Petit Le Mans, treinos livres: chuva atrapalha quinta-feira e Rebellion larga na frente

RebellionNight_0

RIO DE JANEIRO – Com a chuva que encharcou o asfalto do circuito Road Atlanta nesta quinta-feira, ficou difícil tirar um parâmetro sobre quem leva vantagem em relação aos rivais nos primeiros treinos para a 16ª edição da Petit Le Mans, que se disputa no próximo sábado. A pista até melhorou um pouco do primeiro para o segundo treino, quando menos de 25 carros andaram.

À noite, as condições também continuaram desfavoráveis – mas aí não houve jeito e os 34 carros inscritos tiveram que ir para a pista cumprir com a obrigação de fazer os pilotos andarem nas condições em que terminarão a corrida, que terá 394 voltas ou no máximo 10 horas de duração.

Ao fim do dia, a Rebellion Racing, que levou um de seus Lola B12/60 Toyota para a última corrida da história da ALMS, ficou com a melhor marca: 1’20″360, após um total de 33 voltas, graças ao suíço Neel Jani. É um tempo cerca de dez segundos mais lento que em condições normais, com pista seca.

O HPD ARX-03c da campeã Muscle Milk Pickett Racing cumpriu apenas onze giros na sessão noturna. O carro de Klaus Graf/Romain Dumas/Lucas Luhr já fora o mais rápido nos dois treinos anteriores, com mais chuva e desta vez ficou em segundo, com 1’22″875, escudado pelo #551 da Level 5 Motorsports, o melhor entre os quatro protótipos LMP2 inscritos.

Na GT, com a pista nas condições em que se encontrava, os Porsches foram muito competitivos. O #17 de Wolf Henzler/Bryan Sellers/Nick Tandy ficou com o 8º tempo geral no dia de hoje, em 1’28″933, apenas oito milésimos abaixo do #48 de Emmanuel Collard/Bryce Miller/Marco Holzer. Só depois veio o SRT Viper de Jonathan Bomarito/Kuno Wittmer/Tommy Kendall.

O brasileiro Oswaldo Negri, em sua primeira – e única – aparição na ALMS em 2013, foi o mais rápido entre os protótipos Oreca FLM09 LMPC. Com o carro #25 da 8Star Motorsports, virou em 1’31″783 contra 1’32″310 do #18 de Charlie Shears/Tristan Nunez. O outro brasileiro inscrito, Bruno Junqueira, apareceu na 3ª posição do grupo.

Entre os Porsche Cup da LMGTC, o mais rápido foi o #11 com Jan Heylen virando 1’36″590, dois décimos abaixo do #22 da Alex Job Racing e o #27 da Dempsey Racing/Del Piero ficou em 3º lugar no grupo.

Amanhã será disputado o último treino livre a partir de 10h20 locais, 11h20 de Brasília. A qualificação para a 16ª Petit Le Mans, última corrida da história da ALMS, terá início às 13h45 locais, 14h45 pelo horário de Brasília.

Comentários