categoria :www.grandam.com
rodrigo é possivel o fox mostrar a ultima prova da grand am ao vivo com voce nos comentarios?seria dez isso
Não sei. Como eu sempre digo, não sou eu que decido.
Senti falta de Virginia nesse pacote de pistas… fazer o que…. bem que poderia ter uma em Montreal também.
Vai ter Virgínia. É que ainda estão em tratativas.
E a pista de Utah? Pelo que eu sei é a pista mais extensa dos EUA.
Está fora do calendário. Já não é usada pela ALMS desde 2008.
O que é um pecado.
Bem…para começar o novo certame, acho que está de bom tamanho…manteram as pistas cruciais das duas categorias (ALMS e Rolex), algumas “ruinzinhas” foram abandonadas, como Baltimore, por exemplo…agora só precisam resolver como vai ficar a equalização entre os DP’s e os LMP2…mas boto fé neste novo campeonato.
Vou torcer para que haja transmissão televisiva.
Se a USCR já tem seu calendário provisório com essas sete pistas, maus Detroit e Long Beach, e as outras três onde vão ser? Vou chutar Virginia, Montreal e Austin.
Montreal está descartada. Mas teremos prova no Canadá.
Acredito que Austin é certa nesse calendário. Pista nova, com um traçado longo e que precisa de um bom número de eventos para ser rentável.
Sem dúvida teremos Austin.
Rodrigo, existe alguma proibição de Gts, Lmp e Dp correrem em ovais ?
Abraço !!
Acho que não podem correr em ovais por falta de segurança.
Será? Pensava que era por opção técnica. Em Daytona e no Kansas eles usam praticamente todo o traçado oval para a prova, sendo que intercalam com o miolo da pista mista.
É, mas não é toda a pista. Apenas uma parte dela. Em Indianápolis é usada a curva 1 do oval no sentido invertido.
Se você observar o traçado da pista de Kansas, Rodrigo, é praticamente o oval inteiro. Os carros entram e saem do miolo praticamente no mesmo ponto.
Eu entendo que a questão é mais técnica. Prova de Endurance que não exige freios e suspensões fica esquisito.