ZENT Cerumo vence em Fuji e o Super GT pega fogo

Fuji6_38

RIO DE JANEIRO – Na 6ª etapa do Super GT, o Campeonato Japonês de Grã-Turismo, a temporada 2013 teve no último fim de semana o sexto carro diferente a receber a quadriculada em primeiro. O Lexus SC430 da equipe ZENT Cerumo, guiado por Yuji Tachikawa/Kohei Hirate, tirou partido da pole position e levou a melhor na corrida que teve 66 voltas de duração, com pouco mais de 3 segundos sobre o HSV-010 de Koudai Tsukakoshi/Toshihiro Kaneishi.

Com o carro mais lastreado (84 kg) do grid, os bicampeões Ronnie Quintarelli/Masataka Yanagida, que tinham terminado os 1000 km de Suzuka em segundo, acabaram em 9º lugar, um resultado que os tirou da liderança do campeonato, de forma provisória. Naoki Yamamoto/Fréderic Makowiecki, que justamente faturaram a corrida mais longa do ano, chegaram em 5º lugar, resultado que os deixa agora na frente, com 46 pontos.

Porém, com os mesmos 46 pontos da dupla da equipe Dome Weider Modulo, estão o brasileiro João Paulo de Oliveira e seu companheiro de equipe Tsugio Matsuda. A dupla da Calsonic Team Impul terminou em sexto na corrida de Fuji. Com um triunfo alcançado na 3ª etapa em Sepang, eles estão muito vivos na luta pelo título da temporada na GT500.

Na divisão GT300, o #4 de Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka reencontrou o caminho das vitórias. A BMW da equipe Hatsunemiku levou a melhor em cima do Toyota Prius de Morio Nitta/Koki Saga e do Lamborghini de Koji Yamanishi/Shinya Hosokawa. Três marcas diferentes nos três primeiros lugares do pódio.

Mesmo terminando num distante e apagado 8º lugar nesta etapa, a dupla formada por Hideki Mutoh/Yukhi Nakayama somou mais três pontos e mantém a liderança no campeonato com 60 pontos, catorze à frente de Björn Wirdheim/Katsuyuki Hiranaka e Tetsuya Yamano/Kota Sasaki. Todas as duplas com marcas diferentes: os líderes com Honda, os vice-líderes com Mercedes-Benz e a turma que vem em terceiro anda de Subaru.

O Super GT é um tremendo campeonato. E a penúltima etapa será em 6 de outubro, no circuito de Autopolis. Vamos ver se JP “Oribeira” continua firme na briga pela inédita taça de campeão.

Comentários

  • Pra mim, uma corrida da Super GT atualmente equivale a um campeonato inteiro da F1, em partes.

    (Curiosidade: existem muitos ex-pilotos de F1 como chefes de equipe aí. E olhem só quem é o frontman da BMW Z4 Hatsune Miku. Sim, Ukyo “Katagrama”! O TeamUKYO mandam bem pra caramba com essa BMW “fofinha”.