WEC aposta na estabilidade do calendário para 2014

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RIO DE JANEIRO – Em time que está ganhando não se mexe. Pelo menos acho que é assim que estão pensando os dirigentes do Automobile Club de l’Ouest (ACO), que divulgaram ontem em Austin, pouco antes do início do 2º treino livre para as 6 Horas das Américas, o calendário do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) para a temporada de 2014. O anúncio foi feito pelo CEO do campeonato, Gérard Neveu, com a presença de Pierre Fillon, presidente do ACO.

São as mesmas oito pistas deste ano, com a ordem exata das corridas já realizadas e por realizar em 2013. Não houve nenhuma mudança de circuitos, embora houvessem rumores – felizmente extintos – de que a pista de Spa-Francorchamps deixaria o calendário para dar lugar à Alemanha, que por conta da presença de Porsche e Audi na LMP1 em 2014, tinha interesse em receber uma corrida do WEC.

As 6 Horas de São Paulo serão de novo a 4ª etapa, entre os dias 29 e 31 de agosto. E uma pergunta martela nossas mentes: será que os novos boxes e paddock de Interlagos serão entregues a tempo para esta corrida? Eis a questão.

A estabilidade de um calendário faz bem a qualquer campeonato e o WEC caminha a passos firmes neste sentido. Até abril, quando acontece a primeira etapa em Silverstone, as equipes terão tempo de sobra para desenvolver seus equipamentos – principalmente o pessoal da LMP1, que terá de lançar novos carros de acordo com o regulamento técnico que passa a vigorar no próximo ano.

Sujeito à apreciação do Conselho Mundial da FIA, que aprovará as datas – ou não – o calendário de 2014 do WEC é este:

28 a 29 de março – Ensaios Oficiais (Paul Ricard)
18 a 20 de abril – 6h de Silverstone
9 a 10 de maio – 6h de Spa-Francorchamps
14 e 15 de junho – 24h de Le Mans
29 a 31 de agosto – 6h de São Paulo
19 a 21 de setembro – 6h das Américas
10 a 12 de outubro – 6h de Fuji
31 de outubro a 1º de novembro – 6h de Xangai
13 a 15 de novembro – 6h do Bahrein

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