ELMS: Turvey garante última pole do ano

image002

RIO DE JANEIRO – O britânico Oliver Turvey, do Team Jota Sport, cravou na manhã deste sábado, em horário europeu – logicamente – a pole position para a 5ª e última etapa do European Le Mans Series, no circuito francês de Paul Ricard. Com o Zytek #38, ele marcou 1’48″043, deixando a 0″097 de seu tempo o neozelandês Brendon Hartley, mais veloz após as duas sessões livres de sexta-feira. Cabe lembrar que, apesar de não estar muito perto na classificação, o pole e seu parceiro Simon Dolan ainda estão brigando pelo título. Precisam vencer e torcer – muito – pela falta de sorte alheia.

E esses “alheios” largam justamente na segunda fila do grid: o #1 de Pierre Thiriet, que corre com Mathias Beche na parceria, ficou com o 3º lugar e os colíderes Nelson Panciatici/Pierre Ragues, que dividem com Thiriet a liderança entre os pilotos da LMP2 com 73 pontos, saem em quarto.

Nem houve luta entre os dois únicos LMPC inscritos, pois o #49 de Paul-Loup Chatin e Gary Hirsch ficou com o melhor tempo da divisão em 1’52″052, mais de dois segundos abaixo do #48 de Soheil Ayari/Anthony Pons. Em contrapartida, na LMGTE, os líderes do campeonato Johnny Mowlem/Matt Griffin conseguiram a pole por apenas 0″053 à frente de Andrea Bertolini/Joël Camathias. Outra Ferrari, a #55 do italiano Marco Cioci, ficou com o terceiro melhor tempo nesta divisão, seguida por Gunnar Jeannette. O Porsche de Christian Ried/Nick Tandy/Klaus Bachler ficou apenas na quinta posição da divisão.

Na LMGTC, o finlandês Mika Salo, aquele mesmo que já esteve na Fórmula 1, fez a pole position com a Ferrari #72 da SMP Racing. O piloto marcou 1’57″012, mais rápido que três LMGTE e apenas 0″026 mais veloz que o outro carro do time russo guiado pelos líderes da classe – Fabio Babini/Viktor Shaitar/Kyrill Ladygin.

A corrida, prevista para 3h de duração, começa daqui a pouco, às 11h30 de Brasília. O blog A Mil Por Hora terá transmissão ao vivo via live streaming.

Calendário de 2014 é divulgado; provas serão mais longas

O paddock do ELMS agitou-se ontem com a divulgação do calendário oficial para o próximo campeonato, que pretende atrair ainda mais competidores e mais mídia que neste ano. A fórmula de disputa será a mesma: o campeonato segue com cinco etapas e novamente terá início em Silverstone, na Inglaterra, como preliminar do FIA WEC. A novidade é o aumento da duração das provas: o ELMS terá corridas de 4 horas de duração no próximo ano, além da volta do Estoril ao calendário, em detrimento do circuito de Hungaroring.

Eis as datas (calendário a se confirmar):

1º/2 de abril – Ensaios oficiais (Paul Ricard)
19 de abril – Silverstone (Inglaterra)
11 de maio – Imola (Itália)
20 de julho – Red Bull Ring (Áustria)
14 de setembro – Paul Ricard (França)
12 de outubro – Estoril (Portugal)

Confira o grid da última etapa do ELMS:

1. fila
Dolan-Turvey (Zytek Z11SN-Nissan) – Jota – 1’48″043
Hartley-Hirschi (Oreca-Nissan) – Murphy – 1’48″140

2. fila
Thiriet-Beche (Oreca-Nissan) – Thiriet by TDS – 1’48″974
Ragues-Panciatici (Alpine-Nissan) – Signatech – 1’49″102

3. fila
Gachnang-Klien (Morgan-Judd) – Morand – 1’49″148
Kapadia-Kuppens (Oreca-Nissan) – Boutsen Ginion – 1’49″360

4. fila
Frey-Marateotto (Oreca-Judd) – Race Performance – 1’50″918
Mediani-Zlobin (Oreca-Nissan) – SMP – 1’51″031

5. fila
Chatin-Hirsch (Formula Le Mans Oreca) – Endurance Challenge – 1’52″052
Pons-Ayari (Formula Le Mans Oreca) – Endurance Challenge – 1’54″611

6. fila
Mowlem-Griffin (Ferrari 458) – RAM – 1’55″374
Bertolini-Camathias (Ferrari 458) – JMW – 1’55″427

7. fila
Perazzini-Cioci-Leo (Ferrari 458) – AF Corse – 1’55″879
Jeannette-Montecalvo (Ferrari 458) – RAM – 1’56″132

8. fila
Ried-Bachler-Tandy (Porsche 997) – Proton – 1’56″390
Salo-Rotenberg-A.Ladygin (Ferrari 458) – SMP – 1’57″012

9. fila
Babini-Shaitar-K.Ladygin (Ferrari 458) – SMP – 1’57″038
Milesi-Vernay (Porsche 997) – IMSA – 1’57″212

10. fila
Perrodo-Collard (Porsche 997) – Prospeed – 1’57″847
Hiesse-Mezard (Ferrari 458) – Villorba Corse – 1’57″866

11. fila
Markozov-Persiani-Frolov (Ferrari 458) – SMP – 1’57″952
Rizzoli-Gai-Casè (Ferrari 458) – AF Corse – 1’58″097

12. fila
Kox-Pronk-Retera (Lamborghini Gallardo) – Kox – 1’58″185
Mallegol-Bachelier-Blank (Ferrari 458) – AF Corse – 1’58″381

13. fila
Millroy-Smith-Quaife (BMW Z4) – Ecosse – 1’58″944
Lecuyer-Accary-Enjalbert (BMW Z4 2011) – DKR – 2’00″273

Comentários