Cada vez mais perto do tetra

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RIO DE JANEIRO – Cada corrida que termina, fica a certeza de que o tetracampeonato está cada vez mais próximo de Sebastian Vettel na Fórmula 1. O alemão continua com a doce (para ele, lógico) rotina de triunfos na temporada 2013. Hoje, no GP da Coreia do Sul, em Yeongnam, o piloto da Red Bull chegou à oitava vez no topo do pódio e ao quarto “Grand Slam” da carreira – o que significa fazer a pole, marcar a melhor volta e vencer. De ponta a ponta, naturalmente.

Se mais uma vez Vettel faz tudo ser muito mais fácil, já que ele tem também um grande carro em mãos e tira partido dele como ninguém, é necessário ressaltar que a corrida teve outros grandes destaques. Kimi Räikkönen foi de novo fabuloso, partindo de nono para chegar em segundo – e muito beneficiado pelas duas entradas do Safety Car ao longo da corrida.

A 3ª posição foi de Romain Grosjean, num desempenho meritório do franco-suíço, que alcançou seu terceiro pódio num campeonato até aqui menos competitivo em termos de resultados que no ano passado, mas muito mais eficiente porque o piloto da Lotus não tem se envolvido em tantas confusões. Mérito dele, é claro.

Tão bom quanto a dupla da Lotus foi esse Nico Hülkenberg, que de repente despertou em 2013 – assim como a Sauber. Conseguiu pontuar em três GPs consecutivos e igualou o melhor resultado da carreira – 4º lugar, que ele obtivera ano passado com o carro da Force India. O resultado obtido neste domingo na Coreia é ainda mais expressivo, considerando que o C32 da Sauber não foi competitivo em grande parte deste campeonato e que o alemão do carro #11 segurou no braço ninguém menos que Lewis Hamilton e Fernando Alonso. É mais um desempenho que dá muito o que pensar acerca de seu futuro dentro da Fórmula 1.

Agora distante 77 pontos de Vettel, Fernando Alonso sente que suas chances diminuem corrida após corrida. Não por culpa dele: o espanhol tenta o máximo, sempre. O problema está no mau rendimento da Ferrari, que realmente perdeu o fio da meada ao longo do campeonato e não parece ter condições de se reuperar. Maranello pode jogar a toalha a qualquer momento e passar o foco para 2014, onde entra em jogo o novo regulamento com motor turbo.

No mais, a Mercedes conseguiu se aproximar da Ferrari com os 16 pontos somados por seus dois pilotos, reduzindo a apenas um a diferença entre ambas no Mundial de Construtores. Felipe Massa, que novamente teve uma corrida irregular, contribuiu com um esquálido 9º lugar – muito pouco para ajudar Alonso e sua futura ex-equipe. E a McLaren, aos pouquinhos, consegue abrir vantagem em relação à Force India, naquela que é talvez a pior temporada do time desde 1996.

E é isso. Até que a corrida da Coreia não foi tão ruim quanto se supunha. Duro foi ter que aturar comparações, ‘viagens’ e outras pérolas desferidas durante a transmissão da corrida.

Comentários

  • Eu acho que a Ferrari perdeu o fio da meada no momento ,em quê mandou o Kimi embora e contratou o Fernando para seu lugar,revivendo a patuscada,do tempo do Todt,Michael e Rubens,a Ferrari tem um parque industrial formidável,condição financeira,carisma mas não consegue transformar essas vantagens,em primeiro lugares.Haja visto que o Fernando tem esses pontos,todos e a Ferrari trabalha exclusivamente para ele e o quê sobra vai para o Felipe e mesmo assim o Felipe sempre chega junto nas classificações,e na corrida não pode ameaçar o Fernando de jeito nenhum.A confiabilidade da Ferrari é outro ponto,quê quase ninguém toca no assunto.Já tá na hora de dar o braço a torcer,assumir que as outras equipes são incompetentes,e olhar como o Vettel é competente,pois o que ele tem em mãos todo piloto quer.Se o Fernando ganhar com a Red Bull quem é melhor ele ou o carro? ou o projetista?Olha os caras quê o Piquet,Prost,Fittipaldi e Lauda, competiram e olha de quem o Fernando ganhou. A sua narrativa da corrida foi perfeita.

