Temos uma manchete! Dyson Racing larga na pole em Alton na ALMS

ms_cota_race_23

RIO DE JANEIRO – Surpresa das surpresas no treino classificatório da 9ª etapa da American Le Mans Series em 2013: pela primeira vez desde Laguna Seca a Muscle Milk Pickett Racing, já campeã por antecipação da LMP1 neste ano, NÃO larga na pole position. A façanha caberá à Dyson Racing, com o ótimo desempenho de Guy Smith no seletivo circuito de Alton, na Virgínia.

O piloto britânico marcou 1’35″965 e deixou Klaus Graf a 0″204 dele, com o HPD ARX-03c ocupando assim a primeira fila do grid. Graf e seu parceiro Lucas Luhr somam sete vitórias nas oito corridas anteriores e parece que terão um pouquinho mais de dificuldade para faturar a 8ª consecutiva na temporada.

Em sua segunda corrida como Coupé, com capota, o DeltaWing voltou a ter desempenho fraco: Katherine Legge marcou 1’43″724 e foi superada inclusive por todos os LMPC inscritos. A britânica larga em 13º na geral ao lado do compatriota Andy Meyrick.

Na LMP2, Ryan Briscoe fez um excelente trabalho no #551 da Level 5 Motorsports, que partilha com o patrão Scott Tucker, que ainda tem chances matemáticas de título. O australiano virou em 1’39″796, quase seis décimos abaixo do tempo do escocês Marino Franchitti, líder do campeonato, que foi o segundo mais veloz da classe.

Johannes Van Overbeek levou o #02 da ESM ao quinto tempo geral e terceiro na LMP2. O outro carro do time, guiado por Scott Sharp, fez uma ‘excursão’ durante o treino classificatório e passou mais tempo nos boxes do que na pista. O veterano piloto ainda voltou para marcar 1’42″497, nono tempo na geral.

A classe LMPC viu uma briga hercúlea pela pole position entre os carros #52, guiado por Dane Cameron e #05, de Tom Kimber-Smith. Mais íntimo da pista, Cameron levou a melhor: o companheiro de pilotagem do líder da classe Michael Guasch conseguiu superar TKS nos últimos instantes da sessão, cravando 1’41″854 contra 1’42″105 do britânico.

Com seis carros Oreca FLM09 na pista, dois a menos que o esperado, a 3ª posição foi do canadense Kyle Marcelli, seguido por Tristan Nunez no #18 da Performance Tech Motorsports e Renger Van der Zande, no #81 da DragonSpeed.

O treino da LMGT foi prejudicado por uma bandeira vermelha: o Corvette #4 guiado por Tommy Milner – e que não teve um bom desempenho na sessão classificatória, diga-se – teve um problema, saiu da pista na curva #11 e o carro amarelo vazou óleo pela pista inteira, atrasando as demais qualificações dos protótipos.

A pole position dos carros desta divisão foi da BMW #55 guiada por Maxime Martin, com o tempo de 1’45″978, superando a Ferrari F458 Italia da Risi Competizione, que com Matteo Malucelli a bordo ficou em segundo lugar, já na casa de 1’46”. Dirk Muller, com o outro carro do time de Bobby Rahal, foi o terceiro na LMGT, seguido pelo Porsche de Marco Holzer e pelos Viper, com Kuno Wittmer – coisa rara – mais rápido que Dominik Farnbacher.

Líder do campeonato em dupla com Antonio Garcia, Jan Magnussen não conseguiu nada melhor que o 8º tempo do grupo com o Corvette C6-R. Ele só ficou à frente do azarado Milner, do Porsche de Wolf Henzler e da Ferrari de Townsend Bell.

Na LMGTC, a TRG conquistou a segunda pole position consecutiva: obra e graça de Damien Faulkner, que virou em 1’52″213, quase quatro décimos abaixo do holandês Jeroen Bleekemolen, da Alex Job Racing. Spencer Pumpelly, da Flying Lizard, foi o terceiro do treino a apenas 0″011 do segundo colocado. Sean Edwards acabou com o quarto tempo e Kuba Giermaziak, de volta à categoria, foi o quinto. O treino teve apenas um incidente, quando Andy Lally perdeu o controle do seu Porsche numa curva, rodou e quase bateu na barreira de pneus. Ele e o companheiro de equipe, o ator-piloto Patrick Dempsey, saem da última posição do grid.

Comentários