Ponto de ônibus (23)

dedd490d9accbfacc1c0fa9e2944c686RIO DE JANEIRO – A Busscar, antiga Nielson, lá de Joinville (SC) foi uma potência como encarroçadora de ônibus no Brasil durante décadas. A empresa manteve seu antigo nome até 1990 e depois, com a razão social trocada, ainda teve mercado por muito tempo. Ultimamente, é cada vez menor a presença de ônibus da Busscar nas ruas, quer seja modelos urbanos ou rodoviários.

O ônibus da foto acima é um dos lendários modelos da então Nielson: o Diplomata, que foi fabricado entre 1961 e 1974 na primeira versão, com as posteriores dando sequência ao sucesso da empresa até a mudança de nome. Este é um dos carros leito da empresa Pluma Conforto e Turismo, uma das poucas que faz viagens internacionais para Chile, Argentina e Paraguai, sobre um chassi e motor Scania B110.

Comentários

  • Rodrigo, sou de Joinville e por algum tempo trabalhei nos projetos de ônibus da Busscar. Minha família tem uma tradição com essa empresa. Meu pai foi chefe de RH por 19 anos e por consequência tios e primos também trabalharam por lá. Lembro de viagens memoraveis com a familia quando meu tio levava os ônibus para entrega em São Paulo. E voltava dirigindo o chassi.
    Moro apenas a 2km da empresa. A empresa por má administração da família Nielson depois da morte do fundador acabou falindo, com um parque fabril abandonado as traças.
    E a tendencia é agora é diminuir cada vez mais o numeros de ônibus nas ruas.
    Uma curiosidade: a GM pagava a Nielson para poder usar o nome Diplomata no Opala, que detinha os direitos dos nome para veículos automotores.