ELMS: nos primeiros treinos livres, deu Team Jota e Signatech

MOTORSPORT - 3 HOURS OF RED BULL RING ELMS 2013

RIO DE JANEIRO – As atividades de pista para a quarta e penúltima etapa do European Le Mans Series, que acontece amanhã no circuito do Hungaroring, em Budapeste, começaram a todo vapor com duas sessões livres de treinos para os 25 carros inscritos.

Na primeira sessão, o Alpine A450 Nissan (que trata-se de um Oreca 03) guiado por Pierre Ragues/Nelson Panciatici, fez o melhor tempo. O #36 marcou 1’37″529, com Panciatici a bordo – apenas 0″077 melhor que Brendon Hartley a bordo do #18 da Murphy Prototypes. Oliver Turvey foi o terceiro com o #38 do Team Jota, três décimos atrás.

À tarde, graças a uma penalização sofrida pelo Alpine, que perdeu praticamente todos os tempos marcados por uma infração cometida por Panciatici durante a sessão – onde fora de novo o mais rápido, o Zytek Z11SN de Turvey e Simon Dolan encerrou o dia com a marca de 1’36″757, a melhor da sexta-feira. Os carros que vieram a seguir, das escuderias Murphy Prototypes, Thiriet by TDS Racing, Race Performance e Morand Racing acabaram separados por apenas três décimos de segundo.

Na LMPC, dois carros diferentes lideraram as duas sessões: de manhã, o mais rápido foi o #46 da equipe Algarve Pro Racing, guiado por C.O. Jones/Nicky Catsburg, com 1’41″351. Marca baixada em quase sete décimos pelo #48 de Soheil Ayari, do Team Endurance Challenge, melhor da segunda sessão em 1’40″659.

Andrea Bertolini e seu parceiro Joël Camathias, com a Ferrari #66 da JMW Motorsport, dominaram amplamente os dois treinos livres entre os oito carros inscritos na classe LMGTE. De manhã, a dupla ítalo-suíça enfiou oito décimos em cima do Porsche #77 da equipe Proton Competition e à tarde baixou sua marca para 1’44″844, deixando atrás de si outra dupla com Ferrari, formada por Gunnar Jeannette/Frankie Montecalvo, da RAM Racing.

Na LMGTC, que tem a estreia da Easy Race neste fim de semana, a SMP Racing-Russian Bears, escuderia da terra de Lênin, fez 1-2 nos dois treinos, invertendo os papéis de líder. De manhã, a primazia do melhor tempo foi do carro #72 de Luca Persiani, com 1’47″684 – oito décimos melhor que Viktor Shaitar. À tarde, o piloto do #69 baixou e bem o seu tempo, conseguindo 1’46″460, quatro décimos melhor que Aleksandr Frolov, que divide o outro carro com Persiani e outro russo, Devi Markozov.

A qualificação, com 50 minutos de duração (20 para os GTs, dez de intervalo e 20 para os protótipos), começa às 9h35 locais de amanhã – 4h35 da manhã pelo horário de Brasília. A largada para 3 horas de prova também será neste sábado, às 16h01 locais, 11h01 de Brasília.

Comentários