A que poderia ter sido… e não foi!

Ferrari 312PB73.jpg1.RIO DE JANEIRO – Essa foi uma dica preciosíssima do sumido amigo Jonny’O no tempo em que eu escrevia no chamado Saco de Gatos, circa 2006/2007. A foto mostra a Ferrari 312 P/B, o protótipo da Casa de Maranello que estava em desenvolvimento para o World Sportscar Championship de 1974.

À época, a Ferrari era o único construtor que fazia ainda a dobradinha Fórmula 1/Protótipos. A Matra-Simca abandonou os monopostos ao fim do campeonato de F-1 em 1972, concentrou-se na Endurance e deu um pau na Ferrari, que tinha ganho a temporada anterior entre os carros esporte.

01-1974_Fiorano_312_PB_Lauda_S

Tanto Clay Regazzoni (foto do topo do post) quanto Niki Lauda (foto acima) chegaram a treinar com o protótipo, que tinha sido extensamente modificado na aerodinâmica, com o uso inclusive de uma entrada de ar em forma de periscópio, como previa o regulamento da época.

Mas, cansada de levar ferro na Fórmula 1, a Ferrari resolveu redobrar os esforços e concentrar-se no desenvolvimento da 312 B3, que havia começado mal sua campanha em 1973. O carro sofreu alterações fundamentais e tornou-se imediatamente competitivo. O dínamo dessa mudança foi um certo Luca Cordero di Montezemolo, então com 24 anos de idade, indicado por Enzo Ferrari para assumir o Reparto Corse em Maranello. Como efeito de sua chegada, o projeto Ferrari 312 P/B foi abortado de vez, marcando a despedida temporária da Ferrari nas competições de Endurance.

A Ferrari regressaria aos protótipos com seu modelo 333SP, concebido em 1995 e cujo desenvolvimento ficou com a Michelotto, sem nenhum vínculo oficial com a marca. Por oito anos, o carro disputou e venceu diversas provas nos EUA e Europa e deixou saudades.

Mas fica o registro da existência da Ferrari 312 P/B como “aquela que poderia ter sido… e não foi”.

Comentários

  • Grande Jonny´O!
    trocamos muitas fotos da Alfas “gorduchas” da F1.
    Tenho a reportagem dessa Ferrari em uma quattroruotte que comprei em um sebo aqui no Rio.
    Se achar algum outro detalhe interessante, volto a postar aqui.