Os 10 maiores carros da McLaren – segundo os leitores

McLaren-Logo-HD-Wallpapers

RIO DE JANEIRO – Moçada, é o seguinte: me ocorreu a ideia que aqui venho propor a vocês. A McLaren completa 50 anos de participação no automobilismo como equipe, embora o primeiro Fórmula 1 só tenha estreado em 1966.

Então vamos lá: os leitores e leitoras têm liberdade para, no espaço de uma semana, escolher os dez maiores carros da história da McLaren. Pode ser Fórmula 1, Fórmula 2, Indy, Grã-Turismo ou Protótipos Can-Am. Fiquem à vontade para escolher e os dez mais votados – claro, os leitores podem escolher dez carros – serão revelados aqui no blog, em ordem decrescente de votos.

O espaço nos comentários é todo de vocês. Mandem bala!

Comentários

  • Bom… Não sei se as minhas escolhas são As certas, mas vou mais pelo feito do que pela beleza. Então, mando pra lista a McLaren M6A, M7, M8D, M23, MP4/4, MP4/5, MP4/13, MP4/23, MP4/27 e a F1 GTR – essa última, claro, pela memorável vitória em cima dos protótipos nas 24 Horas de Le Mans e também pelo número quantitativo de unidades que terminaram na frente deles em ’95.

    Quanto a ordem, vou deixar para os outros brothers que comentarem!

  • No que se refere a Formula 1, para mim o melhor Mclaren foi logicamente o de Mp4-4 de1988, mas também foram amplamente dominantes os carros de 1984, 1985, 1989, 1998 e 1999. No caso das temporadas de 2000 e 2005, os carros McLaren eram os mais rápidos porém não conseguiram os títulos.

  • MP4/4 de 1988
    MP4-13 de 1998
    Mp4-20 de 2005 (o mais bonito)
    mp4-8 de 1993 (carro bonito e eficiente nas mãos de Senna. Se tivesse motor melhor, poderiam ter batido a Williams em 1993)
    mp4-6 de 1991
    f1 GTR Le Mans 1995
    os Tag-Porsche de 1984 e 1986 (títulos de Lauda e Prost)
    M23 de 1974 a 1976 (Emerson e Hunt)
    mp4-12 de 1997 (estréia do flecha de prata)

  • Num sei os nomes (sopa de letrinhas), mas vai pela memória afetiva:

    1 – F1 GTR
    2 – F-1 1974 (Fittipaldi)
    3 – F-1 1984 (Lauda)
    4 – F-1 1988 (Senna/Prost)
    5 – F-1 1991 (Senna)
    6 – F-1 1993 (Senna)
    7 – F-1 1996 (o último da Marlboro – era uma chaleira, mas bonitão)
    7 – F-1 1998 (Hakkinen)
    8 – F-1 2007 (Hamilton)
    9 – F-1 2012 (Button/Hamilton)

  • De produção, eu gostou muito do

    1. Mclaren F1 (revolucionário projeto de Gordon Murray e Peter Stevens).

    Nas pistas, temos o:

    2. McLaren M23 (principal carro da equipe na década de 1970 na F1);

    3. McLaren M16C (vencedor das 500 milhas de Indianápolis);

    4. McLaren MP4 (primeiro carro a usar fibra de carbono na fabricação do monocoque na F1 em 1981);

    5. McLaren MP4 / 2 ( carro tricampeão da F1 entre 1984-86);

    6. McLaren MP4 / 4 (carro de outra dimensão que venceu quase tudo na F1 em 1988), o

    7. McLaren MP4/13 (primeiro carro projetado por Adrian Newey para a equipe de F1 em 1998 e que tirou a equipe do jejum de títulos);

    8. McLaren MP4/14 (bicampeão com o Mika Hakkinen em 1999);

    9. McLaren MP4/20 (vencedor de 10 corridas de F1 em 2005);

    10. Nos protótipos, o McLaren M8 (famoso carro da série Can-Am).

  • No que se refere a Formula 1, para mim o melhores Mclaren, nessa ordem, foram:
    1. o M23, dos campeonatos de 1974 e 1976* (*13/09/2013 está chegando) ;
    2. o M26 de 1977 a 1979;
    3. o MP4/1E de 1983;
    4. o MP4/2 de 1984, quase tão excepcional quanto o MP4/4 em termos de resultados;
    5. o MP4/2C de 1986;
    6. o MP4/5B de 1990;
    7. o MP4/14 de 1999;
    Em 8° fica o carro de passeio MclarenF1; em 9° o M8 série Can-Am em 10° lugar o M16C vencedor das 500 milhas de Indianápolis);

    Só votei nos carros mais bonitos da McLaren. Não considero o MP4/4 bonito, porém é o melhor carro construído pela McLaren para ser campeão de F1, até melhor que MP4/2 e o M23. Esse só foi imbatível porque a dupla de pilotos eram fantásticos. Sem o Senna acho que o MP4/4 não seria tão fantástico assim.

  • Difícel escolher! Mas vamo lá:

    Can-Am: M1A e M8D;

    Indy: M16C;

    Fórmula 1: M7A, M19A, M23, MP4-2 e Mp4-4;

    De rua: F1;

    Le Mans: F1 GTR.

  • Realmente não conheço todos os carros da McLaren, principalmente os primeiros de F1 e os Can-Am, mas faço uma lista de cinco:

    1 – M23: o mais importante e longevo carro da marca. Venceu dois campeonatos de F1 e Indy 500. Além de todos os campeões que nele conquistaram, foi o segundo monoposto usado por Piquet e o primeiro de Villeneuve.

    2 – Mp4: o primeiro da série não venceu o campeonato, mas introduziu uma série de revoluções tecnológicas.

    3 – Mp4/4: uma temporada quase perfeita em 88, com dois pilotos excepcionais. Só faço a ressalva porque o campeonato de 88 contou com muitas equipes optando pela introdução dos motores aspirados, como a bicampeã Williams. Aí as coisas ficaram mais fáceis.

    4 – Mp4/2: O do último título de Lauda, já com o motor Tag-Porsche. História pura num campeonato dominado pelos pilotos da equipe.

    5 – Mp4/13: primeiro caneco de Mika Hakkinen com um carro espetacular. Venceu a Ferrari e Schumacher com autoridade. O monoposto desenhado por Adrian Newey contava ainda com fortes motores Mercedes, pneus Bridgestone.

    Menção honrosa ao Mp4/8, usado por Senna em 93. O carro, além de belo, era excepcional. Um dos melhores que a McLaren fez. Tão bom que apenas foi revisado para a temporada 94, fato este raro na F1 da época. Só o motor Ford uma geração atrasado em relação ao da Benetton podia ser considerado seu ponto fraco. Senna fez sua melhor temporada contra o dueto imbatível de Prost-Williams.

    Já os carros pós-introdução dos V8 não me encantam.

  • MP4/4 – hors concours
    1- M2B – primeiro carro na F1,
    2 – M7A – primeira vitória (Bruce McLaren),
    3 – M23 – primeiro título (Emerson Fittipaldi),
    4 – M6A – Primeiro título na Can Am (Bruce McLaren),
    5 – M16C – vitória na Indy 500 (Mark Donohue)
    6 – MP4/2 – primeiro título na “era moderna” da F1 (Prost)
    7 – F1 GTR – vitória nas 24 horas de Le Mans
    8 – MP4/8 – talvez o mais belo de todos
    9 – MP4/13 – campeão 1998 (Hakkinen) – primeiro título da Mercedes na F1 em mais de 40 anos
    10 – M10A – campeão F5000

  • M16 (venceu as 500 milhas de Indianápolis)
    F1 GTR (venceu Le Mans)
    M7 (primeira vitória)
    M23 (título do Emerson)
    MP4/1 (fibra de carbono)
    MP4/2 (títulos de 1984/5)
    MP4/4 (obra-prima)
    MP4/5 (obra-prima com motor aspirado)
    MP4/13 (domínio contra MSC em 1998)
    MP4/22 (Alonso e Hamilton)

  • As minhas escolhas (sem qualquer tipo de ordem que não o cronológico)

    – M6A, 1967 (Can-Am) O primeiro carro vencedor.
    – M7A, 1968 (Formula 1) Primeira vitória, com o Bruce McLaren ao volante.
    – M16, 1972 (IndyCar) Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis
    – M23, 1973 (Formula 1) O carro de Emerson Fittipaldi e James Hunt
    – MP4-1, 1981 (Formula 1) Primeiro chassis de fibra de carbono
    – MP4-2, 1984 (Formula 1) O carro de Niki Lauda e Alain Prost
    – MP4-4, 1988 (Formula 1) O carro total: 15 vitórias em 16 possiveis
    – MP4-8, 1993 (Formula 1) O chassis não é bom, mas foi por aquilo que Senna fez dele
    – MP4-13, 1998 (Formula 1) Mika Hakkinen
    – MP4-22, 2007 (Formula 1) Fernando Alonso e Lewis Hamilton, sem as politicas.

  • Na minha ordem de importância:

    1988 – MP4/4 – F1
    1974 – M23 – F1
    1972 – M16 – Indy
    1984 – MP4/2 – F1
    1995 – McLaren F1 GTR LM – Le Mans
    1967 – M6A – Can-Am
    1970 – M10B – F5000
    1985 – MP4/2B – F1
    1998 – MP4/13 – F1
    1993 – MP4/8 – F1

    E uma menção honrosa (ou não), para o excelente carro de 2007 que perdeu todos os pontos, quando a McLaren foi considerada culpada no caso de espionagem envolvendo o seu engenheiro Mike Coughlan e o Nigel Stepney, engenheiro da Ferrari,

    2007 – MP4-22 – F1