Sean Edwards (1986-2013)

Motor Racing - ADAC Zurich 24 Hours - 41th Race - Nurburgring, Germany

RIO DE JANEIRO – Mais um dia de tristeza e tragédia no automobilismo internacional. Morreu hoje em Queensland, na Austrália, o piloto britânico Sean Edwards, de apenas 26 anos de idade.

Ele estava trabalhando como coach de um piloto seis anos mais jovem, que treinava com um modelo Porsche 996 do campeonato australiano. O piloto despistou-se e houve um impacto violentíssimo contra uma barreira de proteção, o que terá causado a morte de Edwards. Houve incêndio, o outro rapaz, chamado Will Holzheimer, foi gravemente ferido (está inclusive em estado crítico) e o resgate seguido do rescaldo do fogo durou quase três horas.

Edwards liderava a Porsche Supercup internacional na temporada 2013 e caminhava para o título faltando apenas a rodada dupla de Abu Dhabi, no circuito Yas Marina. Ao todo, ele somou oito vitórias nesta disciplina em cinco temporadas na categoria.

Versátil e tido como um dos pilotos mais promissores de Grã-Turismo da atualidade, Edwards deixou os monopostos, onde começou a carreira, em 2005. Logo no ano seguinte, foi o primeiro campeão da história do FIA GT3 Europeu. Além das corridas da Porsche Supercup, dividiu-se em atuações esporádicas no FIA GT, Le Mans Series, Rolex Sports Car Series e American Le Mans Series. Neste último certame, conseguiu este ano uma vitória na classe LMGTC com um Porsche da NGT Motorsport, dividido com o venezuelano Henrique Cisneros. Vinha em 4° lugar na classificação do campeonato com 93 pontos.

Em Le Mans, apareceu uma única vez, ano passado, dividindo um Porsche com o árabe Abdulaziz Al Faisal e o estadunidense Bret Curtis, abandonando após 180 voltas. Mas suas aparições no Endurance não foram feitas só de abandonos: ajudou a Black Falcon a ser bicampeã nas 24 Horas de Dubai em 2012 e neste ano, quando venceu também as 24 Horas de Nürburgring, ao lado de Bernd Schneider, Jeroen Bleekemolen e Nicki Thiim.

Filho do ex-piloto de Fórmula 1 Guy Edwards, que competiu na categoria máxima entre 1974 e 1977, Sean participou do filme Rush, de Ron Howard, fazendo o papel do próprio pai.

Uma pena. Mais um talento do esporte se vai, marcado pela tragédia.

Comentários