Vídeos históricos – Mundial de Endurance em Suzuka (1990)

RIO DE JANEIRO – Já que estamos na semana das 6 Horas de Fuji, 6ª etapa do Mundial de Endurance (WEC) deste ano, vamos recordar como era o Mundial de Endurance quando se chamava World Sportscar Prototype Championship.

No ano de 1990, por exemplo, as corridas tinham duração fixa de 480 km para atender às exigências da televisão, porque segundo o que acontecia na época, com exceção das 24h de Le Mans, o interesse pelas demais corridas na telinha era mínimo. A FIA, que começava a mexer seus pauzinhos para minar o WSPC, determinou então que as provas do campeonato não poderiam ser tão longas quanto antes e que a corrida de Sarthe seria extracampeonato. E assim foi.

Apesar desta decisão, aquele foi um bom campeonato. A média de carros inscritos passava de 30 por prova e na abertura do Mundial, em 8 de abril, trinta e quatro protótipos estavam inscritos. Era, inclusive, o primeiro ano em que o campeonato não tinha mais o Grupo C2, para times com bólidos mais lentos e fabricados por construtores independentes.

A pole position foi do Toyota 90C-V de Geoff Lees, ex-piloto de Fórmula 1 e seu parceiro Hitoshi Ogawa, que morreria em 1992 num enorme acidente de Fórmula 3000. Mas quem riu por último foi a dupla formada por Mauro Baldi/Jean-Louis Schlesser, a bordo de um dos dois Sauber-Mercedes C9, que formaram a dobradinha com Jochen Mass/Karl Wendlinger.

Aliás, muitos ex-pilotos da categoria máxima compunham o grid do WSPC naqueles tempos. Clique nos vídeos abaixo e confira a corrida, aqui dividida em duas partes e com narração em japonês.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=CC27hKZFqNw]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=4578fIiA6R4]

Comentários