Toyota confirma segundo carro para Xangai; WEC terá 28 carros na etapa da China

WEC_AFFICHE_SHANGHAI_800x600_ENGLISH

RIO DE JANEIRO – A frustrante edição das 6 Horas de Fuji felizmente não marcou a última aparição do carro #7 da Toyota no Campeonato Mundial de Endurance (WEC). A montadora japonesa decidiu inscrever mais uma vez o segundo TS030 Hybrid, ao contrário do que se imaginava. A equipe chefiada por Pascal Vasselon interrompera o programa com dois bólidos após Le Mans para concentrar esforços no projeto de 2014 e anunciara que o carro não-inscrito em Interlagos e Austin voltaria somente em Fuji. Mas como a prova do último fim de semana teve apenas 16 voltas, não valeu a pena o investimento. Em Xangai, no próximo dia 9, o segundo carro do time estará na pista, com Nicolas Lapierre e Alexander Wurz.

Com isso, os organizadores do campeonato anunciam um total de 28 carros para a penúltima corrida da temporada, que acontecerá num sábado. Serão cinco protótipos LMP1, já com a confirmação do segundo Toyota, nove LMP2, seis LMGTE-PRO e oito LMGTE-AM.

Como os pontos foram computados pela metade, o campeonato apresenta uma situação no mínimo inusitada: Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish seguem na ponta com 147 pontos, mas Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Andre Lotterer não ficaram entre os dez primeiros no Japão e marcaram metade da pontuação mínima, que é 0,5 ponto. Como efeito, o trio do #1 está com 106,25 pontos somados, enquanto Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Stéphane Sarrazin estão com 81,25. O título do Mundial de Pilotos do WEC tem grande possibilidade de ser decidido por antecipação na China.

Na classificação dos pilotos das classes LMGTE, Gimmi Bruni/Giancarlo Fisichella seguem no comando com 108 pontos, contra 102 de Marc Lieb/Richard Lietz e 99,5 de Darren Turner/Stefan Mücke. Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo Gonzalez continuam na frente entre os pilotos da LMP2. Eles somam 114,5 pontos, contra 103 de Pierre Kaffer/Luis Perez-Companc/Nicolas Minassian e 96,5 de Alex Brundle/Olivier Pla/David Heinemeier-Hänsson. Na LMGTE-AM, a situação é essa: Jamie Campbell-Walter/Stuart Hall lideram com 104 pontos, oito à frente de Jean-Karl Vernay/Raymond Narac. Enzo Potolicchio/Rui Águas ocupam o 3º lugar com 85.

Entre os nomes já anunciados para Xangai, poucas novidades. O russo Mark Shulzhistkiy fará sua estreia no carro #41 da Greaves Motorsport junto a Eric Lux e Tom Kimber-Smith. David Cheng fará as honras locais e dividirá o Morgan #45 da OAK Racing com Jacques Nicolet e Keiko Ihara. Entre os brasileiros, só Fernando Rees está confirmado – por enquanto. A Aston Martin não fechou os trios do #97 e do #99 para a corrida chinesa. Nicki Thiim volta no #95 do time britânico e Roald Goethe regressa no #96.

Vamos aos inscritos:

title-lmp1

#1 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Andre Lotterer

#2 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Loïc Duval/Allan McNish/Tom Kristensen

#7 TOYOTA RACING JPN
Toyota TS030 Hybrid (M)
Alex Wurz/Nicolas Lapierre

#8 TOYOTA RACING JPN
Toyota TS030 Hybrid (M)
Stéphane Sarrazin/Anthony Davidson/Sébastien Buemi

#12 REBELLION RACING CHE
Lola B12/60 Toyota (M)
Nicolas Prost/Andrea Belicchi/Mathias Beche

title-lmp2

#24 OAK RACING FRA
Morgan LMP2 Nissan (D)
David Heinemeier-Hänsson/Olivier Pla/Alex Brundle

#25 DELTA-ADR GBR
Oreca 03 Nissan (D)
Tor Graves/Robbie Kerr/Craig Dolby

#26 G-DRIVE RACING RUS
Oreca 03 Nissan (D)
Roman Rusinov/Mike Conway/John Martin

#31 LOTUS PRAGA CZE
Lotus Praga T128 (D)
Kevin Weeda/Vitantonio Liuzzi/Christophe Bouchut

#32 LOTUS PRAGA CZE
Lotus Praga T128 (D)
Thomas Holzer/Dominik Kraihamer/Jan Charouz

#35 OAK RACING FRA
Morgan LMP2 Nissan (D)
Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo Gonzalez

#41 GREAVES MOTORSPORT GBR
Zytek Z11SN Nissan (D)
Mark Shulzhitskiy/Eric Lux/Tom Kimber-Smith

#45 OAK RACING FRA
Morgan LMP2 Nissan (D)
Jacques Nicolet/David Cheng/Keiko Ihara

#49 PECOM RACING ARG
Oreca 03 Nissan (M)
Pierre Kaffer/Luis Perez-Companc/Nicolas Minassian

title-lmgte-pro

#51 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella

#71 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Kamui Kobayashi/Toni Vilander

#91 PORSCHE AG TEAM MANTHEY DEU
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Jörg Bergmeister/Patrick Pilet

#92 PORSCHE AG TEAM MANTHEY DEU
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Richard Lietz/Marc Lieb

#97 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Darren Turner/Stefan Mücke/piloto a confirmar

#99 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Pedro Lamy/pilotos a confirmar

title-lmgte-am

#50 LARBRE COMPETITION FRA
Chevrolet Corvette C6-R (M)
Julien Canal/Patrick Bornhauser/Fernando Rees

#57 KROHN RACING USA
Ferrari F458 Italia (M)
Tracy Krohn/Nic Jönsson/Maurizio Mediani

#61 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci

#76 IMSA PERFORMANCE MATMUT FRA
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
Jean-Karl Vernay/Raymond Narac/Markus Palttala

#81 8STAR MOTORSPORTS USA
Ferrari F458 Italia (M)
Enzo Potolicchio/Davide Rigon/Rui Águas

#88 PROTON COMPETITION DEU
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
Paolo Ruberti/Christian Ried/Gianluca Roda

#95 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Kristian Poulsen/Christoffer Nygaard/Nicki Thiim

#96 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Jamie Campbell-Walter/Roald Goethe/Stuart Hall

Comentários

  • Creio que o titulo esteja praticamente decidido em favor da Audi…então torcerei pela vitória dos “japas” da Toyota, aposto também na Oak Racing na P2 e nos Aston na GT…No caso da LMGT AM, torcerei , é claro, pelo trovão!!!