Finalíssima do ELMS com 26 carros em Paul Ricard

__p184ekdid8lm8s39chm145huas5_640

RIO DE JANEIRO – No último fim de semana do mês, encerra-se a bem-sucedida temporada de reconstrução do European Le Mans Series. Um campeonato tido como morto e enterrado ressurgiu com uma força jamais imaginada e, apesar de alguns altos e baixos, agradou muito em 2013. Com provas mais curtas, de duração de 3 horas, conseguiu reunir uma média de inscritos de 25 carros por prova e o campeonato termina em Paul Ricard no próximo dia 28, com grandes expectativas de evolução para o próximo ano.

A decisão do campeonato terá vinte e seis carros inscritos. Serão dez protótipos – oito LMP2 e dois LMPC – além de dezesseis modelos Grã-Turismo, oito da LMGTE e mais oito da LMGTC, que foi a subdivisão que mais evoluiu ao longo do ano em número de inscritos. Uma alternativa barata que reforçou o grid do ELMS e deu muito certo, a ponto de haver duas novas inscrições para a última etapa.

E a corrida de Paul Ricard promete. Na LMP2, tudo empatado entre Pierre Thiriet e a dupla da Signatech-Alpine, formada por Nelson Panciatici/Pierre Ragues. Com 73 pontos, os franceses são os líderes do campeonato e quem chegar à frente um do outro leva o caneco. Correm por fora os britânicos Simon Dolan/Oliver Turvey, que estão em 3º lugar com 55 pontos, já que o vice-líder, Mathias Beche, tem 58 e só poderá ser, no máximo, vice-campeão, pois corre em dupla com Thiriet, um dos postulantes ao título.

Entre as escuderias, a luta é igualmente renhida entre o time de Philippe Sinault e o de Xavier Combet, que estão empatados na ponta, à frente do Team Jota Sport. Quem pode atrapalhar essa festa são os competidores que não têm mais nada a perder, como a Murphy Prototypes, a Race Performance, a Morand Racing e a SMP Racing, que chegou à divisão apenas na 3ª etapa e mostrou muita evolução.

Na LMPC, Gary Hirsch e Paul-Loup Chatin têm a faca e o queijo nas mãos para levar o título. Basta terminarem a corrida, pois a dupla do carro #49 do Team Endurance Challenge soma 23 pontos de vantagem para Soheil Ayari/Anthony Pons. Mesmo que os rivais vençam, um 2º lugar dá a Chatin e Hirsch o troféu de campeões da temporada 2013. Entre as escuderias, o Team Endurance Challenge já é campeão.

Johnny Mowlem/Matt Griffin, da RAM Racing, também têm uma confortável vantagem sobre o vice-líder da LMGTE, o alemão Christian Ried. A dupla da Ferrari #52 soma 88 pontos, enquanto o rival do Porsche #77 tem 65. Nick Tandy, 3º colocado com 55, fará tudo para ajudar o companheiro de equipe para ser campeão, mas é uma tarefa bastante difícil. A RAM Racing, dirigida por Dan Shufflebottom, também lidera entre as escuderias da divisão.

A SMP Racing, da Rússia, comanda a ponta na LMGTC entre os times e tem na liderança três de seus pilotos: Fabio Babini/Kyrill Ladygin/Viktor Shaitar aparecem na ponta com 75 pontos, contra 70 do trio do #62 da AF Corse, formado por Andrea Rizzoli/Stefano Gai/Lorenzo Casé. Andrew Smith e Ollie Milroy, ambos com 55 pontos, aparecem em terceiro. Na última corrida do ano, Joe Twyman vai compor o trio do #79 e tentar ajudar seus companheiros a conquistar um resultado que parece impossível de alcançar.

Vamos aos inscritos para a corrida de Paul Ricard:

LMP2

#1 THIRIET BY TDS RACING FRA
Oreca 03 Nissan (D)
Pierre Thiriet/Mathias Beche

#4 BOUTSEN GINION RACING BEL
Oreca 03 Nissan (D)
Alex Kapadia/Renaud Kuppens/James Swift

#18 MURPHY PROTOTYPES IRL
Oreca 03 Nissan (D)
Brendon Hartley/Jonathan Hirschi

#34 RACE PERFORMANCE CHE
Oreca 03 Judd (D)
Michel Frey/Marcello Marateotto

#36 SIGNATECH-ALPINE FRA
Alpine A450 Nissan (M)
Nelson Panciatici/Pierre Ragues

#37 SMP RACING RUS
Oreca 03 Nissan (D)
Maurizio Mediani/Sergey Zlobin

#38 TEAM JOTA SPORT GBR
Zytek Z11SN Nissan (D)
Oliver Turvey/Simon Dolan

#43 MORAND RACING CHE
Morgan LMP2 Judd (D)
Christian Klien/Natacha Gachnang

LMPC

#48 TEAM ENDURANCE CHALLENGE FRA
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Anthony Pons/Soheil Ayari

#49 TEAM ENDURANCE CHALLENGE FRA
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Paul-Loup Chatin/Gary Hirsch

LMGTE

#52 RAM RACING GBR
Ferrari F458 Italia (M)
Johnny Mowlem/Matt Griffin

#53 RAM RACING GBR
Ferrari F458 Italia (M)
Gunnar Jeannette/Frankie Montecalvo

#54 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Jean-Marc Bachellier/Howard Blank/Yannick Mallegol

#55 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Pier Giuseppe Perazzini/Federico Leo/Marco Cioci

#66 JMW MOTORSPORT GBR
Ferrari F458 Italia (D)
Joël Camathias/Andrea Bertolini

#67 IMSA PERFORMANCE MATMUT FRA
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
Jean-Karl Vernay/Patrice Milesi

#75 PROSPEED COMPETITION BEL
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
François Perrodo/Emmanuel Collard

#77 PROTON COMPETITION DEU
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
Klaus Bachler/Nick Tandy/Christian Ried

LMGTC

#60 KOX RACING NDL
Lamborghini Gallardo LP600 GT3 (M)
Peter Kox/Nico Pronk/Dennis Retera

#62 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia GT3 (M)
Stefano Gai/Andrea Rizzoli/Lorenzo Casé

#68 SMP RACING RUS
Ferrari F458 Italia GT3 (M)
Luca Persiani/Devi Markozov/Aleksandr Frolov

#69 SMP RACING RUS
Ferrari F458 Italia GT3 (M)
Fabio Babini/Viktor Shaitar/Kyrill Ladygin

#72 SMP RACING RUS
Ferrari F458 Italia GT3 (M)
Boris Rotemberg/Mika Salo/Anton Ladygin

#79 ECURIE ECOSSE GBR
BMW Z4 GT3 (M)
Joe Twyman/Ollie Millroy/Andrew Smith

#85 DKR ENGINEERING LUX
BMW Z4 GT3 (M)
Matthieu Lecuyer/Thomas Accary/Dimitri Enjalbert

#86 SCUDERIA VILLORBA CORSE ITA
Ferrari F458 GT3 (M)
Steeve Hiesse/Cédric Mèzard

Comentários