Decisão ridícula

RIO DE JANEIRO – Ontem à noite, pouco antes de terminar o trabalho no Fox Sports e voltar para minha casa na Tijuca, pingou e-mail da Nascar comunicando uma punição ao brasileiro Nelsinho Piquet.

NelsinhoPiquet_Nascar_capacete_JaredCTiltonAFP16032013

Segundo o que li, o piloto da Turner Scott Motorsports foi multado em US$ 10 mil (pouco mais de 20 mil reais) e está em observação por tempo indeterminado. A Nascar recomendou, também, um “tratamento de sensibilidade” a Nelsinho, de 28 anos.

O que ocorreu foi o seguinte: Piquet fez um comentário no instagram de Parker Kligerman, um de seus adversários na Nationwide Series. Na postagem, Nelsinho escreveu “fag” – diminutivo para faggot – uma maneira considerada pejorativa, pelo menos nos EUA, para se referir a um homossexual.

Houve quem se ofendesse com a mensagem e aí, já viu. O “print” com o instagram e o recado de Nelsinho chegou à Nascar, que o puniu por comportamento inadequado e homofobia.

Pelo que diz o dicionário, o significado da expressão homofobia é este aqui:

Homofobia (homo, pseudoprefixo de homossexual, fobia do grego φόβος “medo”, “aversão irreprimível” ) é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a pessoas homossexuaisbissexuais e, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais. As definições para o termo referem-se variavelmente a antipatiadesprezopreconceito, aversão e medo irracional. A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base na percepção de que a orientação não heterossexual é negativa.

O piloto apressou-se a emitir um comunicado com um pedido de desculpas.

“Eu sinceramente peço desculpas a todos pela minha péssima escolha de palavras na última semana. Eu não queria machucar ou ofender ninguém. Essa está sendo uma experiência de aprendizagem cultural que vai me tornar uma pessoa com maior sensibilidade no futuro.”

Cada um tem seu ponto de vista e no meu aconteceu o seguinte: Piquet fez uma brincadeira com Parker Kligerman, igual a que muitos de nós (eu e vários leitores, lógico) já fizemos ou fazemos com algum conhecido. Punir o piloto por isso – e sei que vai ter alguém levantando a tese de que foi uma brincadeira de muito mau gosto – beira o ridículo.

A Nascar começou a ter um surto de ética depois do episódio de Richmond e, pelo visto, quem sair da linha – seja no instagram ou dentro da pista – vai ser punido. Uns com rigor excessivo, outros com rigor desnecessário.

O mundo está ficando cada vez mais “coxinha” e insuportável.

Comentários

  • Isso é só um reflexo dessa comunidade de babacas que temos. Enquanto o politicamente correto impera, neste mesmo país pessoas com sérios problemas mentais podem comprar armas de alto potencial destrutivo em lojas de departamento e fazem chacinas por aquele país inteiro. A inversão de prioridades é absurdamente esquizofrênica.

  • De fato, ridicula e sem noçao essa puniçao…A NASCAR devia ler mais o twitter da LOTUS…
    Bom humor e otimas brincadeiras sem ninguem se ofender….Alias Rodrigo, saudades da NASCAR ao vivo!!!!!!!!!

  • Vi o print de relance hoje de manhã. O cara postou uma foto, o Piquet foi e comentou em inglês o que, pra nós, equivale a “Mas é uma bicha mesmo!”

    O coxismo desse mundo tá me tirando do sério, juro.

    Mas tenho uma pergunta: o piloto que postou a foto se pronunciou a respeito? Como ELE interpretou o comentário do Piquet? Na verdade, a Nascar devia ter ido até ele e perguntado isso antes de querer punir alguém, mas, né…

  • deus queira que o fox sports 2 entre mesmo no ar 2014 michel wallace, pois isso de mostrar as provas do chase em vt que o fox ta fazendo é palhaçada pura

    • Mais uma vez digo e repito: reclamar a ausência de transmissões aqui não adianta nada. O blogueiro e comentarista aqui não decide. Apenas trabalha.

  • Que coisa ridícula… Mentalidade de gente babaca, sem humor, sem gosto pela vida. Falsos puritanos. Será que um merda que toma uma decisão dessas alguma vez teve o gosto de sentar em torno de uma mesa de chope com os amigos prá jogar conversa fora e zoar uns com os outros?

  • EU sempre acho pouco equilibrado você dizer que nasceu no país errado;Cabe aos homens capazes e sensatos viver a vida certa em qualquer país.Veja este exemplo e outros mais sérios e diários de que os Estados Unidos não são o país certo para se viver…E nem a Rússia a Dinamarca ou a Costa Rica.Cada homem tem que criar uma vida certa em um mundo errado.Desculpe por esta certa fuga do assunto e encare esta opinião como atenção de quem lhe admira.

  • Interessante o mundo de hoje, onde sou obrigado a “gostar de viado”! Não sendo homofóbico, e não tenho absolutamente NADA contra nenhum homossexual, mas hoje, temos que gostar deles…aceitando ou não…