Direto do túnel do tempo (126)
RIO DE JANEIRO – O moço da foto se envolveu em 39 acidentes em corrida ao longo de 208 GPs que disputou na Fórmula 1 entre 1980 e 1994. Recebeu dos fãs a alcunha de “mito dos acidentes”. Andrea de Cesaris, ou “de Crasheris”, para os mais chegados, conseguiu a façanha de detonar 22 chassis da McLaren entre treinos e corridas no ano de 1981. Esse instantâneo registra o início da espetacular capotagem sofrida pelo italiano no GP da Áustria em 1985, no circuito de Zeltweg, a bordo de sua Ligier JS25 Renault.
Provavelmente, ao perceber o tamanho da encrenca, Andrea deve ter proferido dentro do capacete, sem ninguém ouvindo-o a não ser ele mesmo, a frase fatal.
“QUE MEEEEERDA!”
Há 28 anos, direto do túnel do tempo.
Eis o verdadeiro crash master.
O mais surpreendente é que o Mito nunca se feriu com gravidade. Qual era o segredo dele?
Vai rolar um outsider com ele?
Lógico!
O mais esperado de todos!
Rodrigo, nao é verdade que o De Cesaris foi flagrado entrando nos boxes a 240 km/h? No tempo que nao tinha limitador de velocidade nos pits.
Não conheço essa história. Tem mais cheiro de lenda do que de verdade nisso aí.
Eu li em algum lugar. Mas pode ser um exagero mesmo. Mas que era assustador a forma que os carros entravam nos boxes num tempo que esses ficavam abarrotados de gente, isso era.
Rodrigo, De Cesaris tambem é o piloto que mais trocou de equipe? Acho que foram umas 11. Tem como confirmar?
Abs
McLaren, Alfa Romeo, Ligier, Minardi, Brabham, Rial, Scuderia Italia, Jordan, Tyrrell e Sauber. 10 equipes no total.
Na época da Scuderia Italia, 1989, Andrea vinha bem nas classificações e corridas, a certa altura da temporada se animou e declarou que ganharia uma corrida naquele ano nem que tivesse que passar por cima, das então dominantes, McLarens!
Relatos dão conta de que as espinhas de Prost e Senna gelaram imensamente…
Como filho do maior revendedor de cigarros Marlboro da Europa, ele se viu no direito de destruir alguns carrinhos e por na conta do pai !! Rodrigão, o Chico Serra dizia que ele tinha espasmos musculares quando andava e chacoalhava todo o esqueleto !!! Mito ou realidade? Ou talvez explicação, pois o Chico dizia que no carro ele não tremia nem um pouquinho, talvez quando se desconcentrava poderia tremer todo e bater os carros..Será ?
A história dos espasmos é verdade.
e tão logo chegou aos boxes depois do acidente,De Cesaris foi despedido pelo patrão Guy Ligier que disse a ele: não posso mais pagar pelos serviços deste rapaz,se referindo aos inúmeros acidentes que deram prejuízos pra Ligier.
e no lugar de De Cesaris,entrou Philippe Streiff que também iria sentir o peso da ira do patrão no GP da Austrália.
Na minha epoca na Ligier era ainda uma frase corrente as palavras do Andrea, proferida ao voltar ao box apos esse acidente, “J’ai fait un petit tete-a-queue”. Sem TV na epoca ninguem no box tinha visto o estrago. A foto nao mostra a altura que o carro voou, mas os mecanicos ainda falavam do que encontraram ao chegar ao local…o video=http://www.youtube.com/watch?v=ssAFmG81oqo
Post com resposta do mestre Ricardo Divila, isto aqui é ou não é um blog de altíssimo nível?!
Imagina se um cabra me entra na McLaren hoje e dá cabo de 22 chassis? Vai ter que trabalhar o resto da vida lá pra pagar.
Concordo Gustavo!
O que falta na F1 hoje é um cara desse! Pastor e Grosjean tentaram seguir o caminho do mestre, mas poucos entenderam a “arte” destes jovens aspirantes, uma pena…