WEC, 6h de Austin: líderes fazem a pole no COTA

MOTORSPORT : FIA WEC  WORLD ENDURANCE CHAMPIONSHIP 6 HOURS OF CIRCUIT OF THE AMERICAS ROUND 5 09/20-22/2013

RIO DE JANEIRO – Líderes do Mundial de Endurance com 112 pontos, Allan McNish, Loïc Duval e Tom Kristensen deram mais um importante passo na luta contra o trio dos companheiros de equipe e atuais campeões mundiais Marcel Fässler, Bénoit Tréluyer e Andre Lotterer. O Audi R18 e-tron quattro #2 conquistou hoje a pole position para as 6h de Ausitn, quinta etapa do WEC que acontece neste domingo a partir de 13h, pelo horário de Brasília.

Com a média de 1’48″355 para as quatro voltas mais rápidas dos dois pilotos escalados – Duval e McNish – os dois bateram Andre Lotterer e Marcel Fässler, que conduziram o #1 na classificação e foram superados por 0″262 na briga doméstica entre os dois protótipos da casa de Ingolstadt.

O Toyota TS030 Hybrid foi – adivinhem só? – atrapalhado em uma de suas voltas rápidas por um dos Lotus Praga LMP2, e de novo o #32, desta vez com Jan Charouz ao volante, o que deve ter irritado muito o francês Stéphane Sarrazin. Ele e Sébastien Buemi nada puderam fazer: ficaram a 1″341 da pole position e com o terceiro lugar no grid.

MOTORSPORT : FIA WEC WORLD ENDURANCE CHAMPIONNSHIP 6 HOURS OF CIRCUIT OF AMERICA 09/20-22/2013

Único dos LMP1 não oficiais, o Lola Toyota guiado por Nick Heidfeld e depois por Mathias Beche acabou em quarto a 3″726 da pole, na média dos melhores tempos. No geral, o carro #12 foi três segundos mais rápido que o melhor LMP2, o Oreca Nissan #26 guiado primeiro por John Martin e depois por Mike Conway, garantindo um importante pontinho para a tripulação do carro da G-Drive Racing, cuja desclassificação nas 24 Horas de Le Mans foi efetivamente confirmada.

O Morgan Nissan #24 guiado por Olivier Pla e Alex Brundle no qualifying ficou em segundo no cômputo das médias, exatamente 1″010 mais lento que o pole da divisão, com o #35 da trinca líder do campeonato em terceiro, o #49 da Pecom Racing em quarto e o #25 da Delta-ADR com o quinto melhor tempo, à frente apenas do Zytek da Greaves, dos dois Lotus Praga e do #45 da OAK Racing, que não completou as quatro voltas de média e, mesmo assim, vai largar à frente de todos os LMGTE.

MOTORSPORT : FIA WEC WORLD ENDURANCE CHAMPIONSHIP 6 HOURS OF CIRCUIT OF THE AMERICAS ROUND 5 09/20-22/2013

Entre os modelos Grã-Turismo, Bruno Senna fez um excelente trabalho ao lado do francês Fred Makowiecki, que regressou à Aston Martin Racing em Austin. A dupla a bordo do #99 (com nova pintura) conseguiu a pole da divisão LMGTE-PRO e um pontinho extra no campeonato. A média da dupla foi 2’04″628, superando em 0″270 o Porsche #91 de Jörg Bergmeister/Patrick Pilet.

A AMR quase fez dobradinha na divisão. Aliás, Richie Stanaway foi de novo muito veloz, com o melhor tempo de todo o treino entre os carros da classe, em 2’04″014. Mas a média do #98 partilhado entre o neozelandês e Pedro Lamy foi nove décimos pior que este tempo e eles, junto ao canadense Paul Dalla Lana, ficaram com a terceira posição, superando a Ferrari de Kamui Kobayashi/Toni Vilander, reconstruída após o incêndio em Interlagos.

O carro #97 de Darren Turner e Oliver Gavin, que fizeram a qualificação, não foi além do sexto posto no grupo, atrás do Porsche #92 de Richard Lietz/Marc Lieb. Surpresa mesmo foi Gimmi Bruni/Giancarlo Fisichella como os donos do pior tempo da principal divisão de modelos Grã-Turismo.

MOTORSPORT : FIA WEC WORLD ENDURANCE CHAMPIONSHIP 6 HOURS OF CIRCUIT OF THE AMERICAS ROUND 5 09/20-22/2013

Na LMGTE-AM, ótima performance de Rui Águas e do italiano Matteo Malucelli a bordo do #81 da 8Star Motorsports, colocando a equipe venezuelana, com sede em Pompano Beach, lá mesmo nos EUA, à frente do favorito Aston Martin de Nicki Thiim e Christoffer Nygaard. A média das melhores voltas da Ferrari foi 2’06″515, apenas 0″013 melhor que a dos dinamarqueses.

Fernando Rees e seu parceiro francês Julien Canal continuam sofrendo com a falta de competitividade do Corvette da Larbre Competition. O brasileiro, inclusive, chegou a dar uma rodada na classificação. Acabaram em penúltimo no grupo, com a média de 2’08″132, melhor apenas que a Ferrari da Krohn Racing, que perdeu o engenheiro David Brown após a etapa de Interlagos. Seu lugar passa a ser ocupado por Mark Schömann, ex-engenheiro de pista da Risi Competizione e da Dyson Racing na American Le Mans Series, atualmente ocupado com a RAM Racing no European Le Mans Series. A mudança, pelo visto, pouco resultou para a equipe do simpático Tracy Krohn, que verá seu carro na última posição do grid de 28 máquinas neste domingo.

Comentários