Ausência de Lotterer e Duval dá de presente título da Super Formula a Naoki Yamamoto

NaokiYamamoto2013SuperFormula

RIO DE JANEIRO – Após quatro anos, um piloto com motor Honda em seu carro volta a vencer um campeonato da antiga Fórmula Nippon, hoje chamada de Super Formula. O japonês Naoki Yamamoto, de 25 anos, conquistou neste fim de semana o título da temporada 2013 com o carro #16 do Team Mugen.

Ele foi o grande beneficiado pelas ausências do alemão Andre Lotterer e do francês Loïc Duval, ambos a serviço da Audi no World Endurance Championship (WEC) e que vinham respectivamente em primeiro e segundo no campeonato. Não fosse a coincidência de datas das 6h de Xangai com a rodada dupla final em Suzuka, e a história talvez fosse bem diferente.

Na corrida de tiro curto que abriu os trabalhos, Yamamoto largou da pole position e venceu apesar da pista molhada e traiçoeira. Daisuke Nakajima, filho mais novo do ex-piloto de Fórmula 1 Satoru Nakajima, e irmão do campeão do ano passado Kazuki Nakajima, chegou em 2º, com João Paulo de Oliveira na terceira colocação.

Na prova #2, o Nakajima mais velho da segunda geração fechou o ano de 2013 com vitória, seguido por Takashi Kogure e por Naoki Yamamoto, que com os mesmos 37 pontos de Lotterer, levou o título. Apesar do alemão ter ganho duas etapas, o regulamento prevê que o piloto que disputar a temporada inteira fica com a taça de campeão. O representante do Team Tom’s só participou de quatro rodadas, assim como Loïc Duval, 3º no certame com uma vitória e 31 pontos.

A temporada 2013 foi uma das menos profícuas para João Paulo de Oliveira em monopostos. Com o carro #19 do Team Impul, ele passou longe das vitórias e também dos pódios. O 3º lugar na corrida curta de Suzuka foi o seu melhor resultado no ano. “Oribeira”, campeão de 2010, terminou o campeonato em quinto, com 19 pontos.

Ao todo, 22 pilotos – inclusive Takuma Sato – disputaram pelo menos uma rodada da Super Formula nesta temporada. A categoria apresentará pelo menos uma novidade no próximo ano. O atual chassis, construído pela Swift Engineering, será substituído pelo modelo Dallara SF14, já exaustivamente testado.

Comentários

  • como é ruim esse daisuke nakajima filho do satoru, o rapaz não vence uma prova e nunca sobe no podio em nenhuma prova na nippon e no super gt no japão,o kazuki é totalmente diferente anda muito pena não ter dado certo na f-1

  • Bom, pelo menos quanto ao chassi, o SF14 é mais bacana que esse modelo da Swift, e até do que outros modelos que a própria Dallara faz. É esperar para ver.