Lista de inscritos para Fuji com 29 carros
RIO DE JANEIRO – Sexta etapa do WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, as 6h de Fuji terão o melhor grid de largada da temporada desde as 24 Horas de Le Mans. Tudo porque além da já anunciada participação do segundo Toyota TS030 Hybrid, que desde a corrida francesa não apareceu mais como participante regular do campeonato, a equipe japonesa Jim Gainer vai alinhar um Zytek Z11SN em associação com a Greaves Motorsport (que por sinal não correrá em Fuji) na classe LMP2, tendo Katsuyuki Hiranaka, Masayuki Ueda e Björn Wirdheim a bordo.
Agora, a KCMG, vencedora das duas etapas inciais da Asian Le Mans Series, vai aproveitar para participar da corrida japonesa após a 3ª etapa do certame oriental, em Zhuhai, na China. O trio confirmado para Fuji será formado por Richard Bradley, da Grã-Bretanha e pelos japoneses Kazuhiro Koizumi e Tsugio Matsuda.
A surpreendente ausência é de Bruno Senna: após vencer as 6h de Austin em sua classe junto ao francês Fréderic Makowiecki, o brasileiro, 5º colocado no FIA Endurance Trophy de sua classe (LMGTE-PRO) com 71 pontos, não vai competir na etapa japonesa. É possível que o brasileiro e mais Richie Stanaway e um terceiro piloto a ser designado participem da Petit Le Mans, última etapa da história da American Le Mans Series, que será no mesmo fim de semana. A Aston Martin vai com apenas dois carros na divisão e o #99 será partilhado por Pedro Lamy e Paul Dalla Lana.
A lista de inscritos para as 6h de Fuji é esta:
#1 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler
#2 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Tom Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval
#7 TOYOTA RACING JPN
Toyota TS030 Hybrid (M)
Alexander Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajiima
#8 TOYOTA RACING JPN
Toyota TS030 Hybrid (M)
Sébastien Buemi/Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin
#12 REBELLION RACING CHE
Lola B12/60 Toyota (M)
Nicolas Prost/Mathias Beche/Andrea Bellicchi
#24 OAK RACING FRA
Morgan LMP2 Nissan (D)
Olivier Pla/Alex Brundle/David Heinemeier-Hänsson
#25 DELTA-ADR GBR
Oreca 03 Nissan (D)
Tor Graves/James Walker/Shinji Nakano
#26 G-DRIVE RACING RUS
Oreca 03 Nissan (D)
Roman Rusinov/Mike Conway/John Martin
#27 JIM GAINER RACING JPN
Zytek Z11SN Nissan (D)
Katsuyuki Hiranaka/Masayuki Ueda/Björn Wirdheim
#31 LOTUS PRAGA CZE
Lotus T128 (D)
Kevin Weeda/James Rossiter/Vitantonio Liuzzi
#32 LOTUS PRAGA CZE
Lotus T128 (D)
Dominik Kraihamer/Jan Charouz/Thomas Josef Holzer
#35 OAK RACING FRA
Morgan LMP2 Nissan (D)
Ricardo Gonzalez/Bertrand Baguette/Martin Plowman
#45 OAK RACING FRA
Morgan LMP2 Nissan (D)
Jean-Marc Merlin/Jacques Nicolet/Keiko Ihara
#47 KCMG HKG
Morgan LMP2 Nissan (D)
Richard Bradley/Kazuhiro Koizumi/Tsugio Matsuda
#49 PECOM RACING ARG
Oreca 03 Nissan (M)
Nicolas Minassian/Pierre Kaffer/Luis Perez-Companc
#51 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Gimmi Bruni/Giancarlo Fisichella
#71 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Kamui Kobayashi/Toni Vilander
#91 PORSCHE AG TEAM MANTHEY DEU
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Patrick Pilet/Jörg Bergmeister
#92 PORSCHE AG TEAM MANTHEY DEU
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Richard Lietz/Marc Lieb
#97 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Darren Turner/Stefan Mucke
#99 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Pedro Lamy/Paul Dalla Lana
#50 LARBRE COMPETITION FRA
Chevrolet Corvette C6-R (M)
Julien Canal/Fernando Rees/Patrick Bornhauser
#57 KROHN RACING USA
Ferrari F458 Italia (M)
Tracy Krohn/Nic Jönsson/Maurizio Mediani
#61 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Jack Gerber/Marco Cioci/Matt Griffin
#76 IMSA PERFORMANCE MATMUT FRA
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
Raymond Narac/Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret
#81 8STAR MOTORSPORTS USA
Ferrari F458 Italia (M)
Enzo Potolicchio/Rui Águas/piloto a confirmar
#88 PROTON COMPETITION DEU
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti
#95 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen
#96 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Jamie Campbell-Walter/Stuart Hall
Ei Rodrigo comecei a olhar o Endurance no ano passado, mas sempre fiquei em dúvida sobre essa histórias dos pilotos da GT Am, se eles tem que ser pilotos de graduação mais baixa, como o Pedro Lamy disputou a classe amadora em 2012 se ele é um piloto profissional.?
Abraços
É que a LMGTE-AM permite junto a dois pilotos de menor graduação (prata ou bronze) a inscrição de um piloto com graduação ouro ou platina.
Espero ter respondido a sua pergunta.
Abraços!
Depois dessa etapa de AUSTIN vai ser bacana ver os 2 R18 2 TS030 disputando na LMP1 Rodrigo existe alguma chance de termos carros privados HY ?
Em 2014? Sim.
É possível que tenhamos uma equipe do FIA WEC usar outro tipo de combustível sem ser gasolina ou diesel, como álcool, etanol ou biodiesel?
Acredito que ano que vem a media de carros no WEC por etapa tirando LE MANS seja de uns 32 35 carros, espero que as montadoras olhem pro WEC como forma realmente de desenvolver tecnologias para os carros de RUA e invistam na categoria já que os motores da F1 e WEC serão muito parecidos tecnologicamente.
Eu acredito sim que podemos ter uns 35 carros no máximo para a próxima temporada, que pra mim já está bom, pois somente 28 carros é pouco, o grid deste ano do WEC é menor que a nossa Stock Car que é de 34 carros.
Gérard Neveu quer 36 carros a tempo inteiro em 2014.
A Rebellion sacou o Heidfeld?
É que o Andrea Bellicchi pode voltar em Fuji. Provavelmente o Heidfeld deve correr pelo time na Petit Le Mans, no mesmo fim de semana do WEC.
A Rebellion vai colocar um carro em cada categoria ?
Vai.
A Petit Le Mans vai acontecer no mesmo fim de semana das 6 Horas de Fuji? Então quer dizer que a Rebellion Racing vai estar nas duas num mesmo fim de semana?
Exatamente.
Eu vi que o carro 98 não estará em Fuji e muito menos a Greaves Motorsport. Existe uma chance mesmo que remota deles irem pra Road Atlanta para a Petit Le Mans ?
Sim, a Greaves vai para a Petit Le Mans.
E a AMR ? Vai pra Road Atlanta ? Uma coisa que adoraria ver é a Audi colocar um carro em Road Atlanta já que tem um e-tron quattro encostado. Seria ótimo pra Audi fechar a ALMS com chave de ouro já que pilotos pra tal operação existem.
Sim, possivelmente vai para a Petit Le Mans. A Audi não correrá essa prova.