DTM: Spengler é o último pole de 2013
RIO DE JANEIRO – Na última corrida em que o número #1 estará pintado em sua BMW M3, o franco-canadense Bruno Spengler conquistou a pole position para a corrida de encerramento do DTM em Höckenheim. Num treino onde nenhuma outra marca avançou para o chamado final four, o Q4, Spengler virou 1’33″443, três décimos abaixo do tempo do alemão Dirk Werner, que dividirá com ele a primeira fila do grid de 22 carros.
A terceira posição ficou com o britânico Andy Priaulx, que andou bem e conseguiu seu melhor resultado em treinos classificatórios num ano terrível para o piloto do carro #16. Timo Glock também passou para o Q4 com seu carro amarelo, mas teve o tempo anulado por exceder os limites da pista e vai largar em quarto.
O melhor dos Audi R5 no grid não foi nem o do campeão antecipado Mike Rockenfeller: o espanhol Miguel Molina foi quem se qualificou na 5ª posição, seguido pelo alemão Marco Wittmann. A quarta fila terá Mattias Ëkström e Adrien Tambay. Rocky abre a quinta fila e Augusto Farfus, já vice-campeão de 2013, parte da 10ª posição.
Robert Wickens, com sua Mercedes, foi o melhor piloto da marca, com um modesto 13º lugar. Aliás, só três carros com a estrela de três pontas avançaram para o Q2 e os outros três ficaram pelo caminho no Q1.
Eis o grid:
1ª fila:
#1 Bruno Spengler (BMW) – 1’33″443 (Q4)
#2 Dirk Werner (BMW) – 1’33″746 (Q4)
2ª fila:
#16 Andy Priaulx (BMW) – 1’34″081 (Q4)
#22 Timo Glock (BMW) – tempo anulado (Q4)
3ª fila:
#20 Miguel Molina (Audi) – 1’33″572 (Q3)
#21 Marco Wittmann (BMW) – 1’33″575 (Q3)
4ª fila:
#11 Mattias Ëkström (Audi) – 1’33″706 (Q3)
#24 Adrien Tambay (Audi) – 1’33″717 (Q3)
5ª fila:
#19 Mike Rockenfeller (Audi) – 1’33″748 (Q3)
#7 Augusto Farfus (BMW) – 1’34″247 (Q3)
6ª fila:
#15 Martin Tomczyk (BMW) – 1’33″594 (Q2)
#23 Timo Scheider (Audi) – 1’33″600 (Q2)
7ª fila:
#10 Robert Wickens (Mercedes-Benz) – 1’33″719 (Q2)
#6 Filipe Albuquerque (Audi) – 1’33″784 (Q2)
8ª fila:
#18 Pascal Wehrlein (Mercedes-Benz) – 1’33″839 (Q2)
#3 Gary Paffett (Mercedes-Benz) – 1’33″899 (Q2)
9ª fila:
#17 Dani Juncadella (Mercedes-Benz) – 1’33″963 (Q1)
#5 Edoardo Mortara (Audi) – 1’34″097 (Q1)
10ª fila:
#12 Jamie Green (Audi) – 1’34″162 (Q1)
#9 Christian Vietoris (Mercedes-Benz) – 1’34″170 (Q1)
11ª fila:
#4 Roberto Mehri (Mercedes-Benz) – 1’34″308 (Q1)
#8 Joey Hand (BMW) – 1’34″389 (Q1)
Não é curioso que em Zandvoort, quando o FARFUS precisava que o Spengler andasse bem, ele não fez nada em classificação e corrida?