Etapa derradeira da Rolex Sports Car Series terá 33 carros em Lime Rock

rl_laguna_13

RIO DE JANEIRO – No próximo sábado, a Rolex Sports Car Series despede-se do público e da temporada 2013 com a última etapa do campeonato no circuito de Lime Rock Park, em Lakeville, no estado de Connecticut. Após treze anos e 14 temporada disputadas, o certame deixa de existir, já que no próximo ano a Rolex Sports Car Series se funde com a American Le Mans Series, nascendo o United Sports Car Championship (USCC).

A corrida final do campeonato reúne um bom grid de acordo com a organização: serão 33 bólidos na pista – catorze protótipos da divisão DP, quinze modelos GT e quatro da GX. E a disputa pelo título está francamente aberta nas três subcategorias.

rl_laguna_10

Max Angelelli, que tenta seu segundo título na principal categoria da Grand-Am, ao lado do jovem Jordan Taylor, lidera o campeonato com 304 pontos, oito a mais que Scott Pruett, o maior campeão da história do certame com cinco títulos, e que o mexicano Memo Rojas, que formam a dupla do #01 da Chip Ganassi Racing. Campeões do certame em 2009, Alex Gurney/Jon Fogarty estão em 3º lugar com 293 pontos, dois à frente do brasileiro Christian Fittipaldi – que ainda reúne chances, mesmo que retóricas, de ser campeão. Além dele, outro piloto do país disputa a corrida final da Grand-Am: Oswaldo Negri, da Mike Shank Racing, ocupa a 17ª posição no campeonato, com 172 pontos.

rl_laguna_30

Na GT, a situação do campeonato mudou dramaticamente após uma penalização que a organização do campeonato impôs ao Corvette #31 da Marsh Racing e ao Porsche #73 da Park Place Motorsports, por infrações cometidas na etapa anterior em Laguna Seca. Assim, Andy Lally (campeão em 2004 e 2006) e seu parceiro John Potter seguem na frente com 313 pontos. Mas o italiano Alessandro Balzan, vice-líder com 309, está vivo na briga já que se beneficiou das punições impostas aos infratores na penúltima etapa. John Edwards/Robin Liddell estão em 3º lugar com 302 pontos e ainda têm chances. O atual campeão da GT, Emil Assentato, que divide sua Ferrari com Anthony Lazzaro neste ano, é o quarto com 297 – e com chances menos aparentes de levar mais uma taça.

A situação na GX não está definida, mas é a mais confortável para o líder: Jim Norman tem 361 pontos, onze à frente do vice-líder Joel Miller e dezesseis a mais que Tom Long/Sylvain Tremblay. Novamente, além dos Mazda e do Porsche Cayman que disputaram a temporada inteira, a corrida de Lime Rock conta com a presença do Lotus Évora, compondo o pelotão de carros na classe de modelos com tecnologia experimental.

Vamos aos inscritos:

DP

#01 CHIP GANASSI RACING WITH FELIX SABATES
BMW Riley
Scott Pruett/Memo Rojas

#2 STARWORKS WITH ALEX POPOW
BMW Riley
Alex Popow/Ryan Dalziel

#3 8STAR MOTORSPORTS
Corvette DP (Coyote)
Enzo Potolicchio/Michael Valiante/Stéphane Sarrazin

#4 8STAR MOTORSPORTS
Corvette DP (Coyote)
Emilio Di Guida/Sébastien Bourdais

#5 ACTION EXPRESS RACING
Corvette DP (Coyote)
Christian Fittipaldi/João Barbosa

#6 MIKE SHANK RACING
Ford Riley
Justin Wilson/Gustavo Yacamán

#8 STARWORKS MOTORSPORT
BMW Riley
Pierre Kaffer/Mike Hedlund

#9 ACTION EXPRESS RACING
Corvette DP (Coyote)
Brian Frisselle/Burt Frisselle

#10 WAYNE TAYLOR RACING
Corvette DP (Dallara)
Jordan Taylor/Max Angelelli

#42 TEAM SAHLEN
BMW Riley
Dane Cameron/Wayne Nonnamaker

#43 TEAM SAHLEN
BMW Riley
Joe Nonnamaker/Will Nonnamaker

#60 MIKE SHANK RACING
Ford Riley
Oswaldo Negri/John Pew

#90 SPIRIT OF DAYTONA RACING
Corvette DP (Coyote)
Ricky Taylor/Richard Westbrook

#99 GAINSCO/BOB STALLINGS RACING
Corvette DP (Riley)
Alex Gurney/Jon Fogarty

GT

#18 MÜHLNER MOTORSPORTS AMERICA
Porsche 911 (997) GT3 R
Bob Doyle/Kyle Marcelli

#19 MÜHLNER MOTORSPORTS AMERICA
Porsche 911 (997) GT3 R
Mark Greenberg/piloto a confirmar

#31 MARSH RACING
Chevrolet Corvette Z06 (Crawford)
Eric Curran/Boris Said

#44 MAGNUS RACING
Porsche 911 (997) GT3 R
Andy Lally/John Potter

#46 FALL-LINE MOTORSPORTS
Audi R8 LMS Grand-Am
Eric Lux/Al Carter

#57 STEVENSON MOTORSPORTS
Chevrolet Camaro GT.R
John Edwards/Robin Liddell

#61 R.FERRI/AIM MOTORSPORT RACING WITH FERRARI
Ferrari F458 Italia
Jeff Segal/Alex Tagliani

#63 SCUDERIA CORSA
Ferrari F458 Italia
Alessandro Balzan/Leh Keen

#64 SCUDERIA CORSA
Ferrari F458 Italia
Johannes Van Overbeek/Jeff Westphal

#66 TRG-ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GT3
Damien Faulkner/Richie Stanaway

#69 AIM AUTOSPORT TEAM FXDD WITH FERRARI
Ferrari F458 Italia
Emil Assentato/Anthony Lazzaro

#73 PARK PLACE MOTORSPORTS
Porsche 911 (997) GT3 R
Patrick Lindsey/Patrick Long

#75 STEVENSON MOTORSPORTS
Chevrolet Camaro GT.R
pilotos a confirmar

#93 TURNER MOTORSPORT
BMW M3
Tom Kimber-Smith/Michael Marsal

#94 TURNER MOTORSPORT
BMW M3
Bill Auberlen/Paul Dalla Lana

GX

#00 VISIT FLORIDA RACING/SPEEDSOURCE
Mazda6 GX
Joel Miller/Tristan Nunez

#11 SDR/LOTUS RACING
Lotus Évora GX
Scott Dollahite/Bill Dollahite

#38 BGB MOTORSPORTS
Porsche Cayman
Jim Norman/Spencer Pumpelly/John Teece

#70 MAZDASPEED/SPEEDSOURCE
Mazda6 GX
Tom Long/Sylvain Tremblay

Comentários

  • rodrigo mattar o cristina precisa de que resultados para ser campeãoe deus queira que pelo menos um vt dessa prova com seus comentarios o fox sports exiba

  • Estou elocubrando. Os custos de andar na DP e na LMP2 são praticamente os mesmos, já que o USCC decidiu mexer bem pouco nos LMP2 e os custos não irão mudar abruptamente. Já na DP irão mexer no carro ao aumentar potencia de motor, kits aerodinamicos e tudo mais. Será que a DP não vai acabar ficando mais caro que a LMP2 e assim os times irão preferir a LMP2 pelo custo beneficio maior e a possibilidade de correr em La Sarthe sem mudar de equipamento ?

      • Vamos ver o que acontece, mas eu suspeito que vão acabar matando a DP pelos custos a médio prazo. No proximo ano ainda terá mais DP’s do que LMP2, mas se a ideia dos custos mais altos pra DP prevalecer. Prevejo até 2016 uma manada de HPD’s, Morgan’s, Zytek’s, Lola’s e até mesmo o ADESS no USCC em peso e poucos DP’s no certame.

  • Eu sou obrigado a pensar assim. No Le Mans Portugal tem um texto que mostra os custos da P1, P2, PC e DP. A DP e a P2 são de custos semelhantes e o regulamento de motores é praticamente o mesmo da LMP2. Então porque não acreditar que os times da Grand-Am irão aos poucos trocar os DP por carros da LMP2 ? A 8Star Motorsports irá fazer isso e o Chip Ganassi está considerando também comprar um LMP2. A Starworks pode voltar também, mas ai não vejo fundo nesse rumor apesar deles terem comprado um Oreca FLM09 e terem participado da ALMS no COTA. É discussão pra mais de metro, até o dia 3 de Janeiro de 2013 quando começa o Roar Before the 24 todos irão elocubrar, fazer rumores e todo o resto.