  • O melhor da corrida foi o Hulckenberg. Este alemão me parece o piloto com maior potencial no momento. Uma burrice da Ferrari não ter contratado o Hulck e ter optado pelo Raikonnen. Se os problemas nas costas do Raikonnen piorarem em 2014, a Ferrari pode ter que recorrer a um 3º piloto. Alonso está em declínio técnico evidente. A cada corrida isto se torna mais evidente. De vez em quando os adversários erram e aí o espanhol aproveita, mas de resto é um mão cheia de nada. Hoje Alonso errou quase em todas as voltas. Sua pilotagem hoje foi meio medíocre. Cometeu erros de trajetória em várias situações e numa delas levou uma ultrapassagem de Hamilton meio ridícula. Desta vez nem a largada o espanhol acertou. É verdade que nem Hamilton conseguiu passar Hulck, mas Alonso errou muito mais quando esteve atrás do alemão nômade da Sauber. Alonso só não fez andar de marcha a ré, porque o resto fez de tudo errado. Quase o gp inteiro com um ou outro erro por volta. A Ferrari em 2014 vai ter 2 pilotos em Urano e nenhum com foco na pista. A Ferrari 2014 promete ser aquilo que está sendo a Mclaren em 2013. Não será a hora de ambas as equipes desistirem da pull rod? A Mclaren promete ser a Williams de 2014. Button e Perez, principalmente o mexicano, não estão a altura de um carro Mclaren. Pena foi o Gutierrez não ter marcado um pontinho. Acho que a F1 precisa de algumas mudanças urgentes. O fato de nenhum rookie marcar pontos em 2013 não é bom para a categoria. Fiquei mais uma vez com a sensação de que Webber corre pensando em ajudar Alonso. No mínimo pensa em não atrapalhar o espanhol e tentar criar alguma chace de alguém dar luta a Vettel, não usando o potencial do carro. Acho que Webber não está sendo profissional nesta sua saída da F1. Quando o australiano tinha carro para se aproximar de Raikonnen, passar e ir a caça de Alonso, ele tirou o pé claramente. Na 22ª volta isso ficou evidente. Mais tarde passou, mas era tão absurdo não passar que não havia justificativa não fazer, mas mesmo assim hesitou. A Porsche infelizmente contratou um piloto cheio de vícios e amiguinhos. A Pirelli tem que aposentar os supermacios. Estes pneus falharam novamente feio e obrigaram os pilotos a tirar o pé do acelerador em determinados pontos da degradação. Depois os supermacios deixa uma sujeira perigosa na pista. Os supermacios só funcionam no Mônaco mesmo. Esta corrida Rodrigo, achei chata.

  • Pelo visto ,a corrida foi mais uma vez “”Uma baba ” para o virtual campão de 2013,pois os concorrentes mais próximos não tem um carro a mesma altura que possam possibilita-los de uma disputa direta,só eventualmente em caso de algum pequeno problema no carro do fabricante de energéticos,más sempre foi assim em toda história das competições automobilísticas,quando se juntam o melhor carro com um piloto muito bom é praticamente impossível derrota-los.E deveriam pelo menos especular se os erros de Alonso não seriam devido a pouca aderência do carro a este traçado em especial ao invés de destilar em comentários toda antipatia pessoal sobre o piloto,que é um bom piloto embora de caráter bem DUVIDOSO, no caso do Webber,se não é conhecido por alguém não muito afeito ao WEC,as equipes correm no minimo em duplas,mas é mais usual trios,portanto ele só será um dos membros da equipe do carro “X”e se não atingir o índice desejado pela equipe simplesmente será desligado, é simples,creio que uma empresa como a Porsche tenha os mesmos critérios para contratar pilotos como tem para contratar engenheiros,ou não seria tão vencedora como é!!!!

  • Realmente o narrador da corrida da plimplim é mediocre, aonde está a imparcialidade ? Mas minha nossa senhora o cara faz um erro na pista o narrador já tem até a desculpa!!Os narradores da corrida tem que aprender a criticar os pilotos da nossa nação fica passando a mão na cabeça não vai adiantar nada. Que seja criticado quando for mal mas que seja aplaudido quando fizer algo de bom!. Não acredito que o ritmo do felipe era ruim mas aquele erro acabou com a corrida dele. Outro ponto é que acompanhei pela skysports f1 a corrida e que transmissão quanto conteúdo é fantástico se vê que é muito mais entretenimento que a do plimplim que é duas horas de propaganda antes, depois e durante. Eu acho ridículo comercial logo que acaba a corrida e o pódio corta para os comerciais. Assistam pela sky sports pela internet vão por mim.
    Hulk foi o nome da corrida mas o carro da sauber estava muito bem, tão bem que poucas pessoas ultrapassaram eles.
    Li esses tempos uma fala do Alonso que ele dizia que eles perderam o campeonato quando voltaram os pneus de 2012 e ele está totalmente correto. Ferrari vinha muito forte na primeira parte do campeonato a exemplo o GP da espanha e China que o Alonso ganhou aquela corrida com uns 20s de diferença pro segundo colocado, o carro da ferrari tratava bem os pneus e tinha muita velocidade na corrida. Infelizmente a F1 optou por usar os pneus de 2012 que deixou o campeonato chato como no ano passado e era visto que a Rbr ia se sair bem por eles extraem toda a pressão aerodinâmica que o carro pode tirar e com os pneus aguentando toda aquela pressão sem se desintegrar. Ali o alemão ganhou o campeonato.

  • Ué, agora vc é comentarista de narrador e comentarista tb? Aliás, uma das “pérolas” veio daquele que vc tanto considerou absurda a ausência nas transmissões para a presença do Rubens e do Burti. Só pra lembrar….

    • Qual o problema em cobrar um posicionamento do Galvão? Ele não é um cara influente? Não tem um veículo poderoso? Eu hein… você é implicante, hein rapaz…

  • Não vi nenhuma cobrança de posicionamento dele nesse post aqui, Só vi critica ao que ele falou. E qual o problema de se criticar jornalistas, só podem receber elogios